estomagado
Iniciante
Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 19
Sou um cara amargo e chato.
|
 |
« Responder #1 : 21 de Março de 2025, as 20:57:00 » |
|
Assino embaixo, e é uma preocupação minha faz um tempinho já. O Edney falou em compatibilidade, modernização, SSL, mas minha preocupação é ainda mais básica: segurança contra agressores.
Eu trabalho com Segurança da Informação, é meu ganha-pão do dia a dia, e vejo que o fórum pode estar vulnerável a ataques e invasão. Para evitar isso, é preciso consertar um punhado de coisas importantes, mas a primeira e mais premente seria atualizar pelo menos o software do forum.
O Simple Machines (software usado em nosso forum) mais recente já está na versão 2.1.3 (que já é velha de 2023), mas nós estamos usando a versão 1.1.21, que é de 2009! 16 anos de idade! Em TI isso é uma eternidade, e em Cybersegurança pior ainda.
Para vocês terem uma ideia, esta versão do Simple Machines ainda é compatível com Flash, tecnologia que já em 2009 não era mais utilizada (e que hoje ninguém mais tem plugin pra acessar conteúdo em Flash).
Sei que não tenho muita participação neste forum e que obviamente é complicado confiar em alguém assim "desconhecido" (eu não confiaria...), mas ainda assim me ofereço para fazer essa migração, coisa que já fiz outras vezes em outros fóruns. Eu cheguei a montar e administrar o novo fórum da AudioList, depois do passamento do Edu Silva, mas por modtivos diversos e não-técnicos (políticos, de propriedade, de direito autoral e outros) o projeto não foi para a frente. Mas posso fazer o mesmo aqui, se concordarem e me permitirem.
Tenho 36 anos de experiência em TI, conseguiria encarar o desafio numa boa. A migração seria toda planejada antes, apoiando-se nas melhores práticas usadas nas empresas para isso, e com possibilidade de rollback para a versão anterior em caso de falha. Tudo discutido e aprovado com os admins antes de fazer qualquer coisa, e cada passo comunicado à comunidade para todos saberem o que está acontecendo.
Este forum, apesar de eu não falar muito, é bem especial para mim. Gostaria de contribuir, e na minha opinião essa atualização é urgente por conta da segurança.
A oferta para a tarefa fica aberta por tempo indeterminado. A qualquer tempo que decidam fazê-lo, estou à disposição.
EDIT: encontrei isso aqui nas FAQ do site oficial do Simple Machines:
Obsolete series
The 1.1.x series is no longer supported, except for requests to help to upgrade to the current stable version. Upgrading to the current stable version is highly recommended for security reasons. Even if this is difficult because of modifications and other customizations, upgrading to the current stable version is required to make a forum safe.
|