Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Março de 2025, as 17:07:39

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Modificações no Giannini TSB 2  (Lida 477 vezes)
nelsonpaschoal
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 19
-Recebido: 9

« : 01 de Março de 2025, as 12:22:48 »

Bom dia a todos,

Estou com um Giannini Thunder Sound Bass 2 e eu estou querendo deixar ele mais timbrado para guitarra, eu comparei com o JCM 800 e há semelhanças e até possibilidade de transforma-lo em um, mas gosto do som limpo do TSB2 e deixa-lo sem crunch ajuda pra quem quiser usar o ampli com algum pedal. Uma coisa que já está acontecendo com o ampli é que o volume dele abre muito cedo, no volume 2 ele já está gritando muito, ele está com uma 12ax7LPS na V1, acredito que seja por isso que o ganho vem forte demais, e como não tem master volume então é uma cascata de ganho, por conta dessa V1 eu tive essa ideia de fazer essa mod, e gostaria da opinião dos mais entendidos e me ajudar na direção que vou tomar, segue o esquemático modificado. Pretendo colocar um master volume tmb, mas isso depois.

« Última modificação: 02 de Março de 2025, as 12:47:52 por nelsonpaschoal » Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
edneyrossi
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3

« Responder #1 : 04 de Março de 2025, as 16:12:50 »

Grande Nelson!

O TSB2 é um baita amplificador, e essa ideia de adicionar um master volume faz todo sentido pra domar a fera. A 12AX7LPS na V1 realmente empurra bastante ganho, então essa "cascata de volume" faz parte do jogo. Com o master, você vai conseguir controlar melhor isso sem perder o timbre clássico do bicho.

E já que a ideia é manter o som limpo para pedais... que tal turbinar o setup com alguns efeitos? Um bom booster e um overdrive transparente vão fazer esse amp cantar de verdade!

Segue o jogo, e posta o resultado das mods depois!

Abraço!

Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 23

« Responder #2 : 04 de Março de 2025, as 18:44:51 »

Olá, Nelson.

Pensei em algo assim; criei esse MOD pensando no que deseja, vê se te atende.

Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 18

João Ronconi

« Responder #3 : 04 de Março de 2025, as 19:21:58 »

- Considera implantar esse circuito acima de paralelo/série para os dois primeiros triodos. Originalmente o TSB só usa um na V1.

- Remove (se ainda não removeu) aquele 10nF entre os anodos da inversora.

- Implementa (se ainda não implementou) um bias ajustável.

- Pesquise sobre o master volume Lar-Mar ou Trainwreck Type 2, considero excelente pra usar no circuito do Bassman/Thundersound

- Sugestão do JB.Santos acima também é legal.
.
JB.Santos
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 23

« Responder #4 : 04 de Março de 2025, as 19:52:33 »

A sugestão do Ronconi para o volume master é muito boa, simples e funcional.
Eu já fiz uma vez, usei um potenciômetro A250K com chave para ligar e desligar o Master.
  Imprimir  

Ir para: