Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 16:23:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Aterramento por "barra"  (Lida 6099 vezes)
MALAQUIAS
Visitante
« : 08 de Novembro de 2010, as 12:33:43 »

Boa tarde a todos do Handmades, pesquisando e lendo algumas matérias sobre aterramento e blindagem, me surgiu a seguinte dúvida:

Se eu usar uma caixa de madeira ou plástico, e nela fixasse, em uma de suas laterais, uma "barrinha" de alumínio ou ferro e ligasse um fio a ela puxando o aterramento da placa e dos demais componentes, isso funcionária ? Ou mesmo em caixas de alumínio eu fixasse essa mesma "barrinha", mas a isolando da caixa, funcionaria também ?

Pois no que li, não vi nada especifico em relação a este tipo de aterramento.

Por favor, quem puder responder, acho que ajudará eu e a muitos outros Hands.

Valeu...até mais...
Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #1 : 08 de Novembro de 2010, as 12:36:14 »

Olha, o sistema de Blindagem é para que não haja interferências externas, utilizando o sistema de "Gaiola de Faraday", no caso de plástico, você terá que revestir a caixa Inteiro por dentro com algum material condutivo, e no caso de caixas de alumínio ou ferro, facilita, pois vocÊ só precisa fazer um terra central, que pode ser o plug de entrada do pedal (Star Ground)
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #2 : 08 de Novembro de 2010, as 12:38:06 »

Acho que no caso de você usar a caixinha de metal você pode fazer o aterramento nela mesmo. Ao menos é assim que eu faço. Quando eu usava as caixinhas da patola de plastico eu revestia ela com papel aluminio por dentro e colocava um fio "enrolado" no papel alumínio, ficava muito bom nunca tive problemas de aterramento fazendo assim.

Abraços!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #3 : 08 de Novembro de 2010, as 12:47:41 »

Nas caixinhas de metal o próprio jack J10 já faz o aterramento do circuíto.
Agora referindo ao aterramento por barra, o ideal é que onde se vá tocar exista o fio terra nas tomadas. Esse consiste numa barra geralmente de cobre bem grande enterrada na terra onde toda a fiação terra do local está ligada.
Registrado
MALAQUIAS
Visitante
« Responder #4 : 08 de Novembro de 2010, as 12:48:28 »

Olha, o sistema de Blindagem é para que não haja interferências externas, utilizando o sistema de "Gaiola de Faraday", no caso de plástico, você terá que revestir a caixa Inteiro por dentro com algum material condutivo, e no caso de caixas de alumínio ou ferro, facilita, pois vocÊ só precisa fazer um terra central, que pode ser o plug de entrada do pedal (Star Ground)
Valeu, obrigado pela dica. Abraços...

Mensagem Mesclada
Acho que no caso de você usar a caixinha de metal você pode fazer o aterramento nela mesmo. Ao menos é assim que eu faço. Quando eu usava as caixinhas da patola de plastico eu revestia ela com papel aluminio por dentro e colocava um fio "enrolado" no papel alumínio, ficava muito bom nunca tive problemas de aterramento fazendo assim.

Abraços!

b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)...é isso mesmo que eu li nos outros tópicos, dizem que fica bom mesmo, mas minha dúvida é se poderia usar em vez do papel alumínio apenas esta barra, para ficar algo mais "limpo" dentro da caixa, entedeu.

Mas mesmo assim obrigado pela atenção.

Mensagem Mesclada
Nas caixinhas de metal o próprio jack J10 já faz o aterramento do circuíto.
Agora referindo ao aterramento por barra, o ideal é que onde se vá tocar exista o fio terra nas tomadas. Esse consiste numa barra geralmente de cobre bem grande enterrada na terra onde toda a fiação terra do local está ligada.

Marcos Câmara, eu entendi o que você disse, mas por exemplo, se eu fixar uma barrinha de cobre dentro da minha caixa e usá la como terra da placa e dos conectores, será que eu teria problema ?
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, as 12:52:26 por MALAQUIAS » Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #5 : 08 de Novembro de 2010, as 12:59:18 »

Citar
b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)...é isso mesmo que eu li nos outros tópicos, dizem que fica bom mesmo, mas minha dúvida é se poderia usar em vez do papel alumínio apenas esta barra, para ficar algo mais "limpo" dentro da caixa, entedeu.

Mas mesmo assim obrigado pela atenção.

Aí entra o que o Apache disse, não adianta apenas um ponto, tem que ser algo que envolva o circuito todo pra evitar de interferências externas.

Veja como eu fazia na imagem.

Abraços!
Registrado
MALAQUIAS
Visitante
« Responder #6 : 08 de Novembro de 2010, as 13:03:07 »

Citar
b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)...é isso mesmo que eu li nos outros tópicos, dizem que fica bom mesmo, mas minha dúvida é se poderia usar em vez do papel alumínio apenas esta barra, para ficar algo mais "limpo" dentro da caixa, entedeu.

Mas mesmo assim obrigado pela atenção.

Aí entra o que o Apache disse, não adianta apenas um ponto, tem que ser algo que envolva o circuito todo pra evitar de interferências externas.

Veja como eu fazia na imagem.

Abraços!

Ah tá...agora acho que entendi, de qualquer forma, tem que se fazer uma "malha", caso contrário, não funciona direito.

Mais uma vez, valeu por explicar.

Até....
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #7 : 08 de Novembro de 2010, as 13:07:08 »

Problemas não, mas dependendo do tamanho dela não atuaria no isolamento de frequências externas, "Gaiola de Faraday".
Registrado
MALAQUIAS
Visitante
« Responder #8 : 08 de Novembro de 2010, as 13:17:00 »

Problemas não, mas dependendo do tamanho dela não atuaria no isolamento de frequências externas, "Gaiola de Faraday".

Agora entendi, beleza então....valeu a ajuda.

Abraços...

Quem sabe um dia não vivo de fabricar pedais, seria ótimo, pois nunca consegui ficar mais de 1 ano em uma empresa, sempre trabalhei por conta, quem sabe os pedais não serão minha salvação...rs...

Mensagem Mesclada
Alguém sabe dizer se uma "tal fita de cobre condutora", pode substituir o alumínio ?
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, as 13:31:47 por MALAQUIAS » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #9 : 08 de Novembro de 2010, as 13:34:28 »

A fita de cobre é até melhor que o alumínio, mas... mais cara também.
Registrado
MALAQUIAS
Visitante
« Responder #10 : 08 de Novembro de 2010, as 13:37:54 »

A fita de cobre é até melhor que o alumínio, mas... mais cara também.

Ok. Valeu...

Mensagem Mesclada
Galera, só uma dúvida que esta me atormentando, e sei que é de iniciante mesmo.

Devo soldar um fio na placa, nos jacks ou em outro componente e depois solda lo ao alumínio ? É assim que se faz o aterramento ?

Desculpem me pela ignorância, mas acho que é melhor perguntar do que ficar passando "raiva" sozinho. Pois as vezes me parece "grego" algumas coisas, que para vocês devem ser obvias.

Valeu a todos...Abraços...
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, as 06:51:43 por MALAQUIAS » Registrado
MALAQUIAS
Visitante
« Responder #11 : 12 de Novembro de 2010, as 12:53:58 »

A fita de cobre é até melhor que o alumínio, mas... mais cara também.
Marcos Câmara, só uma dúvida que esta me atormentando, e sei que é de iniciante mesmo.

Devo soldar um fio na placa, nos jacks ou em outro componente e depois solda lo ao alumínio ? É assim que se faz o aterramento ?

Desculpe me pela ignorância, mas acho que é melhor perguntar do que ficar passando "raiva" sozinho. Pois as vezes me parece "grego" algumas coisas, que para vocês devem ser obvias.

Valeu a todos...Abraços...
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #12 : 12 de Novembro de 2010, as 13:12:14 »

Malaquias,
se você estiver usando caixa de metal ou caixa de plastico com blindagem, é muito simples:
basta ligar os terras dos jacks IN, OUT e placa junto com o (-) do J4. Os jacks IN e OUT já fazem o aterramento por estarem em contato direto com a caixa. Se estiver com uma pintura grossa, raspe um pouco por dentro do furo para que o jack entre em contato com a caixa.
Registrado
MALAQUIAS
Visitante
« Responder #13 : 12 de Novembro de 2010, as 13:16:28 »

Malaquias,
se você estiver usando caixa de metal ou caixa de plastico com blindagem, é muito simples:
basta ligar os terras dos jacks IN, OUT e placa junto com o (-) do J4. Os jacks IN e OUT já fazem o aterramento por estarem em contato direto com a caixa. Se estiver com uma pintura grossa, raspe um pouco por dentro do furo para que o jack entre em contato com a caixa.
Ah tá...agora entendi....valeu pela força Marcos. Abraços...vc do HM são demais...
Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #14 : 12 de Novembro de 2010, as 23:08:11 »

tente sempre testar o aterramento com o multímetro, e lembre-se, o aterramento efetivo tem que obedecer 2 regras:

1 - O Sistema de isolamento externo, com o uso da "Gaiola de Faraday" com um Aterramento principal, que pode ser usado o corpo de um pot, ou o próprio Jack P10 Metálico

2 - E se puder, aterre o seu sistema de som, e aterre a sua guitarra, só assim você terá um nível muito baixo de ruído
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal