Desculpa a intromissão mas vou tentar resumir e facilitar aos não fluentes na língua de William Shakespeare.
O "sag" em amplificadores valvulados de guitarra é um efeito causado pela queda momentânea de tensão na fonte de alimentação durante picos de volume. Isso ocorre com mais frequência em amplificadores que utilizam válvulas retificadoras, pois essas válvulas fornecem energia de maneira menos rígida em comparação com diodos de silício. O sag resulta em uma leve compressão do som, suavizando o ataque das notas e dando uma sensação mais "macia" e dinâmica ao timbre, algo muito apreciado por guitarristas que buscam um som vintage.
Se você utiliza retificação de silício, que normalmente elimina o sag ao fornecer uma tensão mais estável, é possível simular esse efeito adicionando um resistor em série com a fonte de alimentação das válvulas de saída. Esse resistor criará uma queda de tensão sob carga, imitando o comportamento da válvula retificadora.
O valor do resistor dependerá da quantidade de sag desejada, geralmente entre 100 e 500 ohms, e precisará ter uma potência adequada (pelo menos 10W, dependendo do circuito). Embora o sag gerado por um resistor não seja tão pronunciado quanto o de uma válvula retificadora, ainda pode oferecer aquela compressão e suavidade desejada no som.
Dessa forma, você pode aproveitar a eficiência e confiabilidade dos diodos de silício enquanto mantém um pouco da característica sonora dos amplificadores clássicos que utilizam válvulas retificadoras.