Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 18:38:34

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: HO OCTANE - EL34 OU 6V6  (Lida 4937 vezes)
surfyrex
Visitante
« : 05 de Novembro de 2010, as 17:31:51 »

Caros estou montando meu primeiro valvulado e seguindo o projeto do HO com 6v6, gostaria de saber que ganho teria e quais modificações serião necessárias para ao inves de usar a 6V6 na saida usar um EL34, qual potência teria com uma e com a outra.

Se alguem puder me ajudar e aconselhar agradeço a todos que comentarem.

Um abraço
Visitante
« Responder #1 : 05 de Novembro de 2010, as 18:34:16 »

Eu tenho um com 6V6.

A diferença de potencia não é um fator relevante. A 6V6 vai dar algo como 5 watts e a EL34 vai dar algo como 8 Watts. Pelas tensões envolvidas, é algo como Pelo o que eu entendo, a 6V6 é mais limpa do que a EL34, isto é, ela distorce menos, ou ela precisa de um sinal de entrada maior para distorcer. Isto pode ser bom ou ruim, depenendo do que voce quer.

A EL34 tambem consome mais corrente para os filamentos, algo como 3x mais. Isto quer dizer que o seu transformador de alimentação terá que ser maior.

A impedancia do primario do transformador de saída é algo entre 2 e 3k para EL34, e cerca de 4.5k para 6V6.

A corrente que passa por elas também vai ser diferente, o que quer dizer que o resistor de catodo deve ser diferente para determinar o ponto de bias corretamente.

Flw.
Visitante
« Responder #2 : 05 de Novembro de 2010, as 18:48:14 »

Ok amigo entendi, acho que vou ficar com a 6V6 mesmo tenho duas aqui em casa da RCA, antigas, não sei como estão em termos de vida util acho que vale a pena tentar, oque acha...

Um abraço
Visitante
« Responder #3 : 05 de Novembro de 2010, as 19:52:12 »

Se vc ja as tem, nao há problemas em usa-las.
Se vc ainda nao tem os transformadores, eu sugiro que vc os dimensione para suportar uma EL34 e uma 6v6gt. Para o de força seria uma questao de potencia, para o de saída seria a opção de ter duas impedâncias do primário. Me arrependo de nao ter feito isso.

Flw.
Visitante
« Responder #4 : 06 de Novembro de 2010, as 06:43:38 »

Caro amigo, justamente as que tenho aqui da RCA são 6V6GT, tenho duas delas, voce poderia me passar as especificações de ambos os transformadores com os detalhes para que pudesse mandar enrolar, tanto o de força como o de saída, sendo este ultimo vou mandar fazer com saida de 4, 8 e 16 Ohms, se puder me ajudar, agradeço.

Como primeiro projeto gostaria de dimensionar com folga os mesmos, até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) poderia usa-los em futuros projetos com aumento de potencia usando como base o mesmo projeto do HO, será que consigo um esquema que ao inves de usar uma 6V6GT usar duas delas em psuh-pull?? com pequenas alterações no proj. do HO

Um abraço

Marcelo
Visitante
« Responder #5 : 07 de Novembro de 2010, as 10:50:27 »

Revisei os transformadores que eu utilizei (no forum antigo) e percebi que na verdade eu dimensionei os de força para utilizar uma EL34. A especificação deles é

transformador de força
Primario: a gosto.
Secundario 1 : 190V com 130mA deve ser suficiente, desde que a sua valvula nao utilize mais do que uns 100mA (no final vai utilizar bem menos)
Secundario 2 : 6.3V a 2.5A (talvez vc queira um pouco mais, algo como 3A). A El34 utiliza 1.5A. Cada 12AX7 utiliza 300mA. Eu utilizei 3x12AX7, entao se eu usar uma EL34 vou utilizar no total (0.3 X 3) + 1.5 = 2.4A, o que é muito perto.

transformador de saída:

DAdo que, se utilizarmos uma EL34, ela vai operar num ponto que nao o ideal, a impedancia nao precisa ser tao baixa como o especificado. Para determinar corretamente seria necessario analisar as curvas no datasheet, mas chutando eu acho que uns 4,5k ta bom. De uma olhada neste pdf

http://www.handmades.com.br/images/stories/projetos/diy_ot.pdf

que foi o que eu utilizei para encomendar o meu transformador de saída.

FLw.
Visitante
« Responder #6 : 16 de Dezembro de 2010, as 15:50:42 »

Bom aproveitando o vacuo do topico, estou montando um HO e gostaria de tirar umas duvidas, vou conseguir um overdrive legal em volume baixo? Estou montando com 2 soquetes no power para poder usar tanto com el84 como com 6l6, quantos mA no B+ seria o idel para uma 6l6, 80mA é o suficiente?

No schematico do site ax84 ele pede um B+ de 210v 0 210V, mas o pessoal recomenda os transformadores com 190v 0 190v que diferença vai dar no som?
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2010, as 15:53:18 por fallout » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: