Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Outubro de 2024, as 01:31:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Staner BS120 defeito estranho.  (Lida 2778 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 11 de Agosto de 2024, as 20:02:38 »

Pra ter 8,5 V sobre o resistor de 47 ohms, precisa passar 180 mA nele.  Essa corrente não é possível de passar pelos resistores de 3900 ohms com essa tensão de alimentação, então ou eles estão em curto ou o transistor Tip31C está defeituoso, que são os caminhos pra corrente passar no resistor de 47 ohms.  Ou tem algum curto da alimentação positiva para o resistor de 47 ohms. Meça com ohmimetro a resistência entre o resistor de 47 ohms e a linha de alimentação positiva (amplificador desligado). Eu acho que é o Tip31C.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2024, as 20:03:36 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #16 : 11 de Agosto de 2024, as 20:42:17 »

Xformer, venho com alegria dizer que nós ou melhor você achou o defeito do amplificador.
Realmente era o Tip31c, nos testes de multimetro estava perfeito, mas quando se aplica ele no seu lugar na placa então ele apresenta fuga.

Até uma leve melhora no som foi percebibo.

Eu poderia chegar e trocar todos os transistores e eletroliticos do setor de potência, mas nunca iria aprender nada sobre a manutenção em si.
Veja quanto aprendizado em poucas linhas de conversa.

Agradeço a você , ao Doug, ao jplavareda, ao Bossman e ao Ramsay pela ajuda.

Um bom fim de domingo a todos e não se esquecendo um otimo fim de dia dos pais para nós todos.

ATT Daniel
« Última modificação: 12 de Agosto de 2024, as 00:34:53 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 12 de Agosto de 2024, as 08:24:24 »

Ah que legal que foi resolvido, Daniel. O processo é assim mesmo, a gente vai cercando o problema e chegando mais perto a medida que todos contribuem com sugestões e ideias. Dificilmente se mata o defeito logo de primeira, a menos que o bicho tenha torrado.
Suas medições foram importantes pra descobrir onde era o problema, é o que se deve fazer nesses casos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468



« Responder #18 : 12 de Agosto de 2024, as 12:36:27 »

Daniel

Esse TIP 31C é original do aparelho ou já havia sido substituido por você ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #19 : 12 de Agosto de 2024, as 13:33:48 »

Bossman , o tip31c em questão é original do aparelho, tinha até uma cola nele pra ajudar a prender na placa, parecia cola quente.
Na verdade eu não vi nenhum sinal de manutenção nesse amplificador, inclusive os capacitores da fonte , 2 eletroliticos de 4700uf x 50 voltas eram originais. Sim eu sei que esse valor de tensão está limite para uma fonte de 45v , ms foi oque a staner colocou na placa.

Xformer, a ajuda mutua foi fundamental para a solução do problema.

ATT daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468



« Responder #20 : 13 de Agosto de 2024, as 22:50:36 »

Entendido. Quando você afirma ter feito os testes com o multimetro e o transistor ter se apresentado normal, isso inclui o teste de fuga também ? Com que tipo de multímetro fez esse teste ?
« Última modificação: 13 de Agosto de 2024, as 22:52:11 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #21 : 14 de Agosto de 2024, as 10:08:34 »

Bossman. no momento eu estou usando o minipa mod et-1507b , usei ele na escla de resistência e na escala de diodos...
Aquele teste básico de transistor , base - coletor, base emisor , emisor coletor, alternando as pontas de prova , o teste corriqueiro...

ATT Daneil
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468



« Responder #22 : 14 de Agosto de 2024, as 11:32:36 »

Bossman. no momento eu estou usando o minipa mod et-1507b , usei ele na escla de resistência e na escala de diodos...
Aquele teste básico de transistor , base - coletor, base emisor , emisor coletor, alternando as pontas de prova , o teste corriqueiro...

ATT Daneil

Não sei você mas, eu prefiro os multimetros analógicos ou o testador DCA 55 para testar a fuga dos transistores, acho eles mais "assertivos". Enfim... esse transistor deve ter sido "baleado" no defeito

Que bom que acho o problema e o resolveu
« Última modificação: 14 de Agosto de 2024, as 11:34:21 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #23 : 14 de Agosto de 2024, as 12:41:11 »

Eu até gosto do analógico para isso também, mas eu estou sem um no momento.
O meu é aquele xtr360 chinês , más é ainda de boa qualidade, com uns 18 anos de idade.
Ele sofreu uma sobre tensão e queimou os diodos. Só não tive tempo de abrir e fazer o reparo.
vou dar uma olhada nesse modelo que o amigo citou.

ATT Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 952

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 132



« Responder #24 : 14 de Agosto de 2024, as 13:40:00 »

o Analógico realmente entrega bem mais, já peguei caso de fuga que no digital não aparecia e no analógico fez uma minima flexão no ponteiro que entregou a fuga.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #25 : 14 de Agosto de 2024, as 16:13:22 »

Doug , e tem pessoas que acham o multimetro analógico ultrapassado e ruim, nem imaginam a ferramenta que este instrumento é.

Por isso sempre tenho os 2 na minha bancada .

ATT Daniel.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2024, as 16:13:56 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal