Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Outubro de 2024, as 03:32:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Staner BS120 defeito estranho.  (Lida 2787 vezes)
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« : 02 de Agosto de 2024, as 13:24:52 »

Estou com amplificador para contra baixo da staner modelo BS 120.
O que ocorre, troquei os capacitores da fonte, são 2 de 4700uf x 50 volts, usei os mesmos valores.
Quando liguei o amplificador usando a lâmpada em série notei um forte comsumo de corrente pois a lâmpada acendeu forte.
Desliguei de imediato , e fui aos testes, verefiquei os transistores de saída, sem fugas ou curtos, os 2 drivers dele, tudo em orderm.
Depois de muita analize note que o defeito ocorre , mas colocar o dedo na malha terra e na carcaça o defeito some.
Limpei os pontos de aterramento , os potenciômetros, refiz as soldas que notei suspeitas, ate removi a placa do chassis para tentar trabalhar com mais liberdade e nada de achar o defeito.
Com a placa fora do chassis o defeito ocorre, mas se eu tocar com o dedo no terra da placa o defeito não aparece e o amplificador funciona normal.
Quando ocorre o defeito consegui medir uma tensão de 6,86volts DC na linha do altofalante, claro que todos os testes foram feitos com o falante ligado.
Se algém tiver alguma dica eu fico agradecido .

Att Daniel

Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 952

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 132



« Responder #1 : 02 de Agosto de 2024, as 19:35:43 »

recomendo verificar os diodos da fonte, pode haver fuga em algum.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #2 : 02 de Agosto de 2024, as 22:48:00 »

Olá Doug, agradeço sua observação, acabei esquecendo de mencionar, mas eu havia checado a ponte retifcadora também .

Att Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 977

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128



« Responder #3 : 03 de Agosto de 2024, as 00:02:24 »

É muito estranho isso de tocar o dedo no terra da placa e o defeito não aparecer.

Atualmente existem a venda muitos capacitores eletrolíticos chineses de péssima qualidade que já vem de fábrica com fugas.

Sugiro que compre e troque os capacitores da fonte por outros de marcas confiáveis e conhecidas, como Epcos, por exemplo.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #4 : 03 de Agosto de 2024, as 21:07:47 »

Agradecido pela dica Ramsay, fiz a compra de capacitores novos e o resultado foi o mesmo,  inclusive troquei os de poliester de 100nf x 50v por novos, de 100nf x 100v para maior garantia.

Fiz algumas medições enquanto o defeito aparece e olha só , estou suspeitanto dos transistores do par diferencial, são 2 bc327, e tem um outro bc639 ligado ao coletor  do 1º bc327 que fica com aproximadamente 7v e a base do 1º bc327 fica sem tensão.
E quando o defeito não se manifesta a base do 1º bc327 fica com 0.253v mais ou menos e amplificador funciona.

link para download: https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/staner/staner-bs120-34735/
Eu não tenho os transistores em questão em estoque, vou providenciar e fazer a troca.

Att Daniel
« Última modificação: 04 de Agosto de 2024, as 11:34:05 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468



« Responder #5 : 04 de Agosto de 2024, as 09:18:52 »

...
Fiz algumas medições enquanto o defeito aparece e olha só , estou suspeitanto dos transistores do par diferencial, são 2 bc327, e tem um outro bc639 ligado ao emisor  do 1º bc327 que fica com aproximadamente 7v e a base do 1º bc327 fica sem tensão.
E quando o defeito não se manifesta a base do 1º bc327 fica com 0.253v mais ou menos e amplificador funciona.

link para download: https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/staner/staner-bs120-34735/
Eu não tenho os transistores em questão em estoque, vou providenciar e fazer a troca.

Att Daniel

Está me cheirando a transistor com fuga e te desejo boa sorte na tentativa de encontrar originais !
« Última modificação: 04 de Agosto de 2024, as 09:19:41 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #6 : 05 de Agosto de 2024, as 22:50:14 »

Bossman, consegui alguns BCs de um estoque antigo com um tecnico aqui da minha cidade.
Ainda não fiz a troca, assim que o fizer eu posto os resultados.
Vou ainda testar os eletroliticos a volta do par diferencial.

Agradeço sua observação...


Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #7 : 07 de Agosto de 2024, as 00:16:51 »

Volto agora com uma informação nova.
Tem um capacitor eletrolítico de 100uf x 63v ligado ao resistor de 150ohms e ao resistor de 15k formando um filtro para a tensão de alimentação dos emisores do par diferencial.
Eu tirei ele para testar mas me distrai e não o colequei na placa , o defeito desaparece, incrivel não ...
Recoloquei devolta o capacitor e o defeito se manifestou, troquei o capacitor por um igual e o defeito esta lá.
Se deixo sem o  amplificador funciona, só que ao desligar ele dá um pop no falante.
 Troquei também os transistores do par diferencial que são 2 bc327 e o do amplificador de tensão que é o bc639, cujo o qual fica com 7v na base quando o defeito se manifesta.

Se alguém tiver uma dica ... fico muito agradecido.

Att Daniel
« Última modificação: 07 de Agosto de 2024, as 00:30:00 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 540

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 34


« Responder #8 : 10 de Agosto de 2024, as 20:32:23 »

Estou com amplificador para contra baixo da staner modelo BS 120.
O que ocorre, troquei os capacitores da fonte, são 2 de 4700uf x 50 volts, usei os mesmos valores.
(...)


Boa noite!

já consertei algumas dezenas de BS120 e nunca vi nenhum com capacitores 4700uF por 50v!!! Não posso garantir que é isso a origem do seu problema, mas eu colocaria por 63v, no mínimo.
Pode ser que o amplificador tenho passado por manutenção anterior e tenham colocado o valor inapropriado.
Registrado

Belo Horizonte - MG
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #9 : 11 de Agosto de 2024, as 11:39:23 »

jplavareda , bom dia

Eu troquei os capacitores por valores de maior tensão de trabalho e o problema continua.

Deixa eu te explicar o que ocorre :

Você liga o amplificador , a lampada em serie acende forte, você desliga , liga novamente o amplificador funciona, as vezes é preciso ligar e desligar varias vezes, mas sempre na primeira vez que liga a lampada acende forte.

O que eu troquei : 2 bc327 do par diferencial, o eletrolitico de 100uf que alimenta o par diferencial atravéz do diodo 1n4002 e o resistor de 150ohms, toquei o bc639 do amplificador de Tensão.

Quando a falha acontece aparece na linha de +45v um rúido de 120hz por 3v pp , na linha de -45v não aparece.

Testei ele tanto com altofalante como com carga fantasma.

Medi os transistores de saida e não constatei fugas, medi os TIPs e nada de fuga.

Quando o defeito ocorre há uma forte queda de tensão sobre as linhas +45 chegando perto dos 10v e na linha -45v chgando aos -13v.

Eu procouro não ficar muito tempo com ele ligado nesse estado pois tenho receio de danificar algo a mais.

Se eu restirar os capacitor eletrolitico que fica na alimentação do par diferencial o defeito não aparece, mas ai tem pop no altofalante quando eu desligo o amplificador.




Bom por enquanto é isso .
Agradeço sua atenção ....
« Última modificação: 11 de Agosto de 2024, as 12:37:52 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 11 de Agosto de 2024, as 13:32:41 »

Quando liga é normal a lâmpada acender e depois apagar, pra carregar os capacitores da fonte.  Se ficar acesa, aí é problema. 

Tire os dois transistores de saída da placa e veja se continua havendo consumo alto na fonte (lâmpada acesa).  Se os transistores de saída estiverem bons (meça-os fora do circuito), verifique o circuito de polarização deles, os 3 diodos 1N4002 em série com o resistor de 47 ohms.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #11 : 11 de Agosto de 2024, as 14:08:07 »

 xformer, boa tarde...
A lâmpada acende e permanece acesa, se eu desligar o amplificador e ligar novamente as vezes ela acende e fica acesa , as vezes ela acende e apaga.
Eu testei os diodos de polarização, estão bons, não custa testar novamente.
Eu medi os transistores fora da placa, nada de anormal, vou revisa-los

Uma dúvida, pode ser fuga que só aparece quando transistor de saída recebe a sua tensãode trabalho ?

At daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 11 de Agosto de 2024, as 14:25:33 »

Daniel, tente jumpear (use um fiozinho) um dos diodos de polarização, pra diminuir a tensão nas bases dos transistores da etapa de saída. 

O ruim desse amplificador é que ele não tem ajuste de polarização.  Em tese os transistores de saída deveriam estar polarizados quase no corte ou com corrente de repouso bem baixa.  Do jeito que está, os transistores estão conduzindo muito, a ponto de derrubar a fonte.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 952

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 132



« Responder #13 : 11 de Agosto de 2024, as 14:59:03 »

qual foi a razão inicial da troca dos capacitores de filtro da fonte, manutenção preventiva ou havia danos em algum deles?
pergunto pois recentemente fiz a manutenção num LAB75 da Gradiente, que ganhei, esse aparelho ficou por quase 30 anos tocando na sala de musculação de uma academia, fiz a troca de todos eletrolíticos e o filtro da fonte estava danificado, ao ligar, tive o problema da lâmpada acesa, foram quase duas semanas revisando o aparelho inteiro, brigando com o BIAS, para no fim resolver desligar o circuito e descobrir que o  consumo vem do próprio transformador, mesmo alimentado em aberto ele acende a lâmpada série, porém ele não apresenta nenhuma fuga entre os quatro enrolamentos, que são dois secundários e dois primários que apresentam a mesma resistência de ponta a ponta (classico primário de 4 fios, dois enrolamentos fechados em paralelo/série para 110 v / 220 v) e nem entre os enrolamentos e laminas, existe um defeito com certeza, mas é indetectável em qualquer medição, a não ser pela lâmpada em série.
-------------------------
ainda penso em alguma fuga, em diodos ou transistores, um truque que aprendi com um tecnico da velha guarda foi aquecer os transistores com o ferro de solda (ou resfria-los com spray congelante) quando tem fuga, a simples proximidade do ferro aquecido faz o componente mudar o comportamento.
eu não deixaria de conferir o 1n4002 que alimenta o par diferencial, também experimentaria "levantar" os dois resistores de 2k2 x 2 w que alimentam o pré e trabalhar com ele isolado por hora, é pouco provável, mas pode ser algum problema lá na frente atrapalhando, a tensao quando cai chega bem próxima da tensão dos zenners, isolar os blocos pode facilitar a investigação.
-------------------------
mais um detalhe, no esquema ele tem uma versão do famoso "capacitor da morte", que fica ligado na rede após o fusível e é aterrado no circuito/chassi através de um resistor de 100 R, aproveite e tire esse arranjo dai, é algo perigoso, que não traz beneficio e inclusive pode causar problemas.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2024, as 15:21:01 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #14 : 11 de Agosto de 2024, as 19:27:49 »

Doug, os capacitores da fonte explodiram , vai saber como ... o cliente disse que comprou usado. Esse amplificador não tem o capacitor da morte, testei o tranformador em vazio e não tem consumo alto, isolação dele também esta tudo ok.
Medi a o resistor que alimenta o par diferencial e troquei o diodo.

Xformer , fiz o jumper e não resultou em nada.

Um detalhe que me chama a atenção aparece mais ou menos 8.5v no resistor de 47ohms quando a falha acontece. quando ela não acontece tem cerca de 1,08v na base do tip31 e -1.17 sobre a base do tip 32.

Nos testes de multimetro os dois TIPs estão bons.

Eu vou ver se compro um par de tip31 e tip32 para fazer o teste.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal