Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 11:27:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pre valvulado marantz m7 clone  (Lida 2952 vezes)
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #30 : 21 de Agosto de 2024, as 15:35:23 »

Painel instalado, chave alavanca instalada e luz indicadora também. Está chegando perto do final a montagem faltando agora apenas a tela da parte superior. Seguem imagens. Desde já um agradecimento a todos que ajudaram e quem quiser se aventurar essa placa está a venda no aliexpress. Duvidas, coloque aqui que posso ajudar. Agora é ajeitar o pré+power valvulado taterka linear que está na parte Lata Velha , aqui no fórum.













Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #31 : 21 de Agosto de 2024, as 18:39:07 »

Grande pré ! Em todos os sentidos  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 952

Obrigado
-Dado: 102
-Recebido: 132



« Responder #32 : 21 de Agosto de 2024, as 20:17:00 »

Sim, isso é verdade, mas esse dado é sempre descrito no datasheet da válvula, só procurar pelo modelo no Frank's electron tube datasheet archive (https://tubedata.altanatubes.com.br/search/) e ler as especificações pra válvula usada.

No caso desse pré, já foi falado antes que estão usando diodos 6A10, um diodo Schottky para até 6 Amperes.

é que no caso, os diodos estão no filamento, que nesse pré também são retificados, a parte de alta tensão utiliza a valvula retificadora, que é a valvula masi próxima do painel, ela está sozinha na beira da placa.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #33 : 22 de Agosto de 2024, as 11:48:48 »

é que no caso, os diodos estão no filamento, que nesse pré também são retificados, a parte de alta tensão utiliza a valvula retificadora, que é a valvula masi próxima do painel, ela está sozinha na beira da placa.

O capacitor indicado para uso com a 6X4 é de apenas 10 uF no "input filter capacitor" segundo a tabela de operação típica em sua folha de dados. Eu fiquei intrigado com o porque esse esquema do Marantz já começa com 47 uF e se esses 47 uF não estariam fazendo mal ao funcionamento da válvula

É sabido que válvulas retificadoras não toleram abuso no quesito capacitancia e me bateu essa dúvida
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #34 : 22 de Agosto de 2024, as 18:29:08 »

O capacitor indicado para uso com a 6X4 é de apenas 10 uF no "input filter capacitor" segundo a tabela de operação típica em sua folha de dados. Eu fiquei intrigado com o porque esse esquema do Marantz já começa com 47 uF e se esses 47 uF não estariam fazendo mal ao funcionamento da válvula

É sabido que válvulas retificadoras não toleram abuso no quesito capacitancia e me bateu essa dúvida

Seria mais seguro então utilizar um diodo invés da válvula 6x4 (ta bem cara essa válvula)? Abaixo o esquema. Nota-se que alguns resistores são diferentes se utiliza diodos ou a 6x4.







Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 952

Obrigado
-Dado: 102
-Recebido: 132



« Responder #35 : 22 de Agosto de 2024, as 19:59:32 »

Eu particularmente usaria a configuração com diodo, não consigo imaginar uma grande vantagem em utilizar uma valvula retificadora num pré, quando é um amplificador inteiro ela proporciona um efeito similar a compressão, devido a queda de tensão, que é bem legal, mas alimentando apenas um pré não acredito que tenha consumo suficiente para proporcionar esse efeito, sem contar que com diodo você não precisa se preocupar tanto com o valor da filtragem, pode dar uma elevada para ajudar a diminuir os ruidos (que hoje são muito maiores, pois a rede eletrica normalmente é "imunda")
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #36 : 22 de Agosto de 2024, as 20:24:34 »

Seria mais seguro então utilizar um diodo invés da válvula 6x4 (ta bem cara essa válvula)? Abaixo o esquema. Nota-se que alguns resistores são diferentes se utiliza diodos ou a 6x4.


O capacitor que é crítico é o primeiro após a retificadora. Os outros não são tão importantes. Então se quiser diminuir o valor, diminua apenas desse capacitor.
Registrado
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #37 : 22 de Agosto de 2024, as 20:34:27 »

O capacitor que é crítico é o primeiro após a retificadora. Os outros não são tão importantes. Então se quiser diminuir o valor, diminua apenas desse capacitor.

O primeiro que você diz é esse de 47uf?


Matec, para quantos uf ? 10uf por 400v? Eu noto que a válvula trabalha quente mesmo. No caso de diminuir esse capacitor de 47uf para menos, pode -se aumentar o valor de filtragem dos capacitores de 2200uf?
« Última modificação: 22 de Agosto de 2024, as 20:37:18 por Cesarino » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #38 : 22 de Agosto de 2024, as 20:50:34 »

O primeiro que você diz é esse de 47uf? Matec, para quantos uf ? 10uf por 400v?

Exatamente. Para o valor correto siga o Datasheet.

Eu noto que a válvula trabalha quente mesmo. No caso de diminuir esse capacitor de 47uf para menos, pode -se aumentar o valor de filtragem dos capacitores de 2200uf?

Dos filamentos? Não há razão. A retificação dos filamentos é mais um luxo que uma necessidade. Tem circuitos que trabalham com filamentos em AC e nem por isso são mais ruidosos. Essa é a minha opinião. Smiley

Registrado
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #39 : 22 de Agosto de 2024, as 22:03:53 »

Galera por favor me corrijam se eu estiver errado, mas, pelo esquema que postei, os capacitores de 47uf , os 4 após a retificadora não estariam em série resultando em um capacitor de 11.7uf ?
« Última modificação: 22 de Agosto de 2024, as 22:04:34 por Cesarino » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #40 : 22 de Agosto de 2024, as 22:12:01 »

Galera por favor me corrijam se eu estiver errado, mas, pelo esquema que postei, os capacitores de 47uf , os 4 após a retificadora não estariam em série resultando em um capacitor de 11.7uf ?

Está errado. Estão em paralelo.

Se somasse as capacitâncias daria 47uFx4. O que nesse caso ajuda são os resistores de drop, que juntando com os capacitores formam 3 filtros RC. Mas no caso os resistores separam os capacitores.
Registrado
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #41 : 23 de Agosto de 2024, as 09:00:19 »

Procurando informações sobre esse pré na internet, me deparei com esse tipo de montagem nessa mesma placa, mas notem, existe um pequeno transformador, que acredito ser um choke. Pedi informações para o montador, que é do Vietnam. No caso dessa montagem, qual a vantagem do choke?









Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #42 : 23 de Agosto de 2024, as 09:31:26 »

No caso dessa montagem, qual a vantagem do choke?

A função do choke sempre é de filtragem. O filtro LC formado pelo capacitor ligado ao choke é chamado "filtro de segunda ordem", que causa maior atenuação em frequências mais altas, e tem um corte de frequência mais acentuado que um filtro RC, além de ter menos queda de tensão sobre ele. Se quiser ler mais, recomendo a página do Merlin (ValveWizard) sobre filtragem em fontes para valvulados: https://www.valvewizard.co.uk/smoothing.html
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #43 : 23 de Agosto de 2024, as 10:01:31 »

Um "choke" é um componente que na verdade é um indutor (feito com fio condutor enrolado em bobina com ou sem núcleo). Os três componentes principais em eletrônica são as resistências, os capacitores e os indutores.  Eles se diferem quanto à oposíção de passagem de corrente elétrica.

Uma resistência oferece oposição à passagem de corrente elétrica (cargas elétricas representadas pelos elétrons em movimento) tanto para sinais contínuos (elétrons num sentido só) e sinais alternados (elétrons que variam de sentido na condução), quanto maior for o valor da resistência, menor vai ser a corrente elétrica (contínua ou alternada) que vai passar por ela.

Já os capacitores fazem oposição à passagem de sinais contínuos e deixam passar os sinais alternados. Quanto maior for o valor do capacitor ou maior o valor da frequência do sinal alternado, mais ele deixa passar o sinal alternado. A oposição à passagem de corrente alternada é chamada de reatância capacitiva (Xc = 1/(2 x pi x frequência x capacitância) e depende do valor do capacitor (em farads, símbolo F) e da frequência do sinal alternado.

Com os indutores ocorre o contrário dos capacitores. O indutor se opõe à passagem de corrente alternada e deixa passar a corrente contínua (pense que é um fio enrolado). A oposição à passagem de corrente alternada num indutor é chamada de reatância indutiva (XL = 2 x pi x frequência x indutância) e também depende do valor da indutância (em henries, símbolo H) e da frequência do sinal alternado.

Voltando para a aplicação do choke no filtro da fonte, quando retificamos um sinal alternado para uma fonte, o sinal resultante tem um componente de corrente contínua (nível CC ou DC) e um componente alternado (pulsante). Para uma fonte de alimentação de corrente contínua, o ideal é ter somente a componente contínua (uma tensão estável e sem ondulação, o ripple). Dessa forma usamos filtros para eliminar essa componente pulsante da saída da fonte.  O capacitor então é usado para desviar a componente alternada para o terra e funcionar como reservatório de carga elétrica para fornecer a corrente para ser usada. Podemos melhorar a filtragem usando o indutor no caminho da saída, para bloquear a componente alternada indo pra saída e deixar passar a componente contínua. Então um filtro com capacitor e indutor é mais eficiente na filtragem da fonte do que se usar somente capacitores.

Ocorre que antigamente a retificação era feita com válvulas retificadoras (válvulas diodo). Como elas tem uma limitação da corrente que pode passar por ela, que não é muito alta,  os capacitores na filtragem não podiam ser de valor elevado (pra eliminar a ondulação) porque a corrente inicial de carregamento dos capacitores seria muito alta e poderia danificar a válvula. Dessa forma o uso do choke no filtro ajudaria a compensar o uso de capacitores de valor baixo.

Atualmente com diodos retificadores semicondutores, essa limitação de corrente é irrelevante e podemos usar capacitores com valores bem maiores, aliado ao fato de que os chokes são caros e grandes.  Então, usar válvula retificadora pede um choke, mas é mais vantajosos usar diodos semicondutores e capacitores maiores.

Um bom exemplo para se verificar o uso de capacitores e indutores no bloqueio de sinais alternados é nos divisores de frequência (crossover) nas caixas acústicas. São usados bobinas e capacitores para bloquear as frequências indesejadas para os falantes Tweeter, Woofer, Mid range.  Se aplicar sinais graves num tweeter, ele pode queimar, então o crossover bloqueia o componente de baixa frequência. Da mesma forma para os outros elementos.  
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #44 : 23 de Agosto de 2024, as 10:21:08 »

Pelo que estou vendo parece que quando essa válvula 6x4 se esvair irei utilizar um simples diodo mesmo. Como disse, nos testes retirei a válvula e coloquei um simples diodo, o resultado sonoro na minha opinião, foi o mesmo. E é muito simples, apenas encaixei o diodo em dois pinos do soquete da válvula. Vivendo e aprendendo.
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal