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Autor Tópico: Pre valvulado marantz m7 clone  (Lida 4637 vezes)
Cesarino
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« Responder #15 : 17 de Agosto de 2024, as 11:31:42 »

Continuando a montagem, resolvi testar o pré antes de terminar o gabinete por completo. Sem correntes parasitas e não da choque.

O som foi gravado de um celular android, se fosse de um iphone sairia um som melhor no video.

Devo dizer que não deve em nada aos prés japoneses que tenho aqui(kenwood, aiwa, sony).

O visual é simplesmente fantástico.

Uma pergunta aos mais entendidos, devo entrelaçar os fios do transformador?


Segue video e fotos:


https://youtu.be/1URfQIXCpOI?feature=shared












Obrigado aos colegas pela ajuda e comentários .
« Última modificação: 17 de Agosto de 2024, as 11:44:48 por Cesarino » Registrado
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« Responder #16 : 17 de Agosto de 2024, as 13:16:09 »

Sempre entrelaçe ao menos os fios dos filamentos ! O visual está um espetáculo
« Última modificação: 17 de Agosto de 2024, as 13:18:15 por bossman » Registrado

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« Responder #17 : 17 de Agosto de 2024, as 14:38:36 »

O pre foi projetado para valvulas 12ax7, existe algum problema em colocar valvulas 12au7? Problemas em termos de algum problema na fonte ou algo assim. Vi que as valvulas 12au7 sao diferentes das valvulas 12ax7.

Pergunto isso pois o som das valvulas 12au7 me agradam mais.
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« Responder #18 : 17 de Agosto de 2024, as 15:47:28 »

Com a 12AU7 você não vai conseguir obter um ganho de tensão pro sinal de entrada (no máximo 11 em cada triodo) enquanto que com a 12AX7 você pode conseguir um ganho de 60 em cada triodo. Além disso, mesmo que o ganho seja suficiente, o ponto de polarização vai ficar totalmente errado, necessitaria recalcular e trocar os valores dos resistores de placa e de catodo.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #19 : 19 de Agosto de 2024, as 22:00:15 »

Agora pela noite após um tempo de uso(o pré ainda não esta completamente montado no chassis, falta a tampa frontal e a grade de cima), pude notar que existe um zumbido.

Já troquei as valvulas 12ax7 por outros 3 sets 12ax7(rft, miniwatt e japonesas que esqueci o nome)e o ruido de fundo permanece. Troquei por válvulas 12au7 e continua o mesmo ruido, só que mais baixo. Coloquei cover shields nas válvulas e o ruído permanece.

Quando eu desligo o pré ele continua funcionando até toda a tensão se esvair e o volume vai abaixando(dura uns 20 a 30 segundos até o volume começar a baixar) É no exato momento que retiro a tomada que o zumbido some completamente e o pré continua tocando ate toda energia acabar(acredito que seja a energia armazenada nos capacitores)

No video abaixo se tem uma ideia do que falo. Tem que ouvir alto ou com fone:

https://youtu.be/e9keUObbY-k?feature=shared


E agora? Como proceder? Sei que aterramento não é
Pensei em trocar a chave alavanca, já entrelacei os fios do transformador. Testei nesse amplificador transistorado mas no valvulado é a mesma coisa. Já testei outro pré de phono(transistorado) e não fica esse "hummm"
« Última modificação: 19 de Agosto de 2024, as 22:15:56 por Cesarino » Registrado
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« Responder #20 : 19 de Agosto de 2024, as 22:15:27 »

Se não fez ainda, comece seguindo a recomendação do Bossman, entrelace  os fios dos filamentos e teste novamente.
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« Responder #21 : 19 de Agosto de 2024, as 22:19:38 »

Se não fez ainda, comece seguindo a recomendação do Bossman, entrelace  os fios dos filamentos e teste novamente.



Já fiz isso, continua. Eu editei o post e coloquei um video mostrando o problema. Amanhã irei retirar a chave alavanca de liga/desliga e fazer uma ligação direta quando liga na tomada. Pode ser essa chave.

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Fiquei pensando se pode ser a filtragem.
No esquema diz capacitores 2200uf.
Mas em algumas montagens vejo 3900uf ou 4700uf.
Seria esse.um caminho a seguir, a substituição dos capacitores de 2200uf? Seguem fotos de montagens com esses valores diferentes do esquema original:







« Última modificação: 19 de Agosto de 2024, as 22:32:48 por Cesarino » Registrado
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« Responder #22 : 19 de Agosto de 2024, as 22:56:10 »

Ao ouvir o vídeo não consigo perceber o zumbido porque talvez no celular ou computador não reproduzem a baixa frequência do zumbido, então você precisa descobrir a frequência desse zumbido (60 Hz ou 120 Hz).

Dependendo da frequência, as causas do zumbido são diferentes.  Se for 120 Hz, pode ser mesmo falta de filtragem, ou ruído do chaveamento na retificação (não conheço o esquema, mas se usou diodos 1N4007, eles geram ruído).

No caso de 60 Hz, pode ser captação de ruído por fios não blindados na entrada, falta do balanceamento nos fios do secundário que alimentam os filamentos (tem tomada central aterrada ou dois resistores ligados ao terra ?), mau posicionamento do transformador de força, mau roteamento de fios entre as placas, o entrelaçamento também tem um jeito certo de se fazer, etc.

Como está o aterramento das placas ? Tem um aterramento em estrela (um ponto só ao chassi) ?

Descobrir a causa de ruído é um inferno e fazer circuito de alto ganho sem ruído é uma arte e precisa ser bem cuidadoso porque muitas coisas podem dar errado.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2024, as 22:57:32 por xformer » Registrado

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« Responder #23 : 19 de Agosto de 2024, as 23:13:11 »

Ao ouvir o vídeo não consigo perceber o zumbido porque talvez no celular ou computador não reproduzem a baixa frequência do zumbido, então você precisa descobrir a frequência desse zumbido (60 Hz ou 120 Hz).

Dependendo da frequência, as causas do zumbido são diferentes.  Se for 120 Hz, pode ser mesmo falta de filtragem, ou ruído do chaveamento na retificação (não conheço o esquema, mas se usou diodos 1N4007, eles geram ruído).

No caso de 60 Hz, pode ser captação de ruído por fios não blindados na entrada, falta do balanceamento nos fios do secundário que alimentam os filamentos (tem tomada central aterrada ou dois resistores ligados ao terra ?), mau posicionamento do transformador de força, mau roteamento de fios entre as placas, o entrelaçamento também tem um jeito certo de se fazer, etc.

Como está o aterramento das placas ? Tem um aterramento em estrela (um ponto só ao chassi) ?

Descobrir a causa de ruído é um inferno e fazer circuito de alto ganho sem ruído é uma arte e precisa ser bem cuidadoso porque muitas coisas podem dar errado.


Fiz um teste agora. Retirei os fios de 6.3v que alimentam a válvula 6x4, retirei a válvula e coloquei um diodo 1n5408(o circuito permite isso) e o barulho continuou o mesmo. Retornei a válvula de volta então(isso já descarta ser a válvula ruim(testei 2).

No video de 34 segundos ate os 43 segundos se você aumentar bem o volume ou pressionar o fone de ouvido no ouvido da pra ouvir nitidamente. Parece ser 120hz.

Os diodos que estão nele não são 1n4007, são 6a10 mic.
O aterramento está com o fio verde/amarelo de blindagem do transformador soldado no chassis. A blindagem vai dos rca e do aterramento da placa todos para um ponto pra onde vai o terra daqui. Mas antes disso, os parafusos ligados ao chassis já faziam contato terra/chassis.


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Fiz um teste agora. Retirei os fios de 6.3v que alimentam a válvula 6x4, retirei a válvula e coloquei um diodo 1n5408(o circuito permite isso) e o barulho continuou o mesmo. Retornei a válvula de volta então(isso já descarta ser a válvula ruim(testei 2).

No video de 34 segundos ate os 43 segundos se você aumentar bem o volume ou pressionar o fone de ouvido no ouvido da pra ouvir nitidamente. Parece ser 120hz.

Os diodos que estão nele não são 1n4007, são 6a10.
O aterramento está com o fio verde/amarelo de blindagem do transformador soldado no chassis. A blindagem vai dos rca e do aterramento da placa todos para um ponto pra onde vai o terra daqui. Mas antes disso, os parafusos ligados ao chassis já faziam contato terra/chassis.



Esse video mostra como está o aterramento. O que eu acho que não é o problema, farei vários testes mas acho que não é o aterramento.

https://youtu.be/RdhltxXGpF4?feature=shared
« Última modificação: 19 de Agosto de 2024, as 23:38:03 por Cesarino » Registrado
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« Responder #24 : 20 de Agosto de 2024, as 07:32:05 »

Me parece que você tem um caso de loop de terra ai, são muitos pontos de terra ligados em pontos diferentes do chassi/circuito, o arranjo nos jacks de saida é um exemplo, você tem um aterramento vindo do centro da placa (que é um ponto ideal), mas na outra ponta você soldou um terminal e aterrou novamente em outro ponto do chassi, isso é um loop;

você já testou se há continuidade entre o negativo do seu banco de capacitores com o chassi? aqueles capacitores de 47uF/400v, eles são o GND do circuito, existe a possibilidade (e é o que aparenta olhando a placa) dos furos de fixação apesar de serem metalizados, serem isolados do circuito, então o terra da placa não estaria realmente em contato com o chassi.

o que voce precisa fazer é escolher um ponto no chassi, nele você vai ligar esse Terra central da placa e desse mesmo ponto do chassi você vai derivar todos os outros Terra, nele você vai ligar o fio da cinta do transformador e os fios para os jacks, lembrando que os fios blindados não devem ter a malha soldada nos dois lados, uma ponta você solda apenas o cabo de sinal e deixa a malha isolada, na outra ponta você solda o cabo de sinal e aterra a malha naquele ponto central previamente escolhido, o que pode ser feito soldando um fio externo na malha para aumentar o comprimento.

A ideia aqui é que o terra siga a ideia de um Asterisco * um ponto central  onde irradiam/se encontram todos os aterramentos existentes no circuito.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2024, as 07:40:18 por Doug » Registrado

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« Responder #25 : 20 de Agosto de 2024, as 08:29:53 »

Finalmente consegui retirar todo o ruído do pré. Era, acho, um looping de aterramento.

No vídeo vocês podem ver o que fiz.

Agora tenho que fixar a placa no local com algo plástico, para substituir os parafusos e fazer um ponto de aterramento que não entre em contato com o chassis. Ainda não sei como fazer isso, mas o problema principal foi sanado.

https://youtu.be/Ebv52sPB4ko?feature=shared


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Me parece que você tem um caso de loop de terra ai, são muitos pontos de terra ligados em pontos diferentes do chassi/circuito, o arranjo nos jacks de saida é um exemplo, você tem um aterramento vindo do centro da placa (que é um ponto ideal), mas na outra ponta você soldou um terminal e aterrou novamente em outro ponto do chassi, isso é um loop;

você já testou se há continuidade entre o negativo do seu banco de capacitores com o chassi? aqueles capacitores de 47uF/400v, eles são o GND do circuito, existe a possibilidade (e é o que aparenta olhando a placa) dos furos de fixação apesar de serem metalizados, serem isolados do circuito, então o terra da placa não estaria realmente em contato com o chassi.

o que voce precisa fazer é escolher um ponto no chassi, nele você vai ligar esse Terra central da placa e desse mesmo ponto do chassi você vai derivar todos os outros Terra, nele você vai ligar o fio da cinta do transformador e os fios para os jacks, lembrando que os fios blindados não devem ter a malha soldada nos dois lados, uma ponta você solda apenas o cabo de sinal e deixa a malha isolada, na outra ponta você solda o cabo de sinal e aterra a malha naquele ponto central previamente escolhido, o que pode ser feito soldando um fio externo na malha para aumentar o comprimento.

A ideia aqui é que o terra siga a ideia de um Asterisco * um ponto central  onde irradiam/se encontram todos os aterramentos existentes no circuito.


Exatamente caro colega. Era isso mesmo. Estou fazendo isso agora. Segue outro video ilustrando a situação.

https://youtu.be/fpF7m2sGvEk?feature=shared

Eu só não entendi como soldar corretamente o cabo blindado. Eu sempre soldo o sinal positivo e a malha no negativo. Poderia explicar de novo?

O chassis tem que estar aterrado nesse unico ponto do terra?

Segue foto de como estão soldados os fios blindados




Edit:

Agora sim, tudo silencioso. Os pontos( rca, cinta e aterramento da placa) todos indo para esse unico ponto do chassis.




Agora só falta a dica da soldagem do fio blindado que não entendi. No caso todos os fios, 2 do input e 2 do output, tem que ser feito isso?

Você quer dizer assim? Nos 4 terminais(2 input L e R e dois output L e R )?


« Última modificação: 20 de Agosto de 2024, as 10:06:35 por Cesarino » Registrado
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« Responder #26 : 20 de Agosto de 2024, as 11:53:58 »

Bom que achou a causa e solução do problema ! Sobre o fio blindado, só deve aterrar um lado dele, o outro deve ser cortado ou você vai ciar um novo loop de terra

Sobre o entrelaçamento dos fios dos filamentos, entrelace-os mais ! Quanto mais justo melhor o efeito de cancelamento dos ruidos
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« Responder #27 : 20 de Agosto de 2024, as 13:02:29 »

Bom que achou a causa e solução do problema ! Sobre o fio blindado, só deve aterra um lado dele, o outro deve ser cortado ou você vai ciar um novo loop de terras

Sobre o entrelaçamento dos fios dos filamentos, entrelace-os mais ! Quanto mais justo melhor o efeito de cancelamento dos ruidos

Caro colega, fiz exatamente isso, obtive o mesmo resultado. Acho que agora que o ruído permanece inaudível só falta agora terminar o projeto.

A nível de consciência irei aumentar a filtragem de 2200uf para 3900 ou 4700 , que são valores que vejo na maioria dos prés desse modelo que vejo e também entrelaçar melhor os fios. Volto quando tiver feito um pouco mais do painel.


Edit:: comecei a fazer o painel. Já com o furo para a chave alavanca on/off. Como o painel é grosso não consegui furar com a broca de madeira(era a única que tinha aqui do mesmo diâmetro da chave). Agora vou ter que comprar uma. Está perto.

Edit:: comecei a fazer o painel. Já com o furo para a chave alavanca on/off. Como o painel é grosso não consegui furar com a broca de madeira(era a única que tinha aqui do mesmo diâmetro da chave). Agora vou ter que comprar uma. Está perto.









Video de funcionamento:

https://youtu.be/7UoZir_oRK8?feature=shared

« Última modificação: 20 de Agosto de 2024, as 14:26:15 por Cesarino » Registrado
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« Responder #28 : 20 de Agosto de 2024, as 19:10:24 »

Finalmente consegui retirar todo o ruído do pré. Era, acho, um looping de aterramento.




Eu só não entendi como soldar corretamente o cabo blindado. Eu sempre soldo o sinal positivo e a malha no negativo. Poderia explicar de novo?



Agora só falta a dica da soldagem do fio blindado que não entendi. No caso todos os fios, 2 do input e 2 do output, tem que ser feito isso?

Você quer dizer assim? Nos 4 terminais(2 input L e R e dois output L e R )?



Eu não consegui voltar aqui antes, mas é como o Bossman explicou e como você fez mesmo.

só toma cuidado com o aumento da filtragem, não sou especialista em Valvulados, mas já li sobre haver um limite de capacitância para utilização de valvulas retificadoras, por causa da corrente inicial necessária para carregar os capacitores, pois essas valvulas tem um limite baixo de corrente.
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« Responder #29 : 21 de Agosto de 2024, as 02:48:46 »

(...) já li sobre haver um limite de capacitância para utilização de valvulas retificadoras, por causa da corrente inicial necessária para carregar os capacitores, pois essas valvulas tem um limite baixo de corrente.

Sim, isso é verdade, mas esse dado é sempre descrito no datasheet da válvula, só procurar pelo modelo no Frank's electron tube datasheet archive (https://tubedata.altanatubes.com.br/search/) e ler as especificações pra válvula usada.

No caso desse pré, já foi falado antes que estão usando diodos 6A10, um diodo Schottky para até 6 Amperes.
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