Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 11:37:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pre valvulado marantz m7 clone  (Lida 2981 vezes)
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« : 29 de Julho de 2024, as 13:14:17 »

Esses dias adquiri um kit(placa+alguns componentes) para montar um pré valvulado clone do clássico marantz m7, apenas a parte de phono.

Iniciei a montagem e encomendei um transformador com as tensões indicadas pelo fabricante da placa.Estou agora na parte de confecção do gabinete. Segue montagem até agora:





















Aceito sugestões. As válvulas serão todas 12ax7 telefunken e a retificadora 6x4 rca. Transformador schatz e fiação Santo Ângelo. O pré possui opção de substituir a válvula 6x4 por diodo, mas como tenho válvulas sobrando aqui, decidi fazer com elas mesmo.

« Última modificação: 29 de Julho de 2024, as 13:16:41 por Cesarino » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #1 : 29 de Julho de 2024, as 15:42:26 »

Parece ser uma placa bem grande hein ! Aguardo suas primeiras impressões do som
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 952

Obrigado
-Dado: 102
-Recebido: 132



« Responder #2 : 29 de Julho de 2024, as 16:31:57 »

Que placa bonita!
pena que a gente precisa da gaiola de Faraday, porque uma placa dessa merecia um gabinete de acrílico para ficar em exibição.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #3 : 29 de Julho de 2024, as 17:05:16 »

Que placa bonita!
pena que a gente precisa da gaiola de Faraday, porque uma placa dessa merecia um gabinete de acrílico para ficar em exibição.

Exatamente. É bem bonita. E o transformador também. Ai ela já está envernizada! Essa semana vou montar o gabinete dela, ou de madeira com fita de cobre por dentro ou de metal mesmo.

-----
Parece ser uma placa bem grande hein ! Aguardo suas primeiras impressões do som


É grande sim! Tem alguns modelos de como fica na internet. Vou comparar com os prés transistorados que tenho aqui, dois japan e 1 brasil. Ver como isso se comporta.










« Última modificação: 29 de Julho de 2024, as 17:50:41 por Cesarino » Registrado
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #4 : 02 de Agosto de 2024, as 09:09:51 »

Gente estou querendo colocar uma chave alavanca de liga/desliga no pré amplificador, acontece que eu lendo em alguns fóruns e vendo o circuito de liga/desliga de chaves em outros aparelhos, eles usam um capacitor chamado snubber, justamente para evitar faíscas no momento do acionamento da chave. Normalmente o capacitor é de poliéster de 22nf/400v. Aos mais entendidos, devo adicionar esse capacitor? Se sim, um de poliéster normal ou aqueles de segurança X2 ?

Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 02 de Agosto de 2024, as 23:33:49 »

De fato essa placa é bem grande, principalmente considerando-se que é apenas um pré amplificador de phono e não um pré amplificador completo com controles de tom e tudo o mais, coisa que desde a década de 70 se consegue com um par de transistores ou um circuito integrado de uso comum.

Inclusive esse circuito deve ser extremamente antigo, porque não existe vantagem nenhuma em se utilizar uma válvula retificadora GZ34 em um pré amplificador, há não ser que não existissem diodos semicondutores na época.

Quanto ao capacitor, pode usar o de poliéster normal de 22nf/400v.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2024, as 23:41:42 por Ramsay » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #6 : 03 de Agosto de 2024, as 07:51:18 »

Inclusive esse circuito deve ser extremamente antigo, porque não existe vantagem nenhuma em se utilizar uma válvula retificadora GZ34 em um pré amplificador, há não ser que não existissem diodos semicondutores na época.


GZ34 ? Eu li 6X4...

-----
De fato essa placa é bem grande, principalmente considerando-se que é apenas um pré amplificador de phono e não um pré amplificador completo com controles de tom e tudo o mais, coisa que desde a década de 70 se consegue com um par de transistores ou um circuito integrado de uso comum.

Pensando dessa forma, não existem vantagens nehuma em montar qualquer coisa pra audio que seja valvulado no entanto... Eles seguem ai firmes e fortes !
« Última modificação: 03 de Agosto de 2024, as 07:53:47 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #7 : 07 de Agosto de 2024, as 10:36:40 »

Comecei a confecção do gabinete. As laterais vão ser em madeira. Falta fazer a furação dos dois painéis, o traseiro que vai ter os jacks rca, porta fusível e jack de cabo de força e o dianteiro que terá a chave alavanca de liga/desliga e o furo do led indicador. Seguem fotos.

 





Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #8 : 07 de Agosto de 2024, as 13:21:24 »

Cesarino

Interessantíssimo ! Fazia tempo que ninguém postava um diário de construção desses aqui no site  Bravo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #9 : 13 de Agosto de 2024, as 15:43:41 »

Hoje a tarde consegui avançar um pouco mais na confecção do gabinete.

Agora faltam as laterais de madeira e o painel da frente que vai ser parafusado nas cantoneiras que foram soldadas. Depois a furação e o acabamento pra começar a montagem. Seguem fotos:












Update: fazendo a parte dos bornes. Tudo ainda sem acabamento.












-----
Já dei uma pequena têmpera no gabinete para não oxidar. Óleo+ forno por meia hora e depois submergir em água, tenho tido bons resultados com esse processo em peças de ferro. Falta pouco pra montar os componentes eletrônicos.













« Última modificação: 14 de Agosto de 2024, as 14:00:59 por Cesarino » Registrado
Cesarino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 15



« Responder #10 : 16 de Agosto de 2024, as 17:25:13 »

Hoje foi dia da confecção das laterais em madeira rouxinho(não tão roxa, mas é rouxinho). Comecei a soldagem dos componentes.

Agora falta o painel frontal e a parte de cima que vai ser uma tela de metal(pra poder ver as válvulas por dentro e todo o circuito).

Seguem fotos:








Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #11 : 16 de Agosto de 2024, as 21:59:00 »

Parabéns, pelo pré de phono "elefante" que você está montando, tá ficando bonito.

Um circuito com 2 transistores e com igual performance poderia ser montado numa caixa de fósforo.
Eu tento encontrar uma comparação no mundo real, mas, simplesmente não consigo.
Mas, enfim, você é quem sabe.

Baseado nesse esquema (risos), sugiro que use o corpo de uma geladeira pra montar o restante do pré e a parte de potência.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2024, as 22:01:39 por Ramsay » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #12 : 16 de Agosto de 2024, as 23:47:41 »

Parabéns, pelo pré de phono "elefante" que você está montando, tá ficando bonito.

Um circuito com 2 transistores e com igual performance poderia ser montado numa caixa de fósforo.
Eu tento encontrar uma comparação no mundo real, mas, simplesmente não consigo.
Mas, enfim, você é quem sabe.

Baseado nesse esquema (risos), sugiro que use o corpo de uma geladeira pra montar o restante do pré e a parte de potência.


Não sei se o colega percebe. Mas as pessoas fazem as coisas por prazer, e não pelo que os outros pensam. Eu acho que se você pensa que faz algum bem escrevendo essas coisas, é porque esqueceu de tomar seus remédios. Bufando Toma na Cabeça
« Última modificação: 16 de Agosto de 2024, as 23:49:01 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #13 : 16 de Agosto de 2024, as 23:48:31 »

Vá em frente Cesarino ! O projeto está muito ficando muito legal e aposto que você tem trena em casa e sabe estimar o peso das coisas, não é mesmo ?
« Última modificação: 16 de Agosto de 2024, as 23:50:15 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #14 : 17 de Agosto de 2024, as 00:31:08 »

Citar
Não sei se o colega percebe. Mas as pessoas fazem as coisas por prazer, e não pelo que os outros pensam. Eu acho que se você pensa que faz algum bem escrevendo essas coisas, é porque esqueceu de tomar seus remédios

E você, tomou os seus?? O meu comentário não é de depreciação, mas, tão somente a minha opinião pessoal sobre o que penso a respeito do tamanho do pré.

Mas, se o autor do tópico sente prazer em montar algo do gênero, então, é uma escolha dele e de mais ninguém.
Por isso o parabenizei, pelo fato dele montar um pré que, hoje em dia, poucos montariam.  
« Última modificação: 17 de Agosto de 2024, as 14:01:55 por Ramsay » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal