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Autor Tópico: Meteoro Nitrous Drive 30w com zumbido  (Lida 5392 vezes)
João h marcossi
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« Responder #15 : 09 de Julho de 2024, as 12:55:11 »

Troquei os capacitares apenas para ter certeza, mas eles não tinha nenhum tipo de defeito aparente, não testei, pois já iria trocar.
Troquei tanto o TL 072 como o 7298 por chineses, mas não alterou em nada, hoje lembrei e compre o jack de entrada, e 2 potenciômetros, um de 20 e o de 200, pois achei desnecessário trocar todos antes de testar, o de 1m, não achei na minha cidade.
A noite farei a troca e vou testar.
Queria saber como isolo o pré amp, para usar por exemplo em um amplificador de mesa que tenho, assim conseguiria saber se tá no pré ou no power.
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gaschmidt1
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« Responder #16 : 09 de Julho de 2024, as 14:41:33 »

Citar
Queria saber como isolo o pré amp, para usar por exemplo em um amplificador de mesa que tenho, assim conseguiria saber se tá no pré ou no power.


Não conheço o esquema. Mas em geral, o melhor ponto é no potenciômetro de entrada do power.
« Última modificação: 09 de Julho de 2024, as 14:42:49 por gaschmidt1 » Registrado

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Doug
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« Responder #17 : 09 de Julho de 2024, as 17:30:08 »

dá uma olhada aqui: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1180.msg19554#msg19554

sobre isolar pré para usar o power.
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« Responder #18 : 09 de Julho de 2024, as 18:17:03 »

Troquei os capacitares apenas para ter certeza, mas eles não tinha nenhum tipo de defeito aparente, não testei, pois já iria trocar.
Troquei tanto o TL 072 como o 7298 por chineses,

Parei de ler por aqui... você caiu no conto do chinÊs  Cheesy
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« Responder #19 : 09 de Julho de 2024, as 18:49:13 »

Hoje em dia tá bem difícil encontrar circuitos integrados e transistores originais. Já os falsificados encontra-se aos montes por aí e por um precinho baixinho. O negócio é comprar na Mouser, ou outras lojas similares, mas, custam bem mais.

Quanto ao ruído mostrado aos 3:00 do vídeo me parece ser mais por falta de aterramento adequado da rede elétrica.
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João h marcossi
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« Responder #20 : 10 de Julho de 2024, as 19:58:38 »

Parei de ler por aqui... você caiu no conto do chinÊs  Cheesy


Você não leu então que antes de trocar já estava com esse zumbido, que troquei apenas para ter certeza de que não eram eles.

Além de que, certeza da meteoro usar o pior dos piores, chines e alto desempenho para eles.
« Última modificação: 10 de Julho de 2024, as 20:02:04 por João h marcossi » Registrado
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« Responder #21 : 10 de Julho de 2024, as 20:56:01 »


Você não leu então que antes de trocar já estava com esse zumbido, que troquei apenas para ter certeza de que não eram eles.

Além de que, certeza da meteoro usar o pior dos piores, chines e alto desempenho para eles.

Os projetos da marca são ruins (na verdade bons projetos de marcas grandes estragados por modificações deles), mas pelo menos essa parte de integrados são de boa procedência, até porque,  se colocar troço vagabundo terão dor de cabeça na garantia, pois os piratas não duram nada e é retorno certo na garantia

Meu Atomic foi comprado em 2003, até hoje só precisei trocar o potenciômetro de volume, por desgaste natural da trilha e a chave de canal, pelo mesmo motivo, o bicho sofreu com uso pesado e nunca queimou nada.
fora as intervenções citadas, só troquei o falante por um Selenium, que mesmo não sendo especifico para instrumentos é infinitamente melhor que o original e fiz o MOD para retornar ao projeto original da Marshall.
uso ele até hoje para estudo e coisas pequenas, pois meu outro amp é um combo 2x12 de fabricação própria com TDA7294 em Bridge, que dá uns 150W de potencia e pesa uns 30kg (o gabinete é uma cópia do VOX AC30).

os potenciometros são medianos para ruins, capacitores de segunda, auto falante é terrivel, gabinete de aglomerado e economizam até na fixação da placa no chassi, mas os integrados são originais.
« Última modificação: 10 de Julho de 2024, as 20:57:07 por Doug » Registrado

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« Responder #22 : 10 de Julho de 2024, as 21:16:41 »


C- desligue o pré (remova o potenciometro de volume) e veja como o amplificador se comporta, se o zumbido continua ou não.
(edição: sem o potenciometro de volume, ligue a caixa, se continuar zumbindo,desligue e solde um fio da ilha onde ficava soldado o pino central do potenciômetro até o terra, com isso você estará aterrando a entrada do Power, nessa condição não deve existir nenhum ruido considerável na saída, se o ruido desaparecer, pode se concentrar na etapa do pré, principalmente nesses potenciômetros que já foram mexidos, alem dos valores errados, pode haver trilha quebrada ao redor deles)


Sem o potenciômetro de volume, ela gritou alto, como microfonia,  quando aterrei, o zumbido parou e também não teve o "grito", coloquei o potenciômetro, e fiz o aterramento pela trilha, a caixa fica muda, não sai som.
Mas com o potenciômetro mesmo aterrado o zumbido continua, como não achei potenciômetro de 1m aqui, troquei o do bass com o do volume para teste e continua o zumbido.
Hoje esqueci o multímetro no trabalho, amanhã vou testar componente por componente, ver se acho algum que possa está com medida fora do especificado.
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« Responder #23 : 10 de Julho de 2024, as 21:33:04 »

se ao aterrar a entrada do power o ruido desapareceu, há boas chances do seu problema estar no pré.

volte o potenciometro e tente tirar a chave de troca de canal e no lugar dela fazer a ligação direta com jumpers na posição clean, veja se o ruido some.
desconfio que ela possa estar danificada, aumentando o ganho mas sem adicionar os leds para ceifar o sinal.
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« Responder #24 : 21 de Julho de 2024, as 21:46:02 »

Bem pessoal voltei, dei um tempo, comprei uma Peavey Rage 158 e tenho brincado com ela. Para deixar esse meteoro de lado um pouco, pois bem, hoje eu resolvi testar umas coisas.
Fiz o teste sem a chave do drive e continuou o zumbido.
Ai dentro das minhas capacidades testei todos os resistores, e achei alguns com leitura diferente do projeto ou sem leitura conforme abaixo.
R1 está totalmente sem leitura
R9 está dando 0.5, no projeto consta 1.
R10 só na escala de 200 que ele apresenta a seguinte leitura 000.6 no projeto diz 0R1 (não entendi isso) as cores são Laranja, Laranja, prata e dourado
R12 a mesma coisa do r10, 000.6 no projeto é 150r
R13 1.2 no projeto 10r, as cores indicam ser de 1.
R15 sem leitura, no projeto 1k
R17 sem leitura, no projeto 100k
R20 sem leitura, no projeto 150r
R21 21.5k, no projeto 4.7k, as cores indicam 22k
R22 e R23 670, no projeto 1.5k

Os abaixo não achei no projeto
R24 6.7k (leitura demora a estabilizar), cores indicam 1.5k
R25 1k, cores também.


Ai entra a dúvida, troco todos esses resistores ou somente os que não apresentam leitura?

Outra questão, não sei é ou não consegui testar os capacitares que não são eletrolíticos, tanto os cerâmicos quanto uns azuis como o C2 e o C3.

Enfim, não andou nada essa situação, mas na esperança compartilho tudo com vocês.
Amanhã vou ver o custo e avaliar, já cogitando a troca do R17 e C1 conforme as dicas do outro tópico.

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« Responder #25 : 21 de Julho de 2024, as 22:52:24 »

Vamos lá:
você retirou a chave, mas fez o jumper no lugar dela?

R1 e  R17 fazem parte do Pré, você já testou com o pré isolado e o ruido continua, então não é por aqui.

R15 serve apenas para polarizar o led do interruptor de power, sem relação alguma com o som do aplificador, ele inclusive funciona perfeitamente sem ele.

R9, R10 são resistores de 1ohm e 0,1 ohm, a não ser que tenha um multimetro de primeira, é bem dificil ter uma medição precisa nesse valor (o R significa OHM, quando ele está no meio dos numeros representa virgula, 2k2 = 2,2k, por exemplo)

R12 - agora a coisa ficou confusa, é um resistor de 150R, quando o fone não está conectado, ele fica em paralelo com R10, esse valor que você encontrou pode ser um indicativo que você está medindo os resistores na placa. você retirou eles para realizar a medição ou está fazendo na placa?

R13 faz uma atenuação para a saida de linha, ele só interfere no circuito quando algo é conectado no jack line, se não há nada, esse resistor é irrelevante, fica totalmente desconectado do circuito.

R20 é um resistor de 150 ohm que junto ao R19 definem o ganho do amplificador, se você está medindo na placa, retire ambos e meça fora, se derem alterados ou tiver alguma duvida a respeito, substitua para teste, como ajustam o ganho, essa pode ser a causa de seu ruido.

R22 e R23 fazem parte da fonte do preamp, quando desligou o preamp para testes, eles não deveriam influenciar, mas mesmo assim, desde que ambos sejam iguais, não deveriam causar grandes problemas.
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« Responder #26 : 22 de Julho de 2024, as 12:06:06 »

Sim, retirei a chave do drive e fiz um jumper, continuou com o zumbido.
Fiz todos os testes na placa, não tirei o préamp para fazer esses testes, só fui medindo e medindo.
Não se como isolar o preamp, para fazer esses testes.
Meu multímetro é chinês, então pode ser ele, mas to achando que vou trocar o r1 e o r17, coisa de centavos e não custa nada, assim já mato essa questão.
Além de querer fazer o mod do r17+C1.

Como testo os capacitares azuis, uns quadradinhos tipo os que tem ao lado dos leds do drive?
« Última modificação: 22 de Julho de 2024, as 12:17:18 por João h marcossi » Registrado
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« Responder #27 : 22 de Julho de 2024, as 16:52:15 »

por hora, acho que não é preciso testar os capacitores, dificilmente eles serão a origem do seu problema.

todos componentes para serem testados precisam ser removidos da placa, se não a medida que você encontra não é do componente, mas a associação de tudo que está ligado a seus terminais, outros resistores, capacitores, entrada de circuitos integrados e etc.

recomendo você realizar os testes  especificamente nos resistores do pré, tire um a um da placa e meça fora dela (ou para facilitar, pode levantar um dos terminais e medir com o outro ainda na placa)

retire e meça como estão r22 e r23, eles são responsáveis pela alimentação do pré, se um deles estiver com problemas, vai desbalancear a alimentação e causar ruidos, lembrando que essencialmente, resistores alteram para cima ou abrem, se algum resistor estiver com valor inferior ao nominal, desconfie da medição.

================================

se quiser fazer um teste do pré:
encontre o C5 e retire da placa o terminal dele que é ligado junto ao R21 e terminal 1 do TDA
solde um fio nesse terminal do C5.

esse fio é a saída do pre amplificador, você pode liga-lo num P10  junto ao terra e injeta-lo na entrada de outro amplificador, se o seu ruido não aparecer, seu pré está perfeito.
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« Responder #28 : 06 de Agosto de 2024, as 20:33:27 »

Abandonei por hora, estou colocando em prática um novo projeto, já já posto e aguardo opniões.
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