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Autor Tópico: Meteoro Nitrous Drive 30w com zumbido  (Lida 5643 vezes)
João h marcossi
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« : 17 de Junho de 2024, as 22:34:29 »

Olá pessoal.
Recentemente comprei um Meteoro Nitrous Drive usado, com dada te fabricação de 2017, porém o mesmo apresenta um zumbido bem incômodo.
Não parece ser de terra, pois ao ligar a caixa, mesmo sem cabo no line in, o mesmo já começa o zumbido.
Ele é linear, não altera com nada, seja tocando, seja com o tempo da caixa ligada.
Já troquei todos os capacitares, troquei o CI TL072 do pré, troquei só TDA7298 primeiro por um 2052 que não funcionou, depois por outro 7298, por fim troquei todos os capacitares, mas o zumbido persiste.
Não achei por aqui os potenciômetro e estou suspeitando que o de agudo já pode  ter sido trocado, pois ele tem a carcaça amarela, diferente dos demais que são prata.

Qual seria uma possível solução, o que trocar agora.

Alguem tem as especificações dos potenciômetros?
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e^(i x pi)+1=0


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« Responder #1 : 18 de Junho de 2024, as 11:02:22 »

João tenta aterrar as carcaças dos potenciometros, principalmente esse que você acha que já foi trocado. Dá uma lixada ou raspada na carcaça e solda um fiozinho nela pra um ponto de terra da placa.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #2 : 19 de Junho de 2024, as 01:47:37 »

acho que os prata é que já foram trocados, pois até onde me lembro os originais da meteoro são amarelados. confere a marca deles, os originais são da marca ACEL.
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João h marcossi
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« Responder #3 : 19 de Junho de 2024, as 21:24:27 »

Desmontei e conferi, o amarelo é da marca Acel e é o que está apresentando mais ruído, acredito que não tenha sido trocado, o resto não tem marca.
Agora queria saber qual a especificação deles para comprar e trocar, assim tenho a certeza de que todos estão novos e são de qualidade.

https://drive.google.com/file/d/1HW26-KoEBNiVAQN-9ac0Z6O0VwL8ucOG/view?usp=drivesdk
Parte de trás.

https://drive.google.com/file/d/1Uhn5S-xRaPiJjTYVNkmta1GxmDGtmsIf/view?usp=drivesdk
Drive

https://drive.google.com/file/d/1ArLwSxNQ4oo0sGlIOfnhs7k5OdhBoQbX/view?usp=drivesdk
Volume e médio

https://drive.google.com/file/d/1vEO4Y2vj3INb68k9gnUP9spAtEkHsRa8/view?usp=drivesdk
Grave é agudo.

Conferia a solda e está muito boa, o que dificulta saber se já foram trocados.
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« Responder #4 : 19 de Junho de 2024, as 22:11:36 »

Eu tenho tanto o Atomic quanto o Nitrous antigos (nitrous 15w), os dois são praticamente o mesmo amplificador, apenas com opamp e  saidas diferentes,  originalmente ambos usam potenciômetros ACEL (amarelo) em todas funções.
você pode conferir o esquema do seu, pois pela primeira foto na postagem anterior, a placa parece ser a mesma do 15w e provavelmente o esquema também, apenas com mudança no CI amplificador e fonte para aumento da potência.

nesse post tem o esquema do Nitrous 15w:
 http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1180.0
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« Responder #5 : 24 de Junho de 2024, as 08:39:00 »

ta tudo errado esses valores ai que você disse.
o correto é:
Drive/Gain= 22KB ou 25KB
Agudo = 220KB ou 250KB
grave = 1MA
médio= 22KB ou 25KB
volume = 1MA
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« Responder #6 : 24 de Junho de 2024, as 20:21:39 »

Ou seja, é realmente igual ao Nitrous/Atomic de menor potência, todos copiados do Marshall 8001/8010, apenas variando a potência entre os modelos e com o toque de Midas reverso da fabricante.
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« Responder #7 : 25 de Junho de 2024, as 13:38:23 »

Ou seja, é realmente igual ao Nitrous/Atomic de menor potência, todos copiados do Marshall 8001/8010, apenas variando a potência entre os modelos e com o toque de Midas reverso da fabricante.

Toque de Midas reverso é um ótimo termo pra designar a referida fabricante  Cheesy  Toma na Cabeça
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« Responder #8 : 25 de Junho de 2024, as 16:16:39 »

Desmontei e conferi, o amarelo é da marca Acel e é o que está apresentando mais ruído, acredito que não tenha sido trocado, o resto não tem marca.
Agora queria saber qual a especificação deles para comprar e trocar, assim tenho a certeza de que todos estão novos e são de qualidade.

Conferia a solda e está muito boa, o que dificulta saber se já foram trocados.


B = Linear, que se refere à curva de funcionamento do potenciômetro (A = Logarítmico, C = Logarítmico Reverso, etc).

203 = 20 e 000, 20.000 Ohms, ou 20k Ohms (lê-se "vinte kilo Ohms"), o valor de resistência do potenciômetro (se fosse 204, seria 20 e 0000, ou 200k, etc).

1M = 1M Ohms, ou 1.000k Ohms, ou 1.000.000 Ohms, lê-se "um mega Ohms", é o valor desse potenciômetro.

Então, você tem:

2x Potenciômetros de 20k Linear;
1x Potenciômetro de 200k Linear;
2x Potenciômetros de 1M Linear.
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João h marcossi
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« Responder #9 : 27 de Junho de 2024, as 10:28:19 »

Então pessoa, vou fazer umas considerações.
1º não sei se a minha caixa já foi muito ou pouco mexida, pois quando comprei (usada) eu percebi o zumbido, então cheguei em casa e ansioso como sou, de cara refiz 100% das soldas a fim de eliminar problemas de solda fria.

2º hoje fiz o aterramento dos potenciômetro e o problema persiste.

3º li em um post para se trocar o pré amp para o tl072 e remover um capacitor ali perto, e que o amp é o 2052, a minha caixa já estava com o 072, porém matem o capacitor, e usa o 7298 como amp. Porém não sei dizer se foi trocado ou não. Mas eu já troquei ambos a fim de ter certeza de que não são eles que estão com problemas.

4º o transformador da minha caixa tem data de outubro de 2010, o que leva a entender que foi fabricada a muito tempo atrás, porém ela parece bem nova, inclusive não tinha nada de poeira quando desmontei.

5º efetuei a troca de 100% dos capacitares, também não resolveu.

Sendo assim, estou bem desanimado dela, não quero gastar mais ou perder tempo montando e desmontando, trocando peças por nada.

Comprei pela oportunidade, 250 reais foi barato, o zumbido é chato, incomoda, mas acho que já gastei uns 100 reais nela, então já passou a ficar caro o custo, melhor deixar assim, já que se for levar em um profissional devo gastar no mínimo 100 reais
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« Responder #10 : 27 de Junho de 2024, as 11:52:28 »

A- a primeira coisa que você precisa fazer é estabelecer a origem desse zumbido, saber se ele surge no Pré ou no Power.
ao fechar completamente o volume o  problema persiste?

B- o zumbido está presente em ambos canais, drive e limpo?

C- desligue o pré (remova o potenciometro de volume) e veja como o amplificador se comporta, se o zumbido continua ou não.
(edição: sem o potenciometro de volume, ligue a caixa, se continuar zumbindo,desligue e solde um fio da ilha onde ficava soldado o pino central do potenciômetro até o terra, com isso você estará aterrando a entrada do Power, nessa condição não deve existir nenhum ruido considerável na saída, se o ruido desaparecer, pode se concentrar na etapa do pré, principalmente nesses potenciômetros que já foram mexidos, alem dos valores errados, pode haver trilha quebrada ao redor deles)

D- confira a chave de troca de canal, a chave original é bem frágil e sofre bastante desgaste, com o tempo é normal ela apresentar mal funcionamento, uma metade dela aumenta o ganho e a outra acrescenta os led para ceifar o sinal, se a chave não estiver 100%, ela pode elevar demais o ganho e com isso qualquer ruido.

E- arrume uma luz bem forte e uma lupa, ilumine um lado da placa e olhe pelo outro, procure por alguma trilha rompida, é algo comum nesses combos da marca, as placas são presas apenas pela frente, nos potenciometros e o resto dela fica suspenso, sujeito a vibração do corpo do aparelho, já peguei vários deles com trilhas danificadas, com calma, verifique toda a placa.

F- faça a medição das tensões entregues no circuito, Multimetro em DC  (escala de 200 VDC), com a ponteira preta  no terra, meça a tensão nos dois capacitores grandes da fonte, confira se o valor de B+ e B- é o mesmo, a fonte é simétrica, então elas precisam ser iguais (uma pequena margem de erro pode acontecer).
ainda com a ponteira preta no terra, faça a medição da tensão nos terminais do TDA, terminal 2 para B+ e terminal 4 para B-, vale o mesmo dito acima, tensões devem ser iguais (lembrando que uma é positiva e outra negativa)
na mesma forma, meça a tensão no OPAMP do pré, terminal 4 para B- e terminal 8 para B+, a tensão máxima ai é de 15v para positiva e negativa, se estiver acima disso ou abaixo de 12v algo está errado.
se possivel, desligue o transformador da placa e na escala AC do seu multimetro, meça a tensão que ele está entregando, uma ponteira no center tap (normalmente fio azul) e meça a tensão entre ele e cada uma das extremidades (dois fios da mesma cor, normalmente amarelos)
com esses dados em mãos, podemos direcionar melhor uma solução.
diante de tudo que você já mexeu nesse amplificador, o problema pode estar na alimentação.

« Última modificação: 27 de Junho de 2024, as 16:51:20 por Doug » Registrado

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« Responder #11 : 28 de Junho de 2024, as 12:47:09 »

Doug, obrigado pelas dicas, e já te adianto que mesmo todos os potencio mentos zerados ela continua com
O zumbido, vou tentar gravar hoje e dou um jeito de postar.
Esse fim de semana vou fazer esses testes, ver o que acontece, tirar fotos e documentar tudo.

« Última modificação: 29 de Junho de 2024, as 12:11:20 por João h marcossi » Registrado
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« Responder #12 : 01 de Julho de 2024, as 20:22:52 »

Boa noite, experimente trocar o jack de entrada dele, já tive um problema parecido e troquei o bendito jack e resolveu, talvez te ajude.
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« Responder #13 : 08 de Julho de 2024, as 22:55:52 »

Boa noite, ainda não consegui fazer os testes, porém hoje resolvi, pesquisar no YouTube e achei esse vídeo.

https://youtu.be/rKQkvYOLwQo?si=uDrjmH2fKuOEfzvV

Aos 3:00 minutos ele liga o drive e quando aumenta um pouco o volume e exatamente o zumbido que o meu amplificador está fazendo, porém mesmo com o drive desligado.
Estou esperando conseguir tempo de ir à rua comprar os potenciometros.
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« Responder #14 : 09 de Julho de 2024, as 12:29:04 »

Se com os potenciometros zerados ele continua com o ruido, temos basicamente três opções.

Ou o potenciometro de volume tem defeito e deixa passar sinal 
Ou há um problema com o power, algum componente alterado ou até um Integrado de saída falsificado
Ou um problema na fonte, como você trocou os capacitores, pode ser um problema no próprio transformador ou algum diodo com fuga.

quando você trocou os capacitores, algum deles estava estufado?
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