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Autor Tópico: Cobertura de metal dos captadores  (Lida 8887 vezes)
Jimi
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« : 17 de Novembro de 2023, as 14:16:24 »

 Li em algum site que não me recordo agora que a cobertura de metal dos captadores faz o timbre da guitarra ficar com menos agudos, ou seja, mais grave e abafado. Isso é verdade?
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« Responder #1 : 17 de Novembro de 2023, as 22:12:24 »

Isso é mito, e tanto é que os captadores com cobertura de metal tem 6 furos por onde passam os parafusos de regulagem da bobina principal que é a responsável pelo som do captador.
A segunda bobina não precisa ter parafusos porque ela está em contrafase com a bobina principal e é ela que elimina o ruído "Humm" típico dos captadores singles.

Se bem que existem opiniões divergentes, mas, não creio que estejam certas.
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« Responder #2 : 18 de Novembro de 2023, as 09:12:47 »

O cover metálico é apenas uma proteção que não consegue fazer a blindagem eficiente do mesmo.

O que irá determinar que um captador tenha mais facilidade de captar agudos é a quantidade de voltas (espiras), pois "quanto maior o comprimento de um condutor, maior será a resistência". Quanto mais resistência, mais dificuldades de passar agudos. Por isso captadores de baixo ganho (baixa impedância) tem agudos mais definidos e captadores de alto ganho possuem sobra de graves.

OBS: há MUITOS outros fatores que irão influenciar na curva de resposta como capacitância parasita, diâmetro do fio e etc.
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Jimi
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« Responder #3 : 18 de Novembro de 2023, as 11:33:27 »

O cover metálico é apenas uma proteção que não consegue fazer a blindagem eficiente do mesmo.

O que irá determinar que um captador tenha mais facilidade de captar agudos é a quantidade de voltas (espiras), pois "quanto maior o comprimento de um condutor, maior será a resistência". Quanto mais resistência, mais dificuldades de passar agudos. Por isso captadores de baixo ganho (baixa impedância) tem agudos mais definidos e captadores de alto ganho possuem sobra de graves.

OBS: há MUITOS outros fatores que irão influenciar na curva de resposta como capacitância parasita, diâmetro do fio e etc.

Pois bem, vi um vídeo de uma guitarra com captadores mini humbucker com capa de metal, e não lembro de ter visto algum exemplo desse modelo com capa de plástico. O som da guitarra, mesmo com o médio/grave típico da ligação normal dos humbuckers, não estava abafado e não faltava agudos.

https://youtu.be/L-tSLZ8U4Lc
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« Responder #4 : 18 de Novembro de 2023, as 15:03:32 »

Pois bem, vi um vídeo de uma guitarra com captadores mini humbucker com capa de metal, e não lembro de ter visto algum exemplo desse modelo com capa de plástico. O som da guitarra, mesmo com o médio/grave típico da ligação normal dos humbuckers, não estava abafado e não faltava agudos.

https://youtu.be/L-tSLZ8U4Lc

São INÚMEROS os fatores que irão influenciar no timbre, e isso não está associado a capa metálica....
Um fio 42 AWG tem o diâmetro maior que o fio 44 AWG, logo concluímos que o 42 irá ocupar mais espaço, ele terá menos voltas se comparamos com um outro captador enrolado com fio 42... tenha em mente que são INÚMEROS fatores que irão influenciar no timbre final e eu não citei nem 4% deles aqui neste tópico.
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« Responder #5 : 18 de Novembro de 2023, as 15:27:26 »


São INÚMEROS os fatores que irão influenciar no timbre, e isso não está associado a capa metálica....
Um fio 42 AWG tem o diâmetro maior que o fio 44 AWG, logo concluímos que o 42 irá ocupar mais espaço, ele terá menos voltas se comparamos com um outro captador enrolado com fio 42... tenha em mente que são INÚMEROS fatores que irão influenciar no timbre final e eu não citei nem 4% deles aqui neste tópico.
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Estou ciente e por esse motiv que pesquiso tanto.
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« Responder #6 : 19 de Novembro de 2023, as 07:37:48 »




Do livro Eletrônica para Guitarristas.

Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2023, as 07:47:55 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #7 : 19 de Novembro de 2023, as 14:19:20 »

Estou ciente e por esse motiv que pesquiso tanto.

Chega um momento em que você vai precisar botar a mão na massa e verificar com seu próprio discernimento o que funciona pra você ou não...
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« Responder #8 : 20 de Novembro de 2023, as 10:45:53 »

As diferenças que eu consegui perceber ao colocar capa metálica em captadores são apenas dois: redução na captação de ruídos, e microfonia se não estiverem devidamente parafinados. Mesmo metais não ferromagnéticos conseguem ser bem microfônicos se estiver livre para mover na frente da bobina.
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« Responder #9 : 20 de Novembro de 2023, as 15:04:17 »

As diferenças que eu consegui perceber ao colocar capa metálica em captadores são apenas dois: redução na captação de ruídos, e microfonia se não estiverem devidamente parafinados. Mesmo metais não ferromagnéticos conseguem ser bem microfônicos se estiver livre para mover na frente da bobina.

Sim ! Ai entra a arte de parafinar o captador sem deixar nenhuma bolha de ar internamente e (logicamente) sem estragar o captador aquecendo demais
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« Responder #10 : 20 de Novembro de 2023, as 15:17:04 »

Eu tenho usado cera de abelha (que consegui com meu irmão que tem um apiário). Parece ter um ponto de fusão mais baixo, se contrai menos ao esfriar, e continua mais ou menos flexível depois de fria.
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« Responder #11 : 20 de Novembro de 2023, as 15:58:40 »

Possoal, vou contar uma hitória aqui, espero não fugir do assunto. Acabei comprando outra guitarra, tem um amigo meu que estava com uma guitarra parada a um tempo pois esta focado no estudo de violão classico e dizia que a guitarra não soava bem e me vendeu (deu) por R$ 150. Ele havia tirado as capas dos captadores na esperança que ela melhora-se o som. Com ela em casa dei um trato na parte elétrica, já que a chave seletora havia sofrido um dano, observei que o captador do braço não estava saindo som. Removi o captador e observei que existia uma avaria em uma das bobinas, provavelmente causada na remoção da capa. Removi a fita da bobina e encontrei quatro fios rompidos, como minha vista anda muito ruim não consegui fazer o reparo os fios são muito finos e frágeis, então desliguei a bobina rompida e liguei apenas a que funcionava. Se não me engano ela possui uns 4,5k.
Enfim, esta funcionando e soa até bem mas queria reparar isso. Alguém sabe me dizer se daria certo ir removendo a fiação da bobina até eliminar as partes rompidas? Ela pode voltar a funcionar? Outra coisa que pensei foi em remover somente a bobina queimada e adapitar um captador single no lugar dela.
A guitarra é uma Strinberg LPS-230 de braço parafusado. Tem um som lindo o captador da ponte, me surpreendeu.



A chave de timbre reparei com sucesso, mas estava sem o face plate ai improvisei com um pedaço de um colar da patroa.



ENTÃO FICA O AVISO: SE FOR MEXER NOS CAPTADORES MUITO CUIDADO!
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« Responder #12 : 20 de Novembro de 2023, as 17:02:48 »

O que eu faria nesse caso seria tentar soldar os quatro fios em um único ponto. Isso vai deixar uma parte da bobina em curto, mas provavelmente será uma seção muito pequena, já que os fios estão na superfície. Depois só isolar a bolinha de solda.
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« Responder #13 : 20 de Novembro de 2023, as 19:14:44 »

Boa ideia, acho que vou tentar fazer esta solda. Tentei soldar um a um mas minha visão está terrível, vou precisar achar minha lupa e estar com a cabeça fresca.
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« Responder #14 : 21 de Novembro de 2023, as 19:17:39 »

Chega um momento em que você vai precisar botar a mão na massa e verificar com seu próprio discernimento o que funciona pra você ou não...
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Há muita coisa que se fala sobre guitarras que são duvidosas ou mesmo irreais. Também há informações lançadas por pessoas que acham que suas opinioes e experiências pessoas valem como verdades absolutas. Lógico que vivo experimentando como você mencionou, mas agora resolvi fazer um par de captadores, precisando assim tirar algumas dúvidas.

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Possoal, vou contar uma hitória aqui, espero não fugir do assunto. Acabei comprando outra guitarra, tem um amigo meu que estava com uma guitarra parada a um tempo pois esta focado no estudo de violão classico e dizia que a guitarra não soava bem e me vendeu (deu) por R$ 150. Ele havia tirado as capas dos captadores na esperança que ela melhora-se o som. Com ela em casa dei um trato na parte elétrica, já que a chave seletora havia sofrido um dano, observei que o captador do braço não estava saindo som. Removi o captador e observei que existia uma avaria em uma das bobinas, provavelmente causada na remoção da capa. Removi a fita da bobina e encontrei quatro fios rompidos, como minha vista anda muito ruim não consegui fazer o reparo os fios são muito finos e frágeis, então desliguei a bobina rompida e liguei apenas a que funcionava. Se não me engano ela possui uns 4,5k.
Enfim, esta funcionando e soa até bem mas queria reparar isso. Alguém sabe me dizer se daria certo ir removendo a fiação da bobina até eliminar as partes rompidas? Ela pode voltar a funcionar? Outra coisa que pensei foi em remover somente a bobina queimada e adapitar um captador single no lugar dela.
A guitarra é uma Strinberg LPS-230 de braço parafusado. Tem um som lindo o captador da ponte, me surpreendeu.

ENTÃO FICA O AVISO: SE FOR MEXER NOS CAPTADORES MUITO CUIDADO!

Se você quer que a guitarra volte a funcionar 100% há duas opções: Refazer totalmete a bobinadanificada, ou trocar o captador. Sodar os fios partidos exige muito cuidado para não danificar o resto da bobina, que aliás, é apenas um fio enrolado em muitas voltas. Por isso citei a possibilidade de refazer a bobina.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2023, as 19:26:18 por Jimi » Registrado
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