Oi Pessoal!
O que o Renato explicou está perfeito. É isso mesmo. Existem várias versões da máquina que eu construí para trefilar o PET. O diferencial da minha é usar um Arduino Uno como controle e usar um bico de trefila feito a partir de um parafuso longo. Os projetos disponíveis usam uma placa de impressora 3D desativada para o controle e um bico de impressora arrobado. O problema desses métodos é que nem todo mundo (ou quase ninguém) tem placa de impressora sobrando e o bico arrombado não conforma o plástico completamente. O filamento que tenho produzido tem qualidade comparável aos industrializados.
Eu estava meio cético sobre o reuso de garrafas PET como filamento, mas agora vou considerar seriamente!
No começo eu também estava. Comecei meus experimentos trefilando PET com uma pistola de cola quente, para não gastar muito com isso já que não tinha certeza do resultado. Porém desde o primeiro teste, em que fiquei por horas puxando o fio de PET na mão, o resultado foi sempre muito bom. Hoje eu não me vejo mais comprando filamento. O PET é um material muito resistente, dimensionalmente estável (não empena) e muito fácil de se usar em impressão 3D. Tão ou mais fácil que PLA.
Link para o projeto no GithubAbraços
Eduardo