Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Fevereiro de 2025, as 10:31:03

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Suprassumo - Inspirado pelo Supro 1606 e HB-2  (Lida 10295 vezes)
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 214
-Recebido: 191

« Responder #15 : 20 de Fevereiro de 2025, as 12:39:41 »

Atualização do projeto!

Eu sei que já faz tempo, mas recentemente deu vontade de voltar a trabalhar nesse amplificador, e cheguei aos seguintes resultados:

https://youtu.be/EbAwwZn_Ymk?si=XbZ8FLPIJ6lo0unh

Fiz uma placa de ilhós com um pedaço de papelão, realmente só para fins de prototipagem, e fiz correção de alguns erros na montagem em protoboard, um deles que eu estava usando resistor de 390k invés de 3k9 no catodo do segundo triodo (não tinha 3k9 no meu estoque, então fiz um com 4k7 em paralelo com 22k).

Agora só estou tentando chegar em um meio-termo entre a tensão B+ da fonte (atualmente 147.5v) e o ponto de operação dos pentodos das PCL82, pois queria chegar o mais próximo possível de 6W de potência (saída do amplificador original), mas para isso preciso de pelo menos 170v de B+, que só consigo com um triplicador de tensão, e esse circuito sem carga chega à 215v, que ultrapassa o máximo do meu capacitor quádruplo (200v), que eu queria usar por ser muito dahora  Cool, mas se tiver que ser abandonado, que seja.

Enfim, esse é o ponto em que estou.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
gaschmidt1
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 15

« Responder #16 : Ontem às 10:56:28 »

Gostei do setup.
"Fazer ou não fazer. Tentar, não há." (Yoda em O Império Contra-Ataca)
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 130

« Responder #17 : Ontem às 21:05:17 »

Interessante o seu projeto, mas me informa, os triodos das PCL82 estão ligados em série?
E toma cuidado com esses dobradores  e triplicadores de tensão porque se houver algum problema com os capacitores eletrolíticos, a descarga de alta tensão vai toda nas suas mãos.
Triplicador e dobrador de tensão em valvulado só mesmo pra testar e acredito que você saiba disto.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 214
-Recebido: 191

« Responder #18 : Ontem às 23:24:50 »

Gostei do setup.

Obrigada! Tirando a bagunça envolta, achei bem melhor para fazer esses testes.

Interessante o seu projeto, mas me informa, os triodos das PCL82 estão ligados em série?
E toma cuidado com esses dobradores  e triplicadores de tensão porque se houver algum problema com os capacitores eletrolíticos, a descarga de alta tensão vai toda nas suas mãos.
Triplicador e dobrador de tensão em valvulado só mesmo pra testar e acredito que você saiba disto.

Sim, são 2 estágios de ganho com os triodos, o esquema está na primeira postagem, na primeira página desse tópico. Até agora só houve algumas mudanças de valores, e também que não usei a mod mencionada no esquema na montagem atual (o catodo do primeiro estágio está aterrado como no Supro original).

Quanto aos multiplicadores de tensão, eu já usei deles em vários testes e projetos (e já estourei vários capacitores no caminho para entender eles Cheesy), e estou usando o dobrador igual o usado no HB-1 Carmine (que, aliás, eu usei para alimentar um circuito rabo-quente de um interfone valvulado para usar como amplificador em 2018 e funciona até hoje).

Em uma montagem definitiva, serão usados capacitores completamente novos.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: