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Autor Tópico: Suprassumo - Inspirado pelo Supro 1606 e HB-2  (Lida 9594 vezes)
blackcorvo
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« : 08 de Fevereiro de 2023, as 02:50:00 »

Esse projeto já estava na cabeça fazem anos, e só depois de alguns experimentos recentes, consegui fazer o protótipo dele funcionar corretamente.

Porém, tudo começou mesmo com o HB-2, que eu já havia tentado montar, mas sem sucesso (por erros de minha parte, não foi culpa do projeto). As peças dele ficaram de molho por muito tempo, até eu me inspirar para tentar novamente.
Dessa vez, queria algo mais simples, só com um controle de volume. E bem nesse período, foi quando vieram alguns vídeos de reviews nas minhas recomendações do Youtube do Supro Super 1606, uma versão moderna do Supro 1606 (que na verdade teve vários formatos, alguns com falante 6x9, outros 8 polegadas). Com a curiosidade atiçada, me pus a procurar mais informações sobre esse amplificador
E nas minhas buscas, vi esse artigo da Premiere Guitar sombre um exemplar desse amplificador sendo arrumado para um cliente, incluindo um esquema, e ao fim do processo, recebendo uma modificação.
Esse esquema me fez querer tentar montar um circuito inspirado nele, tão simples quanto, porém mais em conta. E a proposta do HB-2 foi a forma perfeita para fazer isso.

Então, após muitos apitos e ruídos de oscilação, cheguei ao seguinte esquema:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Levou mais tempo para entender que os resistores de grade da etapa de saída eram importantes do que eu gostaria de admitir... mas finalmente entendi.

E hoje, compartilho esse projeto aqui.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2023, as 09:52:12 por blackcorvo » Registrado

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« Responder #1 : 08 de Fevereiro de 2023, as 09:02:53 »

Bem simples e sucinto esse projeto ! Seria legal postar um esquema com alguma das tensões esperadas em pontos chaves como na fonte por exemplo
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« Responder #2 : 08 de Fevereiro de 2023, as 09:53:24 »

Bem simples e sucinto esse projeto ! Seria legal postar um esquema com alguma das tensões esperadas em pontos chaves como na fonte por exemplo

Farei isso assim que chegar em casa  Legal!

Também vou tentar trocar o resistor de catodo do estágio de saída para 47R, pois percebi que o estágio está sendo empurrado fora do ponto no volume máximo. Talvez essa alteração corrija isso.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2023, as 12:14:08 por blackcorvo » Registrado

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« Responder #3 : 08 de Fevereiro de 2023, as 16:10:08 »

Esse não é o mesmo que o supro super?

Alguns anos eu tentei algo parecido, mas com a versão com tremolo (1616T) fabricado pela gretsch (6150)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Ele tem o mesmo estágio de entrada com o cátodo aterrado e o bias pelo resistor de grade de 6M8 (grid leak bias?), que é considerado ruim em outros fórums.
A sua modificação corrige isso.

Na época li sobre esse circuito e muitos associavam o som característico com a alta tensão de ânode e bias da 6v6.
Interessante é a falta de um divisor de tensão entre estágios. Milagre que ele não tem problemas com distorção (blocking distortion). O capacitor de 4n7 F deve ajudar de alguma forma...

Parabéns pela iniciativa!
Tem algum audio aí pra mostrar como soa?
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2023, as 16:14:25 por Thomas_h » Registrado
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« Responder #4 : 09 de Fevereiro de 2023, as 07:06:01 »

Muito obrigada Thomas! E sim, o Supro Super é o modelo 1606.

Acredito que não tinha visto ainda essa montagem sua do 1616T/6150, excelente como sempre! Uma coisa interessante, todos os amplificadores da Gretsch, Supro, Oahu, National, e algumas outras marcas, eram fabricados pela Valco. Por isso alguns usam o mesmo circuito, e tem medidas de corte de custos como o catodo aterrado do 1606.

Parabéns pela iniciativa!
Tem algum audio aí pra mostrar como soa?

Por enquanto vou ter só esse vídeo aqui, estou só com um probleminha de hum quando aumento o volume do amp, e a saída parece sair um pouco do ponto de operação no volume máximo, mas dá pra ouvir o timbre dele pelo menos:
https://youtu.be/w7iSzLS0IWE
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« Responder #5 : 09 de Fevereiro de 2023, as 15:07:29 »

Eu tenho impressão que o timbre ta bem no estilo Led Zeppelin.

O ruído pode estar vindo dos cabos do transformador de força e de saída. Quanto mais curto, melhor.
Essa protoboard também não foi feita pra tensões acima de 200V, né?

Isso de o amplificador sair do ponto de operação com o volume máximo pode ser também algum tipo de ruído supersônico, ou não?
Li um artigo onde o autor explicava a razão do resistor de grade no estágio de potência. Se não me engano era sobre algum design famoso (Mesa, Matamp ou Soldano), mas até alguns fender usam. Além do resistor de grade um capacitor na ordem dos picofarads era necessário para aumentar a capacitância na entrada da válvula e formar um filtro.
Infelizmente não achei mais, só lembro que tinha uma equação pra estimar a frequência e se o circuito ia ou não oscillar...seria bem útil aqui.
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« Responder #6 : 09 de Fevereiro de 2023, as 18:18:32 »

blackcorvo

Acho que o único problema que merece ter um pouco mais de atenção é sobre a oscilação com volume no máximo. Sobre o ruido eu acredito ser perfeitamente normal dadas as condições do teste ! Mas eu gostei muito do que ouvi !  Bravo
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« Responder #7 : 14 de Setembro de 2023, as 12:55:42 »

Não ando tendo cabeça (nem espaço) para trabalhar nesse projeto, mas tive um tempo livre no serviço, então resolvi fazer o layout do Supro Super 1606 original para passar o tempo.

Layout:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Link no Google Drive para a pasta repleta de referências e o arquivo do projeto feito no DIYLC:
https://drive.google.com/drive/folders/1TgIn41hioDNH7-CvfoIGfYPfNP6IvQ3O

Vocês vão observar que existem 2 variantes desse amplificador nas fotos: o com luz indicadora e porta fusível no painel, e o com fusível interno e sem a luz indicadora. Eu resolvi por fazer o segundo, porque a diferença entre as ligações me parecem ser bem óbvias, e o mais importante para se ter referência seria o resto do circuito.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2023, as 19:48:37 por blackcorvo » Registrado

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« Responder #8 : 05 de Julho de 2024, as 23:36:51 »

Consegui resolver os problemas do circuito, finalmente!
Segue video de sample, usando falante de 3x5 polegadas:

https://youtu.be/XQ4sodg4eEs?si=ISwNMnRPs1_BT-MB

Atualizações do projeto:

- Resistores de 470R e 1K da fonte substituídos por 4K7 e 2K2, respectivamente (essa mudança ajudou a eliminar a distorção indesejada e fazer a resposta do amplificador mais parecida com a do original);

- Resistor de 47R voltou a ser 82R (isso pode vir a mudar novamente);

- "Jeff Bober's Mod" desfeita (não percebi muita diferença com ou sem);

Possíveis atualizações futuras:

- Transformador de 30v+30v 2A, para mais robustez na alta tensão;
- Entradas High-Low;
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« Responder #9 : 08 de Julho de 2024, as 10:37:59 »

Francamente... vale a pena usar um transformador comercial de baixa tensão, alimentando um multiplicador de tensão, ao invés de usar um transformador confeccionado sob medida para o circuito ? Eu me pergunto isso cada vez que estou enrolando um TF 30.A, o transformador de força do HB-1.

Sacrificar a segurança do usuário com um transformador mal-isolado e precisar daquele monte de eletrolíticos para obter o +B; efetivamente, vale a pena ?
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« Responder #10 : 08 de Julho de 2024, as 13:19:32 »

Francamente... vale a pena usar um transformador comercial de baixa tensão, alimentando um multiplicador de tensão, ao invés de usar um transformador confeccionado sob medida para o circuito ? Eu me pergunto isso cada vez que estou enrolando um TF 30.A, o transformador de força do HB-1.

Sacrificar a segurança do usuário com um transformador mal-isolado e precisar daquele monte de eletrolíticos para obter o +B; efetivamente, vale a pena ?

Sacrificar a segurança em que ponto ? O sr. se refere ao projeto do HB-1 também sobre esse ponto ? Há que se recordar que o HB-1 foi pensado de forma a ser o mais barata possível dentro de um limite (100 bucks) mas, não acho que os projetistas tenham sacrificado a segurança, e pior... o projeto tenha sido liberado pra ser amplamente divulgado aqui
« Última modificação: 08 de Julho de 2024, as 13:20:19 por bossman » Registrado

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« Responder #11 : 08 de Julho de 2024, as 13:22:43 »

Em qual ponto ? Sacrificar a segurança do usuário com um transformador comercial onde a isolação entre primário e secundário é feita por uma folha de papel e onde os enrolamentos praticamente se tocam na borda do carretel.

Isto quando a isolação não é feita com algumas voltas de fita crepe, como se pode ver em video no youtube, já denunciado neste forum no tópico "Chinelagem".
« Última modificação: 08 de Julho de 2024, as 20:56:12 por A.Sim » Registrado

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« Responder #12 : 08 de Julho de 2024, as 13:52:44 »

Oi Alexandre.
Eu sei seu esmero e cuidado na confecção nos transformadores, e sei da falta de cuidado de vários outros fabricantes, principalmente os pro público em geral.
Mas vamos ser pé no chão. Seguindo sua crítica ninguém monta mais amplificador solid state. A maioria esmagadora é montada com transformador comercial.
E outra. O que não falta é "fabricante" no Mercado Livre vendendo transformador para amplificador valvulado... Pra Fender, Marshall, e até pro HB-1.
Ou seja, o problema é mais embaixo. Até porque como você mesmo disse, você fabrica ótimos transformadores para o HB-1.
O problema é a escolha do fabricante do transformador, e não outro.
« Última modificação: 08 de Julho de 2024, as 13:54:12 por kem » Registrado

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« Responder #13 : 08 de Julho de 2024, as 20:21:47 »

Mas vamos ser pé no chão. Seguindo sua crítica ninguém monta mais amplificador solid state. A maioria esmagadora é montada com transformador comercial.

Não entendi direito o que o amigo quis dizer.

Mas quanto ao TF 30.A, eu sempre me pergunto, após enrolar metade do secundário de 60 V e começar a enrolar a segunda metade: por que não estou enrolando o secundário de +B, logo de uma vez ? É o mesmo trabalho...
« Última modificação: 08 de Julho de 2024, as 20:54:50 por A.Sim » Registrado

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« Responder #14 : 09 de Julho de 2024, as 16:35:37 »

A.Sim, eu concordo com você em relação à qualidade dos transformadores, mas isso será um problema para quaisquer projeto usando transformadores hoje em dia.

Até tenho uma anedota sobre isso. Segue no spoiler:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Eu entendo ter um viés pessoal, pois adoro mexer com multiplicadores de tensão, mas acho que o problema aqui cai muito mais sobre a baixa qualidade dos transformadores no Brasil a cada ano que passa, do que um problema com o projeto.

E não entendi o porquê do exagero com sua fala de "um monte de eletrolíticos". Os únicos responsáveis pelo aumento da tensão são o capacitor de 220uF e de 100uF ligados direto aos diodos. Não é um número muito diferente de uma retificação de onda completa com 2 diodos e transformador com Tap central...

Enfim, o que podemos fazer sobre isso é a recomendação de quem faz produtos de boa qualidade (como os seus), e o que evitar usar.

Por fim, não há nada impedindo o montador de escolher refazer a fonte com um transformador com um secundário pros filamentos e outro pro B+.
O projeto é para o amplificador,  como serão geradas as tensões utilizadas por ele fica à critério do montador.
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