Fala galera, sou o Renan. Embora seja leitor do fórum há algum tempo, esse é o meu primeiro tópico por aqui.
Sou iniciante na eletrônica, tenho um conhecimento bem básico; já montei alguns pedais, realizei reparos simples e montei o projeto do HTM-1 aqui do fórum.
Então, tenho um Marshall Valvestate VS100 de 25 aninhos de idade; possuo ele há algum tempo e nunca havia apresentado problemas. Faz um ano que venho utilizando ele frequentemente, em gigs quase todo fim de semana.
Há alguns meses, ele começou a apresentar uma distorção esquisita no canal limpo, principalmente com volume mais alto e tocando a guitarra com mais força. Pesquisando um pouco sobre, vi que esses amps sofrem de solda fria por conta da vibração do combo, então resolvi ressoldar as placas por completo, sem trocar nenhum componente. Porém, após isso a distorção "esquisita" piorou ainda mais, impossibilitando o uso do amp. O aspecto era de um som de Fuzz, as notas ficavam sem definição e sem sustain.
Decidi testar o falante em outro amp, e no fim, o som acabou saindo estranho da mesma forma. Concluí então, que o defeito deveria ser do falante, poderia ter queimado ou algo do tipo. Após isso, coloquei um falante novo no Marshall, e o problema havia passado. O clean estava limpo de novo, as distorções ok, volume ok. Utilizei ele por mais ou menos um mês assim, tudo funcionando. Porém, tocando em casa no som limpo, acabei notando aos poucos, aquela distorção estranha voltando no canal limpo. Sempre que tocava forte ou aumentava o volume, ela aparecia de forma acentuada.
Com medo de perder outro falante, resolvi parar de utilizar o amp e tentar resolver o que tivesse acontecendo. Concluí então, que possivelmente algum defeito do amp tivesse ocasionado a queima do falante. Pesquisei sobre o assunto e vi que uma das principais causas é de vazamento de tensão DC na saída. Então, fiz os testes e realmente, havia tensão DC. Chegou a bater até 500 milivolts DC, acredito que não seja nada bom para o falante. No canal clean era menor, da ordem de 60 milivolts, mas nos canais de Drive 1 e 2 ela subia muito, mesmo sem sinal. Com sinal aplicado aí sim chegava nessa faixa de 200 até 500 milivolts.
Comecei então a procura, de defeitos ou componentes suspeitos. Não achei nada de alarmante, mas troquei os eletrolíticos grandes, alguns resistores, e diodos retificadores, e dei mais um confere nas soldas. Refiz os testes e o problema continuou lá. Acreditava ser na placa de power o defeito, mas já não tenho certeza. Medi os transistores de potência e não tem nenhum em curto.
Dois pontos que fiquei pensando: Fiz os testes com uma lâmpada em série de 120W, no canal clean, apenas com volume máximo ela acendia de leve. Já nos canais de Drive ela ficava sem acender com pouco volume, porém acendia muito forte a partir da metade do volume. Achei estranho também a tensão DC na saída ser diferente entre os canais, e aumentar conforme trocava entre eles.
Próximo passo que pensei seria trocar todos os outros eletrolíticos e ver se o problema não está na placa do pré, algum CI ou transistor em curto.
Enfim, me estendi bastante mas se alguém puder me ajudar, se sabe o que pode ser ou tiver alguma dica para que lado devo procurar, agradecerei imensamente!!
Vou deixar o link do esquema do amp aqui para consulta.
Se alguém precisar de alguma foto das placas ou que precise que eu faça alguma medição específica, farei em seguida!
Desde já agradeço.
https://www.thetubestore.com/lib/thetubestore/schematics/Marshall/Marshall-VS100R-100W-Schematic.pdf