Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 06:51:05

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema Marshall Valvestate VS100  (Lida 5683 vezes)
renan_fg
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0

« : 28 de Novembro de 2022, as 01:28:13 »

Fala galera, sou o Renan. Embora seja leitor do fórum há algum tempo, esse é o meu primeiro tópico por aqui.

Sou iniciante na eletrônica, tenho um conhecimento bem básico; já montei alguns pedais, realizei reparos simples e montei o projeto do HTM-1 aqui do fórum.
Então, tenho um Marshall Valvestate VS100 de 25 aninhos de idade; possuo ele há algum tempo e nunca havia apresentado problemas. Faz um ano que venho utilizando ele frequentemente, em gigs quase todo fim de semana.
Há alguns meses, ele começou a apresentar uma distorção esquisita no canal limpo, principalmente com volume mais alto e tocando a guitarra com mais força. Pesquisando um pouco sobre, vi que esses amps sofrem de solda fria por conta da vibração do combo, então resolvi ressoldar as placas por completo, sem trocar nenhum componente. Porém, após isso a distorção "esquisita" piorou ainda mais, impossibilitando o uso do amp. O aspecto era de um som de Fuzz, as notas ficavam sem definição e sem sustain.
Decidi testar o falante em outro amp, e no fim, o som acabou saindo estranho da mesma forma. Concluí então, que o defeito deveria ser do falante, poderia ter queimado ou algo do tipo. Após isso, coloquei um falante novo no Marshall, e o problema havia passado. O clean estava limpo de novo, as distorções ok, volume ok. Utilizei ele por mais ou menos um mês assim, tudo funcionando. Porém, tocando em casa no som limpo, acabei notando aos poucos, aquela distorção estranha voltando no canal limpo. Sempre que tocava forte ou aumentava o volume, ela aparecia de forma acentuada.

Com medo de perder outro falante, resolvi parar de utilizar o amp e tentar resolver o que tivesse acontecendo. Concluí então, que possivelmente algum defeito do amp tivesse ocasionado a queima do falante. Pesquisei sobre o assunto e vi que uma das principais causas é de vazamento de tensão DC na saída. Então, fiz os testes e realmente, havia tensão DC. Chegou a bater até 500 milivolts DC, acredito que não seja nada bom para o falante. No canal clean era menor, da ordem de 60 milivolts, mas nos canais de Drive 1 e 2 ela subia muito, mesmo sem sinal. Com sinal aplicado aí sim chegava nessa faixa de 200 até 500 milivolts.
Comecei então a procura, de defeitos ou componentes suspeitos. Não achei nada de alarmante, mas troquei os eletrolíticos grandes, alguns resistores, e diodos retificadores, e dei mais um confere nas soldas. Refiz os testes e o problema continuou lá. Acreditava ser na placa de power o defeito, mas já não tenho certeza. Medi os transistores de potência e não tem nenhum em curto.

Dois pontos que fiquei pensando: Fiz os testes com uma lâmpada em série de 120W, no canal clean, apenas com volume máximo ela acendia de leve. Já nos canais de Drive ela ficava sem acender com pouco volume, porém acendia muito forte a partir da metade do volume. Achei estranho também a tensão DC na saída ser diferente entre os canais, e aumentar conforme trocava entre eles.

Próximo passo que pensei seria trocar todos os outros eletrolíticos e ver se o problema não está na placa do pré, algum CI ou transistor em curto.
Enfim, me estendi bastante mas se alguém puder me ajudar, se sabe o que pode ser ou tiver alguma dica para que lado devo procurar, agradecerei imensamente!!

Vou deixar o link do esquema do amp aqui para consulta.
Se alguém precisar de alguma foto das placas ou que precise que eu faça alguma medição específica, farei em seguida!
Desde já agradeço.

https://www.thetubestore.com/lib/thetubestore/schematics/Marshall/Marshall-VS100R-100W-Schematic.pdf
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 28 de Novembro de 2022, as 09:25:04 »

Meça as tensões (entre os dois terminais do resistor) sobre os resistores R19, R21, R24 e R25, pra ver se algum dos transistores de saída não está conduzindo mais do que os outros.

Faça isso, com o amplificador ligado diretamente na tomada, sem o uso da lâmpada em série.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2022, as 09:28:48 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
renan_fg
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #2 : 29 de Novembro de 2022, as 03:23:09 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Opa Xformer! Obrigado pela resposta. Amanhã farei as medições. Devo fazê-las injetando algum sinal no amp ou não é necessário? Nesses resistores devo fazer a medição em AC ou DC?
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 29 de Novembro de 2022, as 08:28:02 »

Renan, as medições de tensão nos resistores você faz com o multímetro em modo Vdc (tensão contínua), e sem sinal na entrada (pode até aterrar a entrada para não captar nenhum ruído).   Devem ser valores de tensão baixos, mas se tiver um bem diferente, pode ser que o transistor ligado ao resistor esteja ruim.

Outra coisa que você pode fazer é trocar a pasta térmica entre os transistores de potência e os dissipadores. Pela idade do amplificador, a pasta pode estar ruim (seca) o que ocasiona o aquecimento dos transistores pela menor transferência de calor aos dissipadores. Veja se o transistor (T6 - MJF122) que faz a polarização dos transistores de potência está bem preso ao dissipador e com pasta térmica.  A camada de pasta térmica precisa ser bem aplicada e com espessura bem fina.  
« Última modificação: 29 de Novembro de 2022, as 08:37:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
renan_fg
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #4 : 30 de Novembro de 2022, as 01:24:23 »

Fiz os testes agora na escala de milivolts dc, os resultados foram:
 R19 -0.190 milivolts
 R21 0.018 milivolts
 R24 variou de -0.130 até -0.190 milivolts enquanto fazia as medições.
 R25 0.018 milivolts

Realmente a pasta está ressecada, assim que possível farei a troca. Quando encostei nos dissipadores, me pareceu que apenas dois deles estavam esquentando. Talvez explique a diferença de tensão entre os 4.

Agora o canal do drive 2 se tornou inoperante, o led não acende e ele não manda o sinal, apenas faz um ruído elétrico agudo na placa quando pressiono o botão. Não sei se com o mau funcionamento pode ter queimado o ci que faz a troca de canais.

Outro teste que resolvi fazer foi da tensão RMS na saída.  No canal Clean aplicando sinal de 1khz consegui 7,8v. Fazendo a conta 7,8 . 7,8 / carga de 8,5 ohms = 7,15W
No Drive 1 consegui 22v. Aplicando na equação 22 . 22 / 8,5 = 56,94W

Creio estar fora do esperado. Não sei se essa informação ajuda em alguma coisa, mas resolvi trazer.

Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 30 de Novembro de 2022, as 11:33:39 »

Tem coisa errada mesmo nos dois transistores PNP de saída. Com esses 190 mV nos resistores, cada um está com corrente de repouso de mais de 0,5 A que é mais de dez vezes o que os transistores NPN da parte de cima estão conduzindo.  Cheque bem os componentes da etapa de saída, principalmente os transistores T6 e T7 e o diodo D7 e os resistores que são vizinhos deles.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #6 : 30 de Novembro de 2022, as 14:27:06 »

Fiz os testes agora na escala de milivolts dc, os resultados foram:
 R19 -0.190 milivolts
 R21 0.018 milivolts
 R24 variou de -0.130 até -0.190 milivolts enquanto fazia as medições.
 R25 0.018 milivolts

Realmente a pasta está ressecada, assim que possível farei a troca. Quando encostei nos dissipadores, me pareceu que apenas dois deles estavam esquentando. Talvez explique a diferença de tensão entre os 4.

Agora o canal do drive 2 se tornou inoperante, o led não acende e ele não manda o sinal, apenas faz um ruído elétrico agudo na placa quando pressiono o botão. Não sei se com o mau funcionamento pode ter queimado o ci que faz a troca de canais.

Outro teste que resolvi fazer foi da tensão RMS na saída.  No canal Clean aplicando sinal de 1khz consegui 7,8v. Fazendo a conta 7,8 . 7,8 / carga de 8,5 ohms = 7,15W
No Drive 1 consegui 22v. Aplicando na equação 22 . 22 / 8,5 = 56,94W

Creio estar fora do esperado. Não sei se essa informação ajuda em alguma coisa, mas resolvi trazer.

É provável que tenha defeito no power. Mas esse defeito deve estar no pré.

Senão tanto com o modo clean, como no modo overdrive o problema da falta de potência seria semelhante.
Já que o chaveamento de pré desse amplificador não interfere no power. A conclusão é que tem problema no pré, talvez mesmo na chave de mudança clean/drive. Termine de fazer os testes do power, que mais tarde podemos verificar isso.

Smiley
« Última modificação: 30 de Novembro de 2022, as 14:27:41 por Matec » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: