Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 08:21:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Módulos para Amplificadores Valvulados  (Lida 2229 vezes)
designermx2
Visitante
« : 25 de Outubro de 2010, as 10:16:58 »

Bem pessoal, a um tempo eu tinha pensado em uma solução prática, econômica com relação ao tempo, espaço , etc... e tenho certeza que alguns aqui já haviam pensado no mesmo.

Bem , conversando com o Eduardo, vi que ele tinha esta idéia, mas não possuia tempo. Eu tenho a vontade , o tempo, mas não tenho conhecimento técnico para isso.

Como nem de Eagle eu manjo, estava fazendo as alterações nos componentes direto no Illustrator (depois de gerar o EPS), mas estou estudando para dar menos trabalho ao EDUARDO e para vocês.

Vou colocar aqui alguns dos erros que cometi para que possam ver e não repetir, sendo que tem coisas que eu não sabia como a espessura das trilhas pela sua amperagem, além de outras informações e erros que cometi.

Caso Eduardo não concorde em colocar aqui o email que ele me passou, eu edito e removo, mas estou colocando para auxiliar a todos.

O objetivo é ter aqui fontes, prés, powers, inverters, tonestacks e outros que possam interessar, como um que eu sempre imaginei fazer que era um apoio para as válvulas com terminais nas pontas (até agora fico com receio de fazer isso).

O primeiro está abaixo, vou colocar aqui com o nome, ok?

Citar
Oi Roberto
 
Bom, tirei o dia para analisar e deixar em ordem a sua plaquinha. Acho que o melhor jeito de ensinar é com um exemplo. Segue o seu pré revisado.
 
O primeiro problema que encontrei foi a falta de conexão na blindagem interna da EF86. Esta blindagem é ligada nos pinos 2 e 7. Também faltou deixar claro a conexão dos filamentos. Para acertar essas coisas, precisei editar a biblioteca. Pode tomar por base que você vai ter que criar uma biblioteca de símbolos para as válvulas, ou ao menos editar bastante as que já existem.
 
Antes de começar o projeto de uma placa, você deve ter em mãos os componentes que vai usar. Você usou o mesmo capacitor em todos os lugares. Cada um tem um tamanho diferente! Os resistores que você usou também estavam inadequados. O padrão é usarmos resistores de 1/2W e não de 1/4 ou menores. Você pode até argumentar que a potência dissipada está dentro da tolerância, mas o problema são as tensões elevadas. Por isso precisamos de resistores maiores. Se forem pequenos demais, pode saltar fagulha por excesso de tensão.
 
Você usou no projeto da placa uma chave que eu nunca vi no mercado para comprar. Novamente, você deve ter certeza que vai conseguir os componentes que especificar.
 
Quando for desenhar uma placa, coloque as conexões todas numa mesma borda e próximas. Se tiver fios saindo do meio, pode trazer complicações ao montar o módulo.
 
É importante manter a válvula o mais recuada possível em relação ao lado que será painel. Válvulas são altas e volumosas. Se estiver muito perto da borda que ficará para fora, pode trazer problemas de montagem.
 
Você precisa especificar a tensão de trabalho. Apenas escrever +B não quer dizer nada! Proponho que os módulos sejam todos projetados para trabalhar com 250V, que é uma tensão bem comum em valvulados.
 
Você desenhou a placa toda no avesso. Você deve usar a layer correta para fazer o desenho. A layer 1 é para cobre no topo da placa. Se for mandar fabricar, precisa manter os padrões da indústria.
 
Eu alterei o valor do capacitor de catodo para 220uF. 22uF é muito pouco. Também coloquei um resistor de 10M no capacitor de saída. Lembre que se isso vai ser um módulo, precisa funcionar em qualquer situação. Se o usuário for ligar em algo que tem um capacitor na entrada, a ponta vai ficar flutuando e isso dá problema.
 
Você não precisa editar o desenho do Eagle em outro programa para alterar o que quer que seja. Eu desenhei tudo usando uma trilha mais grossa que a padrão. É só você ajustar a espessura que quer e mandar brasa. Pode até usar várias espessuras diferentes.
 
Havia umas conexões sem sentido que eu eliminei. O projeto deve ser o mais limpo possível com um mínimo de conexões externas.
 
Mantive a chave no projeto apenas para ilustrar. Essa é uma daquelas coisas medonhas de se fazer. Se o usuário resolver mudar a posição com o aparelho ligado, vai dar um tremendo estouro nos falantes.

Mensagem Mesclada
_____________________________________________________________________________________________________________________

EF86

Esta placa foi criada com uma chave de modo TRIODO/PENTODO que deve ser acionada antes de ligar o amplificador

« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, as 10:18:29 por designermx2 » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #1 : 11 de Junho de 2013, as 07:16:40 »

Bom, dando sequência ao tópico, infelizmente nem todos puderam contribuir para colocar módulos aqui.

Então, como eu estava desenvolvendo uns mods para meu 5f2a turbinado, vou colocar aqui as coisas que vou fazendo.


Relé automático.

Este circuito aciona o relé depois que recebe energia do transformador, que pode ser o próprio transformador de força do amp ou um externo(desde que seja retificado, 12v e com fusível que não estão no esquema, ok?).

O cálculo para o tempo é Tsec=1,1 x R x C

No meu, fiz o circuito funcionar com dois minutos e dez segundos com outros valores de resistência e capacitor.

O que está no esquema está com 2 segundos para o pessoal testar se quiser. Aconselho procurar o ponto de aquecimento de cada amplificador, já que depende de outras coisas.

Segue anexo:

http://www.yathos.com.br/site/wp-content/uploads/2013/06/555-relay.zip

No futuro ou se as pessoas aqui puderem (que estou meio ocupado no momento), pode-se adicionar um outro relay em paralelo para usar um led de duas cores indicando o status. Seria uma mod bem fácil e ajudaria a saber quando o amp está funcionando e quando não está.
« Última modificação: 18 de Junho de 2013, as 19:47:25 por designermx2 » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 19 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal