Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
28 de Novembro de 2024, as 15:52:16
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
>
Osciloscópio
Páginas:
1
2
1
[
2
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Osciloscópio (Lida 17592 vezes)
A.Sim
Handmaker
Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363
Re: Osciloscópio
«
Responder #15 :
22 de Janeiro de 2022, as 19:05:23 »
A imagem original das formas de onda do meu projeto de mestrado era assim;
Daí eu quis me aparecer ao publicar no IEEE e usei um osciloscópio digital Tektronix da Universidade. Ficou essa garatuja aqui:
Entendeu agora, colega, ou precisa desenhar mais ?
«
Última modificação: 22 de Janeiro de 2022, as 19:13:56 por A.Sim
»
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Electric Effects
Handmaker
Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383
«
Responder #16 :
22 de Janeiro de 2022, as 20:40:07 »
A.Sim, eu provavelmente sei de qual osciloscópio digital você pegou estes resultados e não devia ter a opção de intensidade de cor. No seu analógico, aposto também que não colocou o brilho no máximo para esconder os ruídos.
Semana que vem eu posso gravar uns vídeos e/ou tirar resultados do osciloscópio digital da Tektronix para te mostrar, já que você não acredita.
Citação de: xformer em 21 de Janeiro de 2022, as 13:21:40
Uma coisa que os digitais em geral não tem, é a entrada Z, que controla o brilho do feixe. Algumas animações que o pessoal faz com uma trilha de áudio estéreo (entrando nos canais X e Y) ou videogames para tela de osciloscópio, só com os analógicos.
https://www.youtube.com/watch?v=ZaTuFB5QXHo
https://www.youtube.com/watch?v=opy2YYgtyNw
Combinando a intensidade de brilho do osciloscópio digital e a opção de persistência, acredito ser possível obter bons resultados para estas músicas.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #17 :
22 de Janeiro de 2022, as 20:45:13 »
Citação de: Electric Effects em 22 de Janeiro de 2022, as 20:40:07
Combinando a intensidade de brilho do osciloscópio digital e a opção de persistência, acredito ser possível obter bons resultados para estas músicas.
Não Vitor, você não entendeu o que a entrada Z faz. Ela controla externamente o brilho do feixe, através de tensão. Com isso, se consegue desligar o traço se não quiser que o desenho seja contínuo. Era muito usada para tornar um osciloscópio em tela de TV, jogando o sinal de luminância do vídeo composto na entrada Z e os sinais de varredura da TV nas entradas X e Y.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
Obrigado
«
Responder #18 :
23 de Janeiro de 2022, as 10:28:34 »
Citação de: Electric Effects em 22 de Janeiro de 2022, as 20:40:07
A.Sim, eu provavelmente sei de qual osciloscópio digital você pegou estes resultados e não devia ter a opção de intensidade de cor. No seu analógico, aposto também que não colocou o brilho no máximo para esconder os ruídos.
Reduzir o brilho para esconder o ruído ? Que ruído ? O colega nunca usou osciloscópio analógico para afirmar uma sandice dessas.
Aumentando-se o brilho há o alargamento do traço e a formação do halo em torno do ponto móvel, mas isso não é ruído; é operação além do ponto ótimo de ajuste de brilho.
Ruído em osciloscópio analógico o colega encontra no alcance de maior sensibilidade ( 5 mv/div...1 mV/div ) à s vezes ainda pedindo ganho x10.
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16
«
Responder #19 :
23 de Janeiro de 2022, as 14:25:52 »
Citação de: A.Sim em 22 de Janeiro de 2022, as 19:05:23
Daí eu quis me aparecer ao publicar no IEEE e usei um osciloscópio digital Tektronix da Universidade. Ficou essa garatuja aqui:
Isso é só porque o analógico não tinha banda pra registrar o ruído, dá pra ver pelo rise time dos pulsos. Ou vai me dizer que o digital "inventou" esse overshoot no terceiro canal?
Esse era o tectronix mais novo que a gente tinha no lab, acho que foi comprado em 2005~2010. Claro que tem ruído, o circuito era uma smps, mas cadê o quadriculado que te machuca tanto?
Enfim, metade das vezes que eu uso um osciloscópio é pra salvar um sinal e depois analizar com script. Dito isso, o registro mais cagado de um digital vale mais pra mim do que a melhor foto da tela dum analógico que você conseguir tirar.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #20 :
23 de Janeiro de 2022, as 17:01:51 »
Citação de: Questão em 23 de Janeiro de 2022, as 14:25:52
Isso é só porque o analógico não tinha banda pra registrar o ruído, dá pra ver pelo rise time dos pulsos. Ou vai me dizer que o digital "inventou" esse overshoot no terceiro canal?
Esse era o tectronix mais novo que a gente tinha no lab, acho que foi comprado em 2005~2010. Claro que tem ruído, o circuito era uma smps, mas cadê o quadriculado que te machuca tanto?
Enfim, metade das vezes que eu uso um osciloscópio é pra salvar um sinal e depois analizar com script. Dito isso, o registro mais cagado de um digital vale mais pra mim do que a melhor foto da tela dum analógico que você conseguir tirar.
O overshoot da imagem digital foi criado pelo osciloscópio digital; possivelmente alguma reflexão na ponteira. Não fui atrás disso porque não importava para o propósito. Os undershoots no analógico aparecem pois as ponteiras não estavam propriamente compensadas no momento da foto; isso também não era importante naquele momento. O circuito operava em baixa velocidade e o que se estava tentando registrar era a correta resposta aos sinais. O osciloscópio analógico tem 40 MHz de largura de banda, suficiente para a aplicação em pauta. As imagens foram capturadas em dois momentos diferentes, com diferentes ponteiras em cada caso. O ruído que se vê na imagem é criado pelo osciloscópio, não existe no circuito. Ele aparece mesmo quando as ponteiras estão em curto.
E esse mesmo ruído está ali mesmo na sua imagem, é só dar uma ampliadinha na onda triangular.
Por fim, e encerrando o assunto de minha parte, quanto à nossa divergência, é isso mesmo: enquanto o colega " usa um osciloscópio para salvar um sinal e depois analisar com script ", eu uso o osciloscópio para VER a forma de onda. E, para isso, a imagem não pode estar coberta de artifacts, os quais não consigo diferenciar se são imperfeições do osciloscópio, ou se são imperfeições do circuito.
«
Última modificação: 23 de Janeiro de 2022, as 17:11:01 por A.Sim
»
Electric Effects
Handmaker
Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383
«
Responder #21 :
24 de Janeiro de 2022, as 18:30:10 »
Citação de: A.Sim em 23 de Janeiro de 2022, as 10:28:34
Reduzir o brilho para esconder o ruído ? Que ruído ? O colega nunca usou osciloscópio analógico para afirmar uma sandice dessas.
Aumentando-se o brilho há o alargamento do traço e a formação do halo em torno do ponto móvel, mas isso não é ruído; é operação além do ponto ótimo de ajuste de brilho.
Ruído em osciloscópio analógico o colega encontra no alcance de maior sensibilidade ( 5 mv/div...1 mV/div ) à s vezes ainda pedindo ganho x10.
Os AO's ou transistores do analógico são isentos de ruído? Se você pudesse pausar a forma de onda do analógico veria que o ruído aparece, mesmo que em pequena quantidade. Um sinal com "
trigger
" no osciloscópio analógico vai aparecer com o ruído todo randomizado, e assim junto com o ajuste de brilho ele ficará imperceptível aos olhos, algo análogo ao que acontece quando aciona-se um LED com PWM e o brilho pode ser ajustável.
O osciloscópio analógico pode funcionar bem para você, mas dizer que o digital é ruidoso...
Tirei umas fotos da intensidade de onda e do ruído de menos de 10mVpk-pk (olha só! Bem próximo ao ruído do analógico e ainda usando um PWM de um DSP alimentado com
fonte chaveada
). Eu ainda deixei o osciloscópio com alta taxa de aquisição e detecção de pico. Eu acredito que se eu medir um sinal puramente analógico com este osciloscópio digital, obteria um ruído até menor que alguns analógicos com pequena largura de banda.
O osciloscópio do seu artigo da IEEE deve ser o mesmo que tenho em laboratório, ele é de 4 canais e isolado (na verdade a medida é diferencial e com alta impedância). A reflexão nestes osciloscópios é horrível, assim como sua resolução e performance em ruídos, ou seja, você só teve uma experiência ruim com osciloscópios digitais.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #22 :
06 de Fevereiro de 2022, as 19:21:20 »
Não resisti à elegância destas imagens.
E o 547 era um gigantesco equipamento valvulado. Quanto retrocesso para um fabricante que se orgulhava da ortogonalidade dos sistemas de deflexão, da linearidade da varredura e da definição dos traços !
Páginas:
1
2
1
[
2
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...