Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Julho de 2024, as 06:55:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Lixas: qual usar?  (Lida 18461 vezes)
CamiloM
Visitante
« : 20 de Outubro de 2010, as 15:08:07 »

Olá amigos! Fiquei na dúvida se postava na área iniciante ou aqui na de ferramentas, mas como as lixas podem ser consideradas ferramentas resolvi postar aqui.
Só montei os pedais dentro de patolas e não tive que lixa-las, mas agora encomendei umas caixinhas de alumínio com o Apachee e sei que terei que usar lixas.
Pois bem, sei que existem lixas de vários tipos e numerações (já li esse pequeno artigo  http://www.fazfacil.com.br/materiais/lixas.html ,mas ele não trouxe nada que eu já não soubesse), então gostaria de saber das experiências de vocês. Começam lixando com qual número de lixa? Usam lixa d'água ou pra metal? Se eu fosse montar um kit básico de lixas quais numerações deveria comprar?
Valeu!
Camilo 
Registrado
Güero 2.0
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.817

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 55


Kiss the frog


« Responder #1 : 20 de Outubro de 2010, as 15:27:38 »

Tenha sempre:

100 Ferro - ótima para o inicio dos trabalhos, vai depender da situação em que se encontra a superfície,
150 Ferro - O mesmo acima se vc achar que pouco trabalho resolverá, ou se o material não for tão duro,

400, 600, 800 Água - Após desbastar e  nivelar a numeração menor é a mais indicada para massa rápida e fundo primer, subindo um pouco chegasse a fase de acabamento

1200 2000 Água- fase final, acabamento fino, fosqueamento de tinta e verniz entre demãos.

Necessário:

Um toquinho de madeira para apoiar a lixa e servir como nivelador no lixamento

Registrado

"A Oceânia está em guerra com a Lestásia."
CamiloM
Visitante
« Responder #2 : 20 de Outubro de 2010, as 16:17:59 »

Valeu Güero! Amanhã vou ver se monto o meu kit lixa.
Estou pensando em experimentar o acabamento por corrosão que o pessoal tem comentado aqui no fórum.
Abraço.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #3 : 20 de Outubro de 2010, as 20:22:10 »

O Güero já disse tudo. Só complementando, o toquinho ou taco é usado para que a superfície seja lixada de uma maneira uniforme. Os vãos e as ondulações dos dedos deixam imperfeições no acabamento.

A lixa quanto mais fina mais cara, uma folha de lixa 2000 aqui em minha cidade deve estar em torno de r$ 5,00.

Abraços!!!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
ApAcHee*
Visitante
« Responder #4 : 20 de Outubro de 2010, as 21:03:38 »

Isso mesmo Güero, disse tudo

as caixas vão no acabamento rústico para que o cliente dê o seu acabamento, então, começe com uma lixa mais grossa, e vá aumentando gradativamente  a numeração para que a lixa posterior, tire os riscos deixados pela lixa anterior, até chegar a parte de que ela fique bem lisinha, onde entra o primer, lixa mais uma vez, tinta, lixa fininha, outra demão de tinha, Passa o Verniz, outra lixa, bem fininha(dágua), e verniz final

E uma dica, depois passe uma massa para polir, e meta braço para dentro polindo, fica igual acabamento de guitarra, bem brilhoso!

Mensagem Mesclada
Lixei uma caixa hoje, de fonte, para a montagem e utilizei com sucesso essas lixas

Lixa nº 60 - pra deixar a caixa mais plana
lixa nº 120 - para nivelar os riscos da lixa 60 (recomendo demorar nessa)
lixa (não sei) entre 120-200 - Para deixar mais lisa (recomendo demorar nessa)
lixa 220 - para deixar bem lisinha, (recomendo demorar muito nessa)

ficou no ponto para receber o primer, eu ainda vou usar uma lixa entre 220-300 em uma lixadeira para deixar um pouco mais lisa ainda, mas para ficar mais uniforme, o que não vai dar tanta diferença, vou aplicar 1 mão de primer, lixar com uma lixa 1000 ou mais, e aplicar mais uma mão leve, e vou deixar secar, depois vou vir com a tinta fosca, 1 mão, lixar com uma lixa 1500 (d'água), e aplicar uma ou mais duas mãos

Aplico o adesivo já laminado, e aplico o verniz Bi-componente, lixo a primeira mão com uma lixa 1500, e depois uma 2000, e aplico uma ou mais duas demãos do verniz, logo depois, sucede a montagem, prometo postar fotos
« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, as 11:46:13 por ApAcHee* » Registrado
Güero 2.0
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.817

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 55


Kiss the frog


« Responder #5 : 21 de Outubro de 2010, as 22:13:31 »

A preparação da superfície é crítica, mas o primer ajuda muito se aplicado em 4 demãos , vai encher pequenas imperfeições ,por exemplo
Registrado

"A Oceânia está em guerra com a Lestásia."
ApAcHee*
Visitante
« Responder #6 : 21 de Outubro de 2010, as 22:31:45 »

A preparação da superfície é crítica, mas o primer ajuda muito se aplicado em 4 demãos , vai encher pequenas imperfeições ,por exemplo

Sim, vou fazer a utilização de massa plástica para corrigir quinas e algumas micro-crateras, para aplicar o primer!
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #7 : 22 de Outubro de 2010, as 08:28:39 »

Um conselho meu é aplicar um wash primer antes do primer, ele protege contra a oxidação (não seria o caso do aluminio) e ainda da mais aderencia ao primer.

Outra coisa, quando consigo achar lixa a seco, prefiro elas do que as lixa d'agua. Da menos sujeira e o acabamento final é o mesmo.

Abraços!
Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #8 : 24 de Outubro de 2010, as 18:42:36 »

Um conselho meu é aplicar um wash primer antes do primer, ele protege contra a oxidação (não seria o caso do aluminio) e ainda da mais aderencia ao primer.

Outra coisa, quando consigo achar lixa a seco, prefiro elas do que as lixa d'agua. Da menos sujeira e o acabamento final é o mesmo.

Abraços!



Rapaz, eu perguntei ao dono de uma fundição que pinta peças e ele falou que não usa esse wash primer (que deve ser o fosfatizante) e a tinta pega legal

p.s: nem primer ele usa, joga a tinta direto e a bicha fica legal, não tão certo por falta do primer, mas fica legal  Evil
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #9 : 24 de Outubro de 2010, as 18:56:27 »

É vai do gosto do cliente. Eu gosto de usar, nas aulas de pintura apredemos que para a pintura automotiva sempre (quando o serviço é bom) utiliza-se antes de tudo, logo após a lixação o wash primer, depois o primer e as camadas de tinta, variando elas conforme o tipo a ser usado.

Abraços!
Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #10 : 28 de Dezembro de 2010, as 17:22:45 »

Muito bom as dicas, testei aqui e ficou muito bom!!!

 Bravo
Registrado

Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #11 : 30 de Dezembro de 2010, as 17:59:10 »

É lixa e paciência...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...As vezes a gente fica tão ancioso para aplicar a tinta que acaba não dando a atenção devida a esses processos que são tão (ou mais) importantes quanto a aplicação da tinta.
Registrado

Long live the King!
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #12 : 30 de Dezembro de 2010, as 18:02:42 »

É verdade!
Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #13 : 30 de Dezembro de 2010, as 19:02:25 »

Mas que dói o braço dói ! hahahahaha


  Toma na Cabeça


Tem alguma manha na hora de se aplicar o verniz??
Parece que toda vez que aplico o verniz ele fica meio aspero ..to passando uma mao de tinta e outra de verniz ... não sei se é o jeito certo de fazer.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2010, as 19:38:24 por tiagojoy » Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #14 : 30 de Dezembro de 2010, as 21:23:16 »

Mas que dói o braço dói ! hahahahaha


  Toma na Cabeça


Tem alguma manha na hora de se aplicar o verniz??
Parece que toda vez que aplico o verniz ele fica meio aspero ..to passando uma mao de tinta e outra de verniz ... não sei se é o jeito certo de fazer.

O verniz tem que ser aplicado em várias demãos, com intreválos entre demãos para secagem. Cada demão nessecita ser lixada. É o "lixar" que dá o acabamento!!!

E nunca aplique uma camada de cada, do jeito que voç^está fazendo(tinta e verniz). Primeiro aplique as demãos de tinta necessárias para cobertura total da superfície. Depois de bem seca, lixar com lixa bem fina;1600 1800 2000. Depois o veriz.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2010, as 21:25:16 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal