Boa tarde, galera.
Pesquisei bastante aqui no fórum, mas ainda não formei opinião sobre isso. Já adianto que o texto será longo, mas, resumindo, a dúvida é:
"- Compensa começar do zero, ou reaproveitar os equipamentos que já possuo?"
Pois bem, vamos às informações... Quando conheci o fórum foi pesquisando formas de melhorar meu outro amplificador (mETEORO Simulator Chorus 100W, daqui em diante mencionado apenas como "antigo"). No meio do caminho, conforme fui adquirindo conhecimento, decidi então montar o TSW, e deixar o "antigo" apenas para fuçar e realizar testes.
Analisando melhor o antigo, percebi que se tratava de um "Frankenstein", mas não sei se de fábrica ou se ja havia passado por alguma manutenção. Ao todo identifiquei 3 modelos diferentes: o pré-amplificador contém a inscrição correta do modelo, já o transformador continha etiqueta de outro modelo, e o power-amplificador de outro.
O transformador não saberei especificar o quanto fornece de corrente, mas me lembro que a tensão era na ordem de 45~48V (sem retificar). Já o power-amplificador me parece bem "genérico", 100W com transistores 2SC5200 e 2SA1943, em algumas pesquisas pelo Mercador Livre vi várias placas "montadas", inclusive algumas prometendo 200W e 2 pares de transistores 2SC/2SA citados. Em tempo, o power-amplificador que possuo tem espaços vazios, talvez seja uma placa utilizada em outros amplificadores da mesma marca, com diferentes especificações/potencias, enfim.
Após sucesso obtido na montagem do TSW, fiquei tentado a montar um amplificador para contrabaixo, e talvez utilizar o equipamento que já tenho, principalmente transformador e power-amplificador. E é nesse momento que surgem algumas dúvidas.
- Tenho uma placa do Pré-Clean do fórum para montar. Seria viável, talvez, modificar seu tonestack para se adequar à utilização com contrabaixo, ou seria um projeto totalmente diferente? Ou melhor partir para algo como o GK400RB apresentado pelo EdyGuitar neste tópico? (
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4086.0).
- Quanto ao power amplificador de 100W, seria mais viável "recuperar" o que ja tenho (incluindo o transformador que já era dele, por motivos óbvios), ou seria exagero? Ou talvez o mesmo tipo de power-amplificador com TDA7293/7294 que utilizei no TSW já daria conta?
- Por ultimo, mas não menos importante: o altofalante que tenho, não sei se seria adequado para aplicação em amplificador de contrabaixo. Não entendo muito de especificações tecnicas para esse tipo de altofalante, mas é um Hinor Cruzader 12" 250W (
https://www.hinor.com.br/pt/produto/alto-falante-hinor-12-cruzader), destinado a som automotivo. Serviria como quebra-galho utilizando um dos dois power-amplificadores citados acima? Ou isso já demandaria utilização de outro power-amplificador melhor dimensionado e/ou altofalante especifico para contrabaixo?
Dessa forma, voltando à pergunta inicial: "- Compensa começar do zero, ou reaproveitar os equipamentos que já possuo?"
Agradeço pela atenção e pela ajuda. Criticas e sugestões serão bem vindas. E peço desculpas pelo texto longo, tentei passar o máximo de informações possíveis. Caso precisem de informações especificas me avisem, tentarei providenciar.
Abraços.