Olá, Pessoal!
Chegou há algum tempo atrás um amplificador Marshall JCM2000 DSL 100 de um amigo para fazer fazer a substituição do transformador de força e verificar se havia alguma avaria secundária ocasionada pela queima. O amplificador foi adquirido de segunda mão e não parece ter sido muito usado, mas agora será um equipamento utilizado no palco e no estúdio com muita frequência e precisa ser um equipamento confiável. Achei interessante postar aqui para o caso de alguém encontrar problema parecido ter uma referência, já que utilizo muito o conhecimento de vocês e não tenho retribuído muito ultimamente.
Feita a troca do transformador, aproveitamos para colocar uma chave para seleção de tensão, já que este amplificador permite a troca de tensão 110/220v na placa, e isto vai ser essencial no uso do equipamento para ajudar a evitar que ocorra a queima novamente. Logo de cara percebi um capacitor estufado e este capacitor nas dimensões originais não encontrei no brasil, sendo necessário comprar capacitores de tamanho maior e criar um suporte de nylon para instala-los presos à carcaça, ligados à placa por chicote.
Até aí tudo certo, o amplificador funcionou e só precisava conferir o BIAS. Começou aí um pesadelo:
Com o Chassi fora da caixa, o BIAS do amplificador foi ajustado em 0,072v como mandava o esquema, porém não parava de subir e em 45 minutos já estava em 0,12v e o aquecimento das válvulas de potência era preocupante. Não tem como usar um equipamento assim, era obvio que iria queimar em algum lugar.
Após algumas pesquisas não foi difícil constatar que o amplificador sofria do problema crônico de "Drifting BIAS" comum deste modelo. No site Dr.Tube.com encontrei um artigo bem resumido que explica o problema e quais as soluções. São duas:
Ou um kit para afastar o circuito de ajuste de BIAS da placa principal em uma placa secundária, ou a solução oficial da Marshall, adquirir uma nova placa do modelo atualizado.
Segue um trecho do artigo:
"
A causa principal pode ser encontrada na placa de circuito impresso principal (PCB). Esse é a grande PCB com todos os tubos nela. Se o código neste PCB for JCM2-60-00 ou JCM2-60-02, é provável que você já tenha enfrentado ou em breve será confrontado com esse problema. Devido ao calor produzido pelos tubos, o material do PCB torna-se ligeiramente
condutor. O layout específico desta placa de circuito impresso é tal que algumas trilhas do circuito no potencial HT (geralmente em torno de 450 V ou mais nesses amperes) funcionam bem próximas às trilhas para a tensão negativa da grade (polarização). Em um local, a distância entre essas duas faixas é inferior a 1mm! A tensão HT irá "puxar para cima" a tensão negativa da rede, aumentando assim a corrente de polarização.
Até agora, esse problema só foi verificado nos PCBs JCM2-60-00 e JCM2-60-02. Esses PCBs também costumam ser equipados com resistores de grade de controle incorretos (JCM2-60-00: R55, R57, R62 e R70, JCM2-60-02: R7, R10, R66, R70). Estes são então 220kΩ em vez dos 5,6kΩ desejados. Isso agravará ainda mais o problema de tendência à instabilidade."
Link para o artigo traduzido:
https://www.mediafire.com/file/686bvoydmucmgk2/Marshall_JCM2000_Stable_Bias_Mod.pdf/fileA PCB do amplificador na bancada era JCM2-60-00 e após avaliar tudo percebi que os resistores citados no artigo já haviam sido alterados e que a placa já teve reparos provavelmente por problemas relacionados ao BIAS, mas todos muito bem feitos embora não solucionaram o problema (talvez por isto foi vendido).
Pois bem, se o problema é causado por sobreaquecimento, é este sobreaquecimento que precisa ser eliminado da equação, e analisando a placa principal não é difícil perceber que os soquetes ligados diretamente à placa são a principal causa, além do fato de não haver ventilação. Até as saídas superiores de ar feitas em plástico já estavam levemente deformadas pelo excesso de calor. Então após estudar e planejar com cuidado decidi que faria uma mudança séria no amplificador: Afastar os soquetes da placa e colocar um sistema de ventilação forçada!!!
A esta altura vocês devem estar achando que eu fiquei maluco, mas foi tudo muito bem planejado e combinado com o dono do equipamento. Usinei as placas de suporte em alumínio 3mm e fixei com bastante firmeza à carcaça original tomando cuidado para que uma futura desmontagem seja simples caso necessário. Utilizei soquetes de porcelana novos e isoladores para 180°C. Instalei uma fonte 12vdc 2A de boa qualidade ligada após o Power.
Fiz todas as soldas com muito cuidado e garanti que todas ficassem muito bem feitas.
O resultado:
Pois bem, vamos aos dados do teste:
Utilizando 3 ventiladores de 40x40 com o chassi ainda fora da caixa já deu pra perceber que funcionou. mesmo após uma hora e meia o BIAS se manteve estável.
uma medição da temperatura mostrou que 3 ventiladores não seriam necessários e o ventilador central fazia com que a duas válvulas centrais ficassem mais frias do que as das extremidades em quase 20°C, então deixei apenas dois e utilizei o modelo MagLev da Sunon, que é mais silencioso e tem uma taxa de deslocamento de ar maior. Ficaram posicionados ventilando entre as válvulas 1&2 e 3&4 do Power, sendo retirado o que fazia a ventilação do vão entre as válvulas 2&3
Mesmo após montado na caixa com a grade traseira instalada, o BIAS se manteve estável e automaticamente a temperatura também. O ar quente que subia e deformava a grade plástica superior passou a ter um fluxo contrário devido ao posicionamento dos ventiladores, entrando ar frio por cima, passando pelas válvulas e saindo pela grade traseira.
Como bônus, o interior do amplificador ficou mais bonito também. Foi feita a substituição das válvulas do power tendo em vista que já eram muito velhas, para garantir que o amplificador funcione de forma confiável. O amplificador ficou realmente estável agora, podendo ser utilizado por várias horas sem preocupação.
Temperaturas medidas °C após 1h de funcionamento:
Aberto com 3 ventiladores
/ Fechado com 2 ventiladores
temperatura ambiente: 20/12
V1: 100/130 (medidas no vidro da valvula)
V2: 80/124 (medidas no vidro da valvula)
V3: 84/116 (medidas no vidro da valvula)
V4: 100/119 (medidas no vidro da valvula)
Carcaça abaixo das válvulas: 20/22
Interior da carcaça proximo ao circuito de ajuste de BIAS: 24/26
A vida útil das válvulas deve aumentar consideravelmente a partir de agora. Talvez a solução da DR.Tube seja mais simples, porém pelo sobreaquecimento que eu vi acontecendo, acredito que sem ventilação o problema voltará a ocorrer mais cedo ou mais tarde (eu não arriscaria).
abraços a todos!