Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 20:43:25

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador com tensões normais acendendo lâmpada em série  (Lida 12623 vezes)
jplavareda
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 34

« : 05 de Julho de 2021, as 05:27:17 »

Boa noite!

Um dos meus amplificadores (Fender Hot Rod Deville 4x10 - 40W com duas 6L6GC na potência) (https://www.thetubestore.com/lib/thetubestore/schematics/Fender/Fender-Hot-Rod-Deville-Schematic.pdf) apresentou um problema estranho. O colega que o estava usando relatou que tocava normalmente quando, de repente, houve um clarão na parte traseira do amplificador, que desligou logo em seguida. A única coisa que consegui identificar até agora é que o fusível do primário abriu. Já desmontei todo o amplificador e já testei as seguintes peças:

- Todos os capacitores eletrolíticos das fontes foram testados com capacímetro e medidor de ESR - todos OK;
- As válvulas estão aparentemente OK e os filamentos acendem, mas não tive coragem de testá-las na alta tensão no meu outro amplificador (vai que estejam problemáticas e possam causar dano nesse outro também);
- Todos os quatro falantes estão funcionando e apresentam resistência ohmica por volta de 7,5 ohms cada;
- O transformador de saída provavelmente está OK. Fiz o seguinte teste: liguei as extremidades do primário na rede elétrica (estava em 129 volts) através de uma lâmpada em série (a lâmpada não acendeu nada) e medi a tensão no secundário de 8 ohms (5,7 volts). Daí fiz [(129v/5,7v)^2] x 8 ohms, o que me deu aproximadamente 4097 ohms no primário. Acredito que isso comprove o bom estado do transformador, não?
- O transformador de potência também foi testado com lâmpada em série, no entanto, apesar de ter apresentado todas as tensões esperadas nos secundários (350v de alta, 6,5v dos filamentos e 30v-0v-30v do bias e alimentação dos CIs), a lâmpada em série (incandescente de 100W) acendeu com brilho considerável, o que me deixou em alerta. Apesar disso, o transformador não vibra nem esquenta. Vale ressaltar que o transformador está completamente desconectado do circuito e que a resistência ohmica do primário está em 1,6 ohms, o que achei muito baixa.

https://postimg.cc/6TVRZD5k

O que os colegas acham, principalmente a respeito deste transformador de potência?

Grato!
Belo Horizonte - MG
emanuelneto
Colaborador

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 83

« Responder #1 : 05 de Julho de 2021, as 09:52:58 »

Se não há nenhuma carga conectada ao secundário e a lâmpada em série com o primário acende, então o transformador está ruim, porém você descreveu um "clarão na parte traseira do amplificador", talvez você tenha válvulas em curto e isso forçou o transformador de força que não suportou.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363

« Responder #2 : 05 de Julho de 2021, as 15:24:03 »

Olá.

Se as tensões estão normais e o transformador não ronca nem aquece mesmo ligado por bastante tempo, então ele está bom.

Alguns transformadores comerciais têm corrente magnetizante elevada o suficiente para fazer a lâmpada série acender de forma significativa - especialmente se ele é pequeno para a potência e usa lâmina fina tipo Grão Orientado.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
jplavareda
Colaborador

Obrigado

« Responder #3 : 05 de Julho de 2021, as 17:03:02 »

Então é muito provável que eu esteja com uma válvula de potência defeituosa, visto que já testei todos os outros componentes do circuito e tudo está normal. Vou remontar e testar com outras 6L6 e acredito que irá funcionar. Muito grato!
Belo Horizonte - MG
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #4 : 05 de Julho de 2021, as 17:16:16 »

De qualquer forma, teste o transformador sem a lâmpada antes.
I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #5 : 05 de Julho de 2021, as 18:29:12 »

Seria bom você testar os capacitores eletrolíticos da fonte quanto a fuga também. E realmente esse transformador de força está muito suspeito...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
jplavareda
Colaborador

Obrigado

« Responder #6 : 05 de Julho de 2021, as 23:01:28 »

De qualquer forma, teste o transformador sem a lâmpada antes.

Boa tarde, Ken! Farei este teste daqui a pouco. Grato pela sugestão!

Seria bom você testar os capacitores eletrolíticos da fonte quanto a fuga também. E realmente esse transformador de força está muito suspeito...

Boa tarde, Bossman! Como seria pra fazer esse teste de fuga???
Também achei muito estranho esse transformador, mas como todas as tensões estão corretas e ele não vibra, não ronca nem aquece, existe uma boa probabilidade dele estar normal mesmo, como disse o professor Alexandre. Por via de dúvidas, vou testá-lo por mais tempo. Grato!

Então é muito provável que eu esteja com uma válvula de potência defeituosa...

O Emmanuel acertou em cheio... uma válvula entrou em curto, torrou e gerou o clarão. Não sei como não vi isso na primeira inspeção.
Na direita, a válvula supostamente boa. Na esquerda, a válvula "torrada" (nunca tinha visto isso) Cry . Segue a foto:https://postimg.cc/y3PWjBCp
Belo Horizonte - MG
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #7 : 05 de Julho de 2021, as 23:29:59 »

Boa tarde, Bossman! Como seria pra fazer esse teste de fuga???
No seu caso seria melhor ter um testador de fuga, já que você precisou desligar o transformador e o mesmo ainda encontra-se sob suspeita. Assista essa aula abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=twiw5vrr8ws
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
jplavareda
Colaborador

Obrigado

« Responder #8 : 06 de Julho de 2021, as 00:35:38 »

No seu caso seria melhor ter um testador de fuga, já que você precisou desligar o transformador e o mesmo ainda encontra-se sob suspeita. Assista essa aula abaixo:

Excelente vídeo!!! Eu não conhecia esse parâmetro de teste de capacitor e muito menos o aparelho para medi-lo. Vou fazer um pra mim com toda certeza.

CONTINUANDO...

Acabei de terminar um teste de 1 hora com o transformador ligado direto a tomada e sem carga no secundário. Pude tirar as seguintes conclusões:

- O transformador aqueceu, mas como estou sem um termopar, não pude medir a temperatura. Mas posso dizer que no teste "dedal", foi possível ficar segurando as chapas sem incômodo.
- Após aquecer, o transformador passou a apresentar uma vibração muito sutil, quase imperceptivel.
- Não sei o quanto esse teste é válido, mas coloquei meu multímetro em tensão AC e encostei uma ponta de prova nas chapas do transformador e a outra no chão e obtive uma leitura de 89 volts AC. Dei muita sorte de estar com calçados de borracha durante a "medição" da temperatura. Isso pode indicar algum problema no isolamento do transformador ou é normal???
- O amplificador é projetado para uma tensão nominal de 120v AC na tomada. No entanto, minha rede estava com 130v AC na hora do teste sem a lâmpada em série (que estava dando uma queda de uns 12v). As tensões do secundário foram para as alturas (384v na alta e 7,5v no filamento).

Essa tensão AC de 89v nas chapas (e no chassis) me deixou preocupado! A forma como medi tem alguma validade???

Grato!
Belo Horizonte - MG
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #9 : 07 de Julho de 2021, as 15:47:14 »

Mede com o multímetro (ohmímetro) se há resistência entre as chapas do núcleo e algum(ns) fio(s) do transformador (tanto do primário como do secundário). Eles devem ser isolados eletricamente do núcleo. Faça uma inspeção dos fios que saem do carretel e veja se não há alguma parte sem isolação encostando no núcleo.  Pelo menos isso explica a queima do fusível.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112

« Responder #10 : 07 de Julho de 2021, as 16:54:03 »

Tem um video, no canal do Silvio Pinheiro, que ele mostra como fazer medidas de fuga em alta tensão (além de outras medidas) com uma lâmpada neon. É muito bom.
Em outro video, ele mostra como fazer com uma válvula olho mágico.

https://youtu.be/IXfvYHjgbeo
Grande abraço, Raphael!
jplavareda
Colaborador

Obrigado

« Responder #11 : 20 de Julho de 2021, as 19:45:42 »

Boa tarde!

Retomando o reparo do amplificador, testei os capacitores e estão todos bons. Encontrei válvulas velhas do meu outro amplificador e coloquei pra testar... O amplificador voltou a vida!!! 

Estou agora na saga da compra de um par de válvulas novas, mas os preços estão salgadíssimos... Menos as chinesas! Encontrei na Altana 6L6GC chinesa por aproximadamente 90 reais https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=3418&t=Valvula-6L6GC-Shuguang

A pergunta é: vale a pena comprar essas válvulas ou seria mais interessante economizar e comprar uma marca melhor? A grana tá curta!!!

Grato!
Belo Horizonte - MG
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #12 : 20 de Julho de 2021, as 20:09:55 »

Eu compraria as da Altana, achei o preço bom. Sem falar que não acho as Shuguang ruins.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
raphaelCoelho
Colaborador

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112

« Responder #13 : 21 de Julho de 2021, as 01:40:03 »

Boa tarde!

Retomando o reparo do amplificador, testei os capacitores e estão todos bons. Encontrei válvulas velhas do meu outro amplificador e coloquei pra testar... O amplificador voltou a vida!!! 

Estou agora na saga da compra de um par de válvulas novas, mas os preços estão salgadíssimos... Menos as chinesas! Encontrei na Altana 6L6GC chinesa por aproximadamente 90 reais https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=3418&t=Valvula-6L6GC-Shuguang

A pergunta é: vale a pena comprar essas válvulas ou seria mais interessante economizar e comprar uma marca melhor? A grana tá curta!!!

Grato!

Não sei se tu reparou, mas essa válvula do link que tu postou está indisponivel, e a maioria delas de baixo preço também estão...
Grande abraço, Raphael!
jplavareda
Colaborador

Obrigado

« Responder #14 : 21 de Julho de 2021, as 01:43:38 »

Eu compraria as da Altana, achei o preço bom. Sem falar que não acho as Shuguang ruins.

Infelizmente só reparei agora que estão indisponíveis  Sad. Mas lá tem outras opções mais acessíveis e gostaria da opinião de quem já as usou. seriam essas aqui:

Válvula 6L6WGS 5881 Shuguang (estou com dúvidas a respeito da tensão máxima de operação)
https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2013&t=Valvula-6L6WGS-5881-Shuguang

Válvula SV6L6GC Svetlana =S= (copia chinesa)
https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2013&t=Valvula-6L6WGS-5881-Shuguang

Grato!

Belo Horizonte - MG
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: