Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 19:34:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Esquema elétrico de guitarra semi-acústica Giannini Diamond estéreo.  (Lida 15771 vezes)
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 381

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« : 14 de Outubro de 2010, as 15:10:01 »

Boas galera!!!


Pra mim é novidade, mas parece que essa guitarra da Giannini era mesmo assim....

Estou com uma guitarra de um amigo meu que curte essas guitas antigas e tals....e ela estava com as ligações todas gambiarradas (cheia de remendos e feio demais), ele me disse que essa guitarra tinha a opção de ser ligada em dois amplificadores simultâneamente, tipo um som estéreo, e olhando o jack de saída dela ví que era realmente isso!!!!

tentei conseguir o esquema elétrico para poder refazer o circuito dela original, que é o que o meu brother me pediu pra fazer...e tipo se eu tiver o esquema tenho certeza que consigo fazer ess preza pra ele.....as chavinhas estão ruins , mas já consegui uma pra substituir a outra rotativa vou ver se conserto ela...

Agora o que necessito mesmo é o esquema elétrico original de sse modelo de guitarra da Giannini a Diamond estéreo, ela tem dois caps P-90, controles de tone e volume de cada cap e o jack é estéreo....tentei encontar no site da Giannini mas só encontrei o catálogo, sem nenhuma informação técnica,,,,tentei no google e achei um link promissor do site Luthier Brasil...mas não consigo visualizar, tentei meinscrever no site, mas também não deu certo porque não recebo o e-mail de confirmação....

Alguém tem esse esquema elétrico???

Obriado por enquanto.
Registrado

...money for nothing!!!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #1 : 14 de Outubro de 2010, as 18:27:18 »

Essa guitarra deve ser cópia de alguma gibson. Dá uma procurada nesse link

http://www.gibson.com/Service/Tech/Schematics/

que tem as ligações de todas as guitarras da gibson. Alguma se encaixa no seu caso
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 381

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #2 : 15 de Outubro de 2010, as 11:14:20 »

Jairo, agradeço pela ajuda, mas eu dei uma boa olhada nos esquemas no site da Gibson e nenhum deles parece servir para essa guitarra da Giannini, pois os caps dela são P-90 e o que encontrei foram humbuckers, as comparações que encontrei foram de que essa Diamond seria uma cópia da Gibsson 355, mas os esquemas não batem também...obrigado, vou continuar tentando. Cry...
Registrado

...money for nothing!!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 15 de Outubro de 2010, as 11:18:17 »

Mas qual seria sua dúvida exatamente? Os valores dos pots e caps?

Normalmente para captadores single usa-se valores mais baixos para pots e caps, mas nào sei se esse seria o caso com os P-90, pois eles nào são tão brilhantes como os singles do tipo Fender Strato...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 381

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #4 : 15 de Outubro de 2010, as 11:49:24 »

Alex, a Dúvida é o esquema de ligação completo, não valores de componentes.Eu preciso do esquema usado na guitarra Giannini Diamond original, não encontrei nenhum que seja como a guitarra é descrita no site da Giannini, pois lá tem a descrição dela mas não o esquema de ligação das chaves, que função cada chave vai ter, isso eu consigo saber se tiver o esquema original pra analisar.

Obrigado.
Registrado

...money for nothing!!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 15 de Outubro de 2010, as 11:59:26 »

Entendo, boa sorte então!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 381

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #6 : 18 de Outubro de 2010, as 16:28:15 »

Putz , mandei um e-mail pra Giannini solicitando o esquema, e eles me disseram que não possuem mais esse esquema..!!!!Olhei esquema por esquema no site da Gibson, nenhum bate com a descrição da Giannini Diamond.....e agora?Huh?

Será que ninguém tem isso???Realmente....acho que estou milionário....com uma raridade que ninguém tem!!!!
Vou pedir o que eu quiser por essa guitarra....é única!!!!

è o elo perdido guitarrístico.....caraca!!!!

Vou ter de improvisar pra faze-la funcionar próximo do original....porque esquema não tem!!!

Se alguém por acaso tropeçar num fóssil esquemático, por favor .....arqueologia é o que posso fazer á respeito...hehehehe..

 Sarcasmo
Registrado

...money for nothing!!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #7 : 18 de Outubro de 2010, as 20:53:32 »

Tufo,

Naquela época a galera não era assim tão criativa. A ideia era copiar mesmo. Assim sendo, olha no site da Gibson, mais especificamente o esquema da 335, que era a guitarra que eles queiram copiar, e acho que você vai ser feliz.

http://www.gibson.com/Files/schematics/ES335CRS.pdf

Se não for esta, acredito que seja uma boa aproximação, ou boa tentativa. Por mais que eu seja criticado, vou dizer: não acho que a Gianinni tenha feito algo melhor que a Gibson com esta guitarra.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 381

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #8 : 19 de Outubro de 2010, as 04:54:40 »

Pois então Gamal, depois de ter olhado todos os esquemas no site da Gibson foi exatamente esse que eu considerei mais próximo também, porém a guitarra da Giannini tem caps P-90, e ele não tem como fazer o esquema de split nas bobinas, a ligação em estéreo até ajuda nessa noção de como ligar em estéreo....mas o fato é que a guitarra tem, 02 caps P-90 (a bobina é simples, sem nenhuma derivação), tem uma chave com 2 conjuntos de contatos reversivos, que ao que me parece ligava os dois caps juntos ou os mantinha separados, e tinha uma outra chave rotativa que ao que me pareceu ligava a saída em estéreo ou "juntava" as saídas em mono, a única coisa que parece ser igual a da Diamond nesse esquema da Gibson são as ligações dos pots e a saída em estéreo....o que eu queria era ter certeza sobre esses achismos que tenho sobre as ligações das chaves....aí sim eu poderia refazer todas as ligações.....mas perece que será impossível dar luz á estas dúvidas....mesmo assim agradeço á disposição de todos que me responderam.....obrigado Srs., Grin
Registrado

...money for nothing!!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 19 de Outubro de 2010, as 16:47:46 »

Fique de olho em coisas como o mercado Livre pra ver se alguem oferece uma guitarra como a sua! Quem sabe o sujeito tenha boa vontade e te dá uma luz, ou umas fotos com macro do interior da bicha.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 381

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #10 : 20 de Outubro de 2010, as 08:36:25 »

Sim Alex, esse é um bom atalho hhehehee.... Smiley...
Registrado

...money for nothing!!!
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 381

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #11 : 23 de Outubro de 2010, as 14:36:59 »

Pessoal.....consegui fazer a parte elétrica da guitarra, e tudo porque olhei melhor para uma chave seletora de três posições do tipo toogle, aquela igual das les paul....olhando bem os contatos dessa chave percebi que ela pode chavear os captadores sem junta-los na posição do centro, pois é só separar os contatos centrais que geralmente vem juntinhos....daí vc pode chavear ou o cap da ponte, ou os dois caps  sem coloca-los em paralelo ou o cap do braço, e era isso que uma chave fazia anteriormente na guitarra (só que não era uma chave de três posições, pelo jeito ela só juntava os caps ou os mantinha em separado), pois as ligações em estéreo na descrição da guitarra, que era a única coisa que eu encontrei para ter um norte na remontagem do circuito elétrico dependiam de como era ligada essa chave, ,,,,
O fato é que com a toogle de três posições consigo selecionar os caps, e enviar o sinal deles totalmente separados para o controle de volume e tonalidade (que também é em separado, segundo a descrição dela no site da Giannini) de cada cap e depois com a rotativa que tinha na guitarra e consegui recuperar (era original) vc pode juntar as saídas estéreo tornando mono ou deixa-las separadas...e segundo o site da Giannini descreve:

http://www.giannini.com.br/antigos_detalhe.asp?id=324

Agora ficou coerente a ontagem que fiz com a descrição...se eu não acertei em cheio, cheguei bem perto....porém ainda falta testar o som dela, pois o cara vai fazer a reforma da madeira dedla , do braço, e aí ela será testada....quero ver o resultado ....e se puder colocar pra v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) verem também,,,ok!!!

Obrigado á todos..
Registrado

...money for nothing!!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 25 de Outubro de 2010, as 15:42:57 »

Parabéns, por favor, continue a dar notícias sobre...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
samuelluthier
Visitante
« Responder #13 : 27 de Novembro de 2010, as 10:50:25 »

pessoal, não sei se este problema do nosso amigo tufoeffect ja foi resolvido, mas de qualquer forma senti um ar de duvidas quanto ao assunto da ligação stereo, posso estar enganado mas me pareceu alguma dúvida no ar ainda.
bem primeiramente, a ligação do humbucker e do single será a m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum), o que pode mudar é realmente a questãos dos potenciometros, não não é regra, e os caps que t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) não é regra, mas um fator importante que não vi ninguem falando é a questão do jack da saida mono que tem que ser um jack especial para que quando se plugue o instrumento na saida mono os dois contatos do positivo do captador sejam ligados juntos para que possam funcionar, abaixo posto um link do site do rickembacker que é bem detalhado, creio depois disso não haver dúvidas caso haja, perguntem e o que eu souber eu respondo.

Ah, percebam que na entrada do fio positivo no potenciometro de volume do captador da ponte, tem um capacitor de 4.7nf ou .0047 ou m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum) nosso 472, hehe, então, esse capacitor t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) é opcional, se deixar sem ele, funcionara perfeitamente.

http://www.rickenbacker.com/pdfs/19507.pdf
« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, as 10:55:15 por samuelluthier » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 30 de Novembro de 2010, as 14:17:06 »

Nunca havia visto o Rick por dentro e não imaginava esse cap passa-altas no pickup de ponte/agudos (bridge/treble). Tão simples essa idéia... Muito interessante, só posso agradecer o post. Bravo
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal