Tuffoeffects,
continue a busca a testando só o power, eu até removeria todas as válvulas antes do circuito para descobrir como eliminar o ruído desta parte.
As configurações classe AB são razoavelmente tolerantes aos ripple da fonte, isso é por causa da configuração push-pull, o trasformador soma os dois lados que estão em contrafase e parte do hum desaparece.
O problema é que se as válvulas estiverm muito desbalanceadas, o cancelamento do ruído pelo transformador fica prejudicado. Ja fiz experiências com um circuito balanceador de bias de forma a fazer que a corrente quiescentes dos dois lados sejam iguais, e realmente a diferença no hum que aparece na saída, quando os bias estão muito distantes, é grande. Não vi muita vantagem disso em circuitos de potẽncias baixas, embora acredite que tenha.
Outra fonte de ruído é a realimentação com problemas, como o cabo de realimentação não conectado.
HGamal, não creio que sejam válvulas de potência descasadas ou desbalanceadas (somente pensando nas válvulas).
Verifiquei os valores dos resistores de 1 ohm nis pinos 1 e 8 de cadsa válvula, eles são muito próximos, todos no multimetro mostraram 1,1 ohm.
Eu realmente não entendo como é possível que ja tenha ontado mais de 10 amplificadores valvulados com o mesmo cuidado e somente este apresente este humm insolúve!!!
A realimentação é feita através de 1 resistor de 100Kohm desde o tap secundário de 4 ohm do transformador de saída. está bem conectado, sem mal contato.
Verifiquei os pontos de aterramento, todos interconectados.
Não consigo imaginar de onde se origine esse huumm.
Vou continuar investigando.
Obrigado.
-----
Boa tarde pessoal, vocês podem me xingar se quiserem, mas o problema do ruído era causado por um erro na montagem. Na verdade era causado pela falta de uma conexão ao terra do chassis.
No secundário do transformador de saída você tem os taps de 4, 8 e 16 ohms e tem o comum. Esse comum deve ser ligado ao chassis aterrado, e nesse caso não estava. Fiz essa conexão e voalá....o amplificador ficou caladinho...nem mais um humm...acabou o problema.
Uma falha primária, mas que causou uma dor de cabeça enorme...e eu estava focando em problemas bem mais complexos!!!
Enfim, o problema foi resolvido e nesse processo mais um aprendizado.
Agradeço a atenção e ajuda de todos.
Forte abraço!!