Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 04:47:01

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruído em Cabeçote valvulado handmade - 4 x KT88  (Lida 18178 vezes)
tufoeffect
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35

...Like the sign of the southern cross....

« Responder #15 : 14 de Maio de 2021, as 17:34:09 »

Não estou acusando os transformaores de serem ruins, pois não ví em nenhum lugar alguém dizer algo negativo. Estou tentando descobrir onde está o problema nesse meu amplificador e para isso devo começar pelo mais simples e ir eliminando.

Fiz mais testes com o center tap virtual e nada mudou no humm. Realmente acho que esse não é o caminho.
Vou retificar a tensão de filamentos a fim de verificar se isso poderia ajudar. Posso retificar tudo, ou seja, a tensão de filamento para todas as válvulas, até as de potência?
Outra coisa que fiz nova verificação e notei um detalhe, ao desligar o sinal de pré que sai do potênciometro de volume do pré e vai para o circuito de potência pelo capacitor de 22Nf (a entrada da inversora) notei que o huumm cai pela metade. E que ao aterrar essa entrada da inversora (o capacitor de 22Nf) o humm volta ao mesmo nível, onde acredito deveria silenciar.
O que pode ser isso? Não deveria silenciar quando aterro nesse ponto?

Vou fazer o teste de balanceamento no primário do transformador de saída como o A.sim orientou. Posso fazer sem medo certo?

Obrigado pessoal, pelas dicas.
...money for nothing!!!
Ronconi
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 17

João Ronconi

« Responder #16 : 14 de Maio de 2021, as 19:03:15 »

Está me parecendo ground loop. Como ficou a organização do aterramento interno? Ele coincide num ponto único? Os Jacks são isolados?
Descreva como ficou essa parte do circuito e podemos ajudar a localizar o problema.

Não ficou claro se o "zero" do secundário do transformador de saída está ligado ao negativo do C1 da fonte ou qualquer outro ponto de referência 0V.

Retificar a tensão dos filamentos de pré pode ajudar, mas se for retificar as de potência também vai ser preciso um caminhão de filtragem, fora que o sinal nesse ponto do circuito não é muito susceptível à ruído AC do filamento tanto quanto o pré...
.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #17 : 14 de Maio de 2021, as 19:25:05 »

Tuffoeffects,

continue a busca a testando só o power, eu até removeria todas as válvulas antes do circuito para descobrir como eliminar o ruído desta parte.

As configurações classe AB são razoavelmente tolerantes aos ripple da fonte, isso é por causa da configuração push-pull, o trasformador soma os dois lados que estão em contrafase e parte do hum desaparece.

O problema é que se as válvulas estiverm muito desbalanceadas, o cancelamento do ruído pelo transformador fica prejudicado. Ja fiz experiências com um circuito balanceador de bias de forma a fazer que a corrente quiescentes dos dois lados sejam iguais, e realmente a diferença no hum que aparece na saída, quando os bias estão muito distantes, é grande. Não vi muita vantagem disso em circuitos de potẽncias baixas, embora acredite que tenha.

Outra fonte de ruído é a realimentação com problemas, como o cabo de realimentação não conectado.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
JB.Santos
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21

« Responder #18 : 14 de Maio de 2021, as 20:09:04 »

Olá

Já tive um problema parecido, consegui resolver criando mais um estágio de filtragem antes do B+.

O resistor de desacoplamento de baixa resistência e alta potência capaz de suportar a corrente total.

Um meio simples de testar o capacitor reservatório é usar um outro em paralelo usando, para isto, um par de fios com garra jacaré. 
Handmaker

Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363

« Responder #19 : 14 de Maio de 2021, as 20:35:47 »

Vou fazer o teste de balanceamento no primário do transformador de saída como o A.sim orientou. Posso fazer sem medo certo?

Apenas tome cuidado com a dissipação de potência no resistor, que pode aquecer bastante ( uns 400 V x 100 mA = 40 W ). Mas, de qualquer forma, o teste pode ser rápido.
« Última modificação: 14 de Maio de 2021, as 20:58:27 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tufoeffect
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #20 : 15 de Maio de 2021, as 20:13:58 »

Tuffoeffects,

continue a busca a testando só o power, eu até removeria todas as válvulas antes do circuito para descobrir como eliminar o ruído desta parte.

As configurações classe AB são razoavelmente tolerantes aos ripple da fonte, isso é por causa da configuração push-pull, o trasformador soma os dois lados que estão em contrafase e parte do hum desaparece.

O problema é que se as válvulas estiverm muito desbalanceadas, o cancelamento do ruído pelo transformador fica prejudicado. Ja fiz experiências com um circuito balanceador de bias de forma a fazer que a corrente quiescentes dos dois lados sejam iguais, e realmente a diferença no hum que aparece na saída, quando os bias estão muito distantes, é grande. Não vi muita vantagem disso em circuitos de potẽncias baixas, embora acredite que tenha.

Outra fonte de ruído é a realimentação com problemas, como o cabo de realimentação não conectado.
HGamal, não creio que sejam válvulas de potência descasadas ou desbalanceadas (somente pensando nas válvulas).
Verifiquei os valores dos resistores de 1 ohm nis pinos 1 e 8 de cadsa válvula, eles são muito próximos, todos no multimetro mostraram 1,1 ohm.
Eu realmente não entendo como é possível que ja tenha ontado mais de 10 amplificadores valvulados com o mesmo cuidado e somente este apresente este humm insolúve!!!

A realimentação é feita através de 1 resistor de 100Kohm desde o tap secundário de 4 ohm do transformador de saída. está bem conectado, sem mal contato.
Verifiquei os pontos de aterramento, todos interconectados.

Não consigo imaginar de onde se origine esse huumm.

Vou continuar investigando.

Obrigado.

-----
Boa tarde pessoal, vocês podem me xingar se quiserem, mas o problema do ruído era causado por um erro na montagem. Na verdade era causado pela falta de uma conexão ao terra do chassis.

No secundário do transformador de saída você tem os taps de 4, 8 e 16 ohms e tem o comum. Esse comum deve ser ligado ao chassis aterrado, e nesse caso não estava. Fiz essa conexão e voalá....o amplificador ficou caladinho...nem mais um humm...acabou o problema.

Uma falha primária, mas que causou uma dor de cabeça enorme...e eu estava focando em problemas bem mais complexos!!!

Enfim, o problema foi resolvido e nesse processo mais um aprendizado.

Agradeço a atenção e ajuda de todos.

Forte abraço!!

« Última modificação: 15 de Maio de 2021, as 20:55:50 por tufoeffect » Registrado

...money for nothing!!!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #21 : 15 de Maio de 2021, as 21:14:30 »

No secundário do transformador de saída você tem os taps de 4, 8 e 16 ohms e tem o comum. Esse comum deve ser ligado ao chassis aterrado, e nesse caso não estava. Fiz essa conexão e voalá....o amplificador ficou caladinho...nem mais um humm...acabou o problema.

Toma na Cabeça  Acontece...

editado

Inclusive o João já havia mencionado lá em cima essa possibilidade
« Última modificação: 16 de Maio de 2021, as 00:10:28 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker

Obrigado

« Responder #22 : 15 de Maio de 2021, as 23:46:37 »

Olá.

Já que ninguém mencionou nada...

Só agora vi a presença do colega João Ronconi, da Ronconi Amps. Ele é fabricante handmaker e produz amplificadores musicais, altamente elogiados e com visual diferenciado, devido ao uso artístico da madeira e das técnicas de marcenaria que ele domina. Seja bem-vindo em nosso meio !
« Última modificação: 16 de Maio de 2021, as 00:01:21 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #23 : 16 de Maio de 2021, as 01:36:54 »

Olá.

Já que ninguém mencionou nada...

Só agora vi a presença do colega João Ronconi, da Ronconi Amps. Ele é fabricante handmaker e produz amplificadores musicais, altamente elogiados e com visual diferenciado, devido ao uso artístico da madeira e das técnicas de marcenaria que ele domina. Seja bem-vindo em nosso meio !

Ué? O nosso amigo João Ronconi é membro do Handmades à alguns anos...  Roll Eyes

Legal!
Handmaker

Obrigado

« Responder #24 : 16 de Maio de 2021, as 01:57:44 »

Matec:

Só vi agora.
Transformadores Schatz

Ronconi
Iniciante
*

Obrigado

João Ronconi

« Responder #25 : 16 de Maio de 2021, as 21:13:42 »

Opa, beleza pessoal...

Não tenho muito tempo livre, então apesar de ter me registrado já a algum tempo aqui no fórum não sou muito presente.

Que bom que o problema do amigo Tufoeffects foi resolvido!

Um abraço à todos
.
tufoeffect
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #26 : 17 de Maio de 2021, as 21:04:50 »

Participe sempre que possível, muito do que sei hoje aprendi com o pessol aqui. A vida anda corrida pra todo mundo, mas sempre dou uma passada aqui no site para ler e ver as principais postagens.
...money for nothing!!!
tufoeffect
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #27 : 21 de Maio de 2021, as 03:02:46 »

Aproveitando esse tópico, alguém tem um esquemático de uma saída balanceada para amplificador válvulado para baixo?
Geralmente os amplificadores de baixo quando se vai ligar a uma mesa em palco ou para gravação em estúdio se utiliza esse recurso para qualidade sonora.

Eu gostaria de instalar uma saída dessa nesse amp valvulado.

Uma saída dessa é fácil de implementar? Uma que ofereça boa qualidade sonora?
...money for nothing!!!
raphaelCoelho
Colaborador

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112

« Responder #28 : 21 de Maio de 2021, as 04:28:45 »

Aproveitando esse tópico, alguém tem um esquemático de uma saída balanceada para amplificador válvulado para baixo?
Geralmente os amplificadores de baixo quando se vai ligar a uma mesa em palco ou para gravação em estúdio se utiliza esse recurso para qualidade sonora.

Eu gostaria de instalar uma saída dessa nesse amp valvulado.

Uma saída dessa é fácil de implementar? Uma que ofereça boa qualidade sonora?

Geralmente, em bons amplificadores, essa saída é um direct box. Em alguns ainda tem a opção de chavear entre o sinal direto do baixo ou depois do pré.

Tem vários esquemas de DI ativos. Mas uma boa pedida (eu nunca experimentei construir nenhum deles em um amp de baixo) é um DI passivo.

No antigo site da audio list o Edu postou alguns esquemas de DIs passivos utilizando o pequeno transformador que se usava nas antigas placas de fax modem.
Grande abraço, Raphael!
Ronconi
Iniciante
*

Obrigado

João Ronconi

« Responder #29 : 21 de Maio de 2021, as 22:25:55 »

Fiz uma solução dessas nesse amplificador para contra baixo que construí à algum tempo:

https://ibb.co/V2nn0jj
https://ibb.co/XF6z2Pj

O transformador balanceador trabalha com sinal do secundário do transformador de áudio, então temos o timbre da etapa de potência aí também.
Posso resgatar o projeto e postar aqui, se quiserem.
.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: