Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Junho de 2024, as 00:24:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BOSS OCTAVE - OC2  (Lida 27208 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #45 : 20 de Fevereiro de 2013, as 00:19:37 »

Infelismente não.  Sad
Este CI tem outra finalidade.

... tô usando o 2n5485, vou tentar procurar algum 2sk30a...
Estes trasistores tem terminais diferentes.
Ao substituir um pelo outro colocou os terminais de modo correto?
Registrado

Choppedal
Visitante
« Responder #46 : 22 de Fevereiro de 2013, as 19:35:48 »

Boa noite!
Me enchi daquela veroboard, meu negócio é fritar fenoite no percloreto mesmo!!!

Voltei à placa do japa (Shake)

http://blogs.yahoo.co.jp/srvkwschar/folder/1563664.html
usei: 2sk118 (2sk30a), 2sc458 (no lugar do transistor), 4558 (no lugar dos lm022)


Usei seu adaptador, GrAmorin, porém ao ligar na hora do almoço senti um cheiro de queimado: inverti o 4013 adaptado!  Batendo Cabeça
Coloquei outros que tinha aqui mas sinal nenhum passa...

vou tentar presepar amanhã novamente na lojinha de eletronica e comprar mais 2 4013...


Os 2n eu invertia o SG como sempre fiz... Mas achei 2sk118 por 0,40 e comprei 3. Tentei agora ligar com ele invertid (tem 2sk30a com pinagem invertida), mas t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) não é esse o problema...


-----
Ah é, pergunta que não quer calar, eu me lembro que cmos tem tecnologia mosfet, e essa porcaria pode queimar com o olhar, ainda é assim?
lembro que os caras das lojinhas vendiam o ci enbrulhado no papel alumínio (aqui não tinha "analog devices, chique, com espuminha anti estática...).

Eu vi no datasheet que o 4013 aguenta 250 graus em 10 segundos de soldagem.... Estou usando com soquetes, coisa que não gosto de fazer.

Ainda tem problema com descarga eletrostática cis cmos? será que estão queimados (tirando o que fora invertido, já joguei fora)


« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, as 20:57:37 por Choppedal » Registrado
Choppedal
Visitante
« Responder #47 : 25 de Fevereiro de 2013, as 22:01:19 »

Boas notícias pessoal! (direto do filme selvagens da noite)

Comparando o circuito vi que o transistor NPN é o que faz o v/2 (4,5v), e eu havia colocado um 2sc458 Japonês, que eu achava que nunca estaria queimado pois é uma sucata de radinho achado no lixão há mais de 25 anos atrás!
Testei outros e estranhamente também estão queimados..


Depois de debugar a placa inteira, o cobre que tava todo limpinho agora todo cheio de dedo (merece um isopropilico), o bichinho ta funcionando e com o oct1 e oct2.

Coloquei um BC548A com as pernas cruzadas e tá funcionando normal, acho que nem precisa colocar um de baixo ruído...

depois posto fotos da placa.

Um muito obrigado, especialmente ao GrAmorim pela plaquinha mágica.

-----
foto tirada na pressa:

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, as 08:24:56 por Choppedal » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #48 : 22 de Março de 2013, as 12:40:06 »

Um muito obrigado, especialmente ao GrAmorim pela plaquinha mágica.

Só para confirmar, a versão da adaptação que usou, foi a para 4013 (conforme a foto), certo?
« Última modificação: 22 de Março de 2013, as 13:55:11 por Plautz » Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #49 : 22 de Março de 2013, as 22:16:18 »

Só responder à pergunta feita sobre os semicondutores CMOS (e seus "primos" MOSFET, que eu gosto de chamar de morféticos, porque nunca consegui fazer funcionar um único circuito que os usasse), sim, os maledetos continuam queimando. O problema não é a temperatura de soldagem, mas a eletricidade estática. Lembro de ter lido, há muito tempo, a recomendação de ligar um fio na ponta do ferro de solda e aterra-lo, para minimizar o risco de queimar os componentes por descarga eletrostática na hora de soldar.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #50 : 22 de Março de 2013, as 22:21:33 »

Você esta dizendo em relação aos 4013?
Nunca queimei um da família 40xx soldando.
ate o contrario, já ate retirei de placas e sempre permaneceram intactos.

Mas se cre que seja isso (eletroestática), dou uma dica, depois de deixar o ferro ligado por um tempo, desligue-o da tomada e faça a soldagem.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #51 : 22 de Março de 2013, as 23:09:06 »

Também nunca tive problemas de queimar CIs dessa família sondando-os. Mas...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #52 : 23 de Março de 2013, as 11:07:02 »

Quanto a estática, lugares mais secos são mais problemáticos. Pode ser que haja um problema de isolamento do ferro de soldar, proporcionando uma experiência chocante ao componente! A dica do GrAmorin é excelente para o segundo caso.

Um velho e falecido amigo me ensinou a passar um fiozinho (bem fininho) por entres as pernas do CMOS antes de soldar e retirá-lo depois de soldado. Nunca precisei, mas fica a dica!

O correto é fazer o que se faz nas grandes fábricas, usar equipamentos de solda bem isolados da rede e aterrados e usar as pulseiras aterrando o operador da montagem!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Choppedal
Visitante
« Responder #53 : 24 de Março de 2013, as 16:33:59 »

Um muito obrigado, especialmente ao GrAmorim pela plaquinha mágica.

Só para confirmar, a versão da adaptação que usou, foi a para 4013 (conforme a foto), certo?

sim foi para o 4013

ele esta dando um pequeno efeito fuzz com o level no máximo, será que é normal desse projeto?
Registrado
GodSaveMetal
Visitante
« Responder #54 : 16 de Abril de 2013, as 17:52:01 »


Grande favor que você pode fazer o upload das fotos para o fórum, eu não consigo ver!
ABRAÇOS!  Legal!

traducido BABILON10

Favor grande puedes subir las fotos a este foro, no las puedo ver!!!

ABRAZOS!!!!  Legal!

-----
Olá amigos do pedal, segue o upload. Por gentileza, se alguém montou esse informem se funcion, pois a placa já tá corroida hehe

http://www.megaupload.com/?d=6GPJHT3Q

Grande favor que você pode fazer o upload do arquivo para este fórum, já não está disponível, clonado BOSS! ABRAÇOS!

Traducido con BABYLON10
Favor grande puedes subir el archivo a este foro, ya no está disponible yo clono BOSS!!!

ABRAZOS!!!!
« Última modificação: 16 de Abril de 2013, as 17:56:28 por GodSaveMetal » Registrado
Choppedal
Visitante
« Responder #55 : 24 de Abril de 2013, as 11:38:19 »

GodSaveMetal, trata-se do mesmo layout deste blog:

http://blogs.yahoo.co.jp/srvkwschar/folder/1563664.html

Não faço idéia do que está escrito em japonês e o tradutor não ajuda muito.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal