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Autor Tópico: Staner jammer 21 + Pré Amplificador Handmades Canal Limpo  (Lida 53243 vezes)
kem
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« Responder #105 : 14 de Abril de 2021, as 02:17:28 »

A diferença entre a saída de Phone e a saída de linha, é que na saída Phone, o falante é desligado quando o plug é inserido.
Eu sei, é desligado a referência ao terra (através do resistor de 0R1). Mas isso da pra fazer externamente com fio / jack.
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Pedro Augusto
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« Responder #106 : 14 de Abril de 2021, as 08:47:25 »

Precisa ver se você ligou a saída do celular corretamente. Como é o plugue que você usou na saída de fones dele ?
P2 estéreo em uma ponta e fios desencapados na outra, os quais coloquei no terminal KRE2.

Passos do final para o começo:
1 - Tenha certeza que o alto-falante está bom e não queimado.  Se tiver um outro amplificador ou aparelho de som para testar o falante é o ideal. Senão, pegue uma pilha de 1.5V e ligue rapidamente os fios do alto-falante (desconectados do seu amplificador) nos pólos da pilha (raspando o fio num deles). Deve  acontecer um ruído ou o cone dar um pulinho.

A caixa de som está funcionando, mesmo assim testei com pilha e deu certo.

2 - Se o falante está bom, então teste o amplificador de potência. Religue o alto-falante na saída do amplificador.  Desconecte a ligação de sinal do pré para a entrada do amplificador de potência.  Coloque um fio na entrada e ligue o amplificador. Toque com o dedo no fio descascado e veja se acontece um som de bzzzzz no falante (mesmo que baixo).  Se sair algum som, provavelmente a causa da mudez é outra.

Não sai som.

3 - Religue a conexão de sinal do pré ao amplificador de potência.  Agora o pré é mais complicado, pode ser uma trilha rompida ou solda mal feita no caminho do sinal. O ideal agora é ter um injetor de sinais e com ele inserir sinal do fim para o começo do pré, até descobrir onde é a interrupção. Tem que ver o esquema e injetar o sinal em pontos do caminho do sinal.  Se não tiver injetor, tente de novo o fiozinho descascado seguro pelo seus dedos (você é uma antena captadora de ruídos).

Liguei com o pré, mas continuou sem sair som.

Também é interessante medir se está chegando voltagem no TDA.  Também veja se o dissipador não está ligado em algum ponto do terra. Para fonte simétrica, ele não pode ser aterrado, a não ser que esteja isolado do TDA.

Está sim, e ele esquenta bastante. Testei com e sem o dissipador (rapidamente para ver se dava algum sinal de vida).

Eu só vou dar minha opinião...
Eu não curto muito montagens em placa universal, ainda mais pra quem tem pouca experiência em fazer e principalmente em resolver os problemas. São ilhas muito perto das outras, você tem que fazer todas as trilhas e basta um errinho, uma ilha ligada na outra ilha errada pra não funcionar.
Principalmente no caso do layout do TDA (e aí vai uma dica pra conferir) onde o terra caminha pelo plano de terra, e não por trilhas. Você uniu todos os pontos de terra do layout? Veja se não esqueceu de nenhum.

Sua opinião é importante, Ricardo.
Usei dessa universal pois já tenho em mãos, achei mais fácil que ir atrás de imprimir as trilhas para depois correr uma placa de cobre. Mas não está dando certo, ou seja, está mais difícil.
Eu acabei refazendo a placa usando uma maior, deixando os componentes um pouco mais separados, mas deu na mesma.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Amanhã tento mais.
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« Responder #107 : 14 de Abril de 2021, as 15:21:07 »

O problema é na placa do amplificador de potência. Se ele está esquentando sem funcionar é porque tem alguma coisa errada. Solte a placa e revise-a novamente. Cheque todas as ligações e soldas. Infelizmente é difícil testar só o ci TDA para saber se ele não está pifado.
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« Responder #108 : 14 de Abril de 2021, as 16:31:43 »

Na página 7 deste tópico, onde mostra o layout (não testado) o pino 2 e 4 do TDA estão ligados juntos?
Isto está correto? Ou foi um equívoco?

Abraços,
Alfredo
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« Responder #109 : 14 de Abril de 2021, as 16:45:19 »

O problema é na placa do amplificador de potência. Se ele está esquentando sem funcionar é porque tem alguma coisa errada. Solte a placa e revise-a novamente. Cheque todas as ligações e soldas. Infelizmente é difícil testar só o ci TDA para saber se ele não está pifado.
Farei isso.
Mas estava estudando o esquema do VS30 e vi que as tensões do circuito são de +15V e -15V, diferentes das +22V e -22V.
Outra questão é que, dos pinos 3 e 5, depois de interligados por um capacitor de 100nF, o layout do Kem me parece diferente do esquema do VS30, que tem até resistor de 150R nas entradas de V+ e V-.

Na página 7 deste tópico, onde mostra o layout (não testado) o pino 2 e 4 do TDA estão ligados juntos?
Isto está correto? Ou foi um equívoco?

Abraços,
Alfredo

Pelo esquema do VS30, os pinos 2 e 4 são ligados por meio de um resistor de 10k.
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« Responder #110 : 14 de Abril de 2021, as 17:04:31 »

Na página 7 deste tópico, onde mostra o layout (não testado) o pino 2 e 4 do TDA estão ligados juntos?
Isto está correto? Ou foi um equívoco?

Abraços,
Alfredo
Esse layout era só mostrar a implementação do R49. Ainda não esta 100% conferido, e não deve ser utilizado.
Foi só uma trilha que sobrou nas modificações. Já tinha sido removida.
Pra não dar confusão, vou alterar a imagem.
Ps. Corrigido, mas o layout não foi conferido com esmero. Por enquanto não recomendo o seu uso!!!

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Pelo esquema do VS30, os pinos 2 e 4 são ligados por meio de um resistor de 10k.
Exato, como esta no layout que te passei.


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Mas estava estudando o esquema do VS30 e vi que as tensões do circuito são de +15V e -15V, diferentes das +22V e -22V.
Outra questão é que, dos pinos 3 e 5, depois de interligados por um capacitor de 100nF, o layout do Kem me parece diferente do esquema do VS30, que tem até resistor de 150R nas entradas de V+ e V-.
Pedro, você esta fazendo confusão. Siga o esquema da fonte. +/-15V só aparecem DEPOIS do resistor de 150R e diodo zener de 15V. NO caso, você esta usando os 7x15 no lugar dos resistores + zeners. Esses +/-15V só estão sendo utilizados no VS30 para alimentar a seção do pré, assim como você esta fazendo.
« Última modificação: 14 de Abril de 2021, as 17:15:08 por kem » Registrado

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« Responder #111 : 14 de Abril de 2021, as 17:38:35 »

Pedro, você esta fazendo confusão. Siga o esquema da fonte. +/-15V só aparecem DEPOIS do resistor de 150R e diodo zener de 15V. NO caso, você esta usando os 7x15 no lugar dos resistores + zeners. Esses +/-15V só estão sendo utilizados no VS30 para alimentar a seção do pré, assim como você esta fazendo.

Acho que entendi.
Mas fiquei com dúvida no seguinte ponto: o pino 3 é ligado ao pino 5 por um capacitor de 100nF, mas, depois dessa ligação, em seu layout cada um desses pinos tem outro capacitor de 100nF ligado ao terra antes de continuar até chegar no V+ e V-, mas isso não consegui identificar no layout do VS30. Seriam os C49 e C53?

Sobre o TDA aqui, já encontrei duas ligações erradas e um aterramento não feito.  Toma na Cabeça
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« Responder #112 : 14 de Abril de 2021, as 17:46:10 »

Que bom que achou o "gato na tuba".

Gosto bastante dos amplificadores com o TDA2050.  Normalmente dá para montar amplificadores com baixo custo, e são bem "honesto" na potência que entregam.

É ótimo para bancada, e principalmente para testar "prés" já que ele é praticamente "flat", deixando assim o pré fazer o restante.

Este meu avatar é um cubo com o TDA.  Foi feito em maio de 2011.  Vai fazer 10 anos e ainda está funcionando perfeito.

Abraços,
Alfredo
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« Responder #113 : 14 de Abril de 2021, as 17:48:33 »

Sobre o TDA aqui, já encontrei duas ligações erradas e um aterramento não feito.  Toma na Cabeça

Torça para não o ter queimado !
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« Responder #114 : 14 de Abril de 2021, as 17:51:02 »

Sobre o TDA aqui, já encontrei duas ligações erradas e um aterramento não feito.  Toma na Cabeça

Torça para não o ter queimado !

Funcionou!
Faltou um aterramento do 470R e o capacitor de 2.2uF estava ligado ao pino 1, mas é no pino 2.
Mais tarde, quando voltar pra casa, testarei o pré.

Valeu, pessoal! Só de conseguir fazer sair som da caixinha aqui eu já fiquei contente, e isso graças a vocês!  Bravo



Atualizando: Testei com o pré TSW, mas o som saiu baixo e sem qualidade, parecendo aqueles radinhos à pilha antigos.
« Última modificação: 14 de Abril de 2021, as 23:18:34 por Pedro Augusto » Registrado
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« Responder #115 : 15 de Abril de 2021, as 00:33:57 »

Sair  um som no alto-falante já é um progresso, mas não significa que o amplificador de potência esteja funcionando 100 %. Amplificadores de potência precisam de um sinal relativamente forte na entrada (por isso a necessidade dos pré-amplificadores). Se você ainda tiver um CD ou DVD player pode tentar ligar a saída de linha (line out) deles na entrada do amplificador de potência.  Usar a saída do celular ou MP3 player pode não ser suficiente forte.  Saída de som do computador também serve, se fabricar um cabo adequado.

Se o amplificador de potência passar no teste, então o problema passa agora para o pré-amplificador. Você tem de arrumar um jeito de poder rastrear o sinal de áudio nas etapas do pré. Como provavelmente você não tem um osciloscópio (que seria o ideal) eu sugiro que você arrume um headphone com fio, velho mas funcional para servir como sonda rastreadora de som.  Corte o plugue estéreo e solde um fio flexível na malha de blindagem e uma garra jacaré na outra ponta do fio flexível,  e um capacitor de 100 nF num dos outros fios do headphone, no outro terminal do capacitor solde um fio rígido encapado (como se fosse a ponta de prova do multímetro) ou coloque espaguete termocontrátil ou fita isolante (para que você não toque no cobre).  Com isso você poderá ouvir se há sinal de áudio nas etapas do pré e saber onde está fraco e forte.
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« Responder #116 : 15 de Abril de 2021, as 18:27:27 »

Sair  um som no alto-falante já é um progresso, mas não significa que o amplificador de potência esteja funcionando 100 %. Amplificadores de potência precisam de um sinal relativamente forte na entrada (por isso a necessidade dos pré-amplificadores). Se você ainda tiver um CD ou DVD player pode tentar ligar a saída de linha (line out) deles na entrada do amplificador de potência.  Usar a saída do celular ou MP3 player pode não ser suficiente forte.  Saída de som do computador também serve, se fabricar um cabo adequado.

Se o amplificador de potência passar no teste, então o problema passa agora para o pré-amplificador. Você tem de arrumar um jeito de poder rastrear o sinal de áudio nas etapas do pré. Como provavelmente você não tem um osciloscópio (que seria o ideal) eu sugiro que você arrume um headphone com fio, velho mas funcional para servir como sonda rastreadora de som.  Corte o plugue estéreo e solde um fio flexível na malha de blindagem e uma garra jacaré na outra ponta do fio flexível,  e um capacitor de 100 nF num dos outros fios do headphone, no outro terminal do capacitor solde um fio rígido encapado (como se fosse a ponta de prova do multímetro) ou coloque espaguete termocontrátil ou fita isolante (para que você não toque no cobre).  Com isso você poderá ouvir se há sinal de áudio nas etapas do pré e saber onde está fraco e forte.

Quando liguei o celular diretamente no amplificador o som ficou bom, mas deveria ter mais volume.
Quando liguei o celular no pré e, depois, no amplificador, o som ficou com pouco volume e muito ruído.

Vou fazer esse "testador" à base de fones de ouvido, mas não sei quais os pontos da placa do pré eu deveria fazer os testes.

Em relação ao osciloscópio, andei vendo os preços e não me foram tão convidativos. Achei, porém, uns de menos de 300 reais, vindos da china, (alguns até desmontados, mas com todos os componentes para montar).
Eu encararia um desses agora, dos já montados, se não for jogar dinheiro fora, pois provavelmente irei precisar de osciloscópio nos outros projetos que estão na fila (Tremendão SL, Baby Wonder, HB-20, Coffee Maker, Pré Canal Limpo 1.6).


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« Responder #117 : 16 de Abril de 2021, as 00:36:47 »

Quando liguei o celular diretamente no amplificador o som ficou bom, mas deveria ter mais volume.
Quando liguei o celular no pré e, depois, no amplificador, o som ficou com pouco volume e muito ruído.

Provavelmente o nível de saída do celular é menor do que o nível de sinal necessário na entrada do amplificador para que ele desenvolva uma boa potência na saída (lembre que o amplificador tem um ganho finito e que a saída é proporcional ao que entra nele).

Citar
Vou fazer esse "testador" à base de fones de ouvido, mas não sei quais os pontos da placa do pré eu deveria fazer os testes.

Quando já tiver montado o conjunto da sonda de áudio com o headphone, poste o esquema aqui no tópico e a gente indica onde são os pontos de sondagem. Uma coisa que eu esqueci de dizer: meça a resistência de cada um dos fones com o multímetro. Eu medi um aqui em casa, daqueles que se ganha em avião, e cada fone (direito e esquerdo) mediu por volta de 34 ohms. Isso com o capacitor de 100 nF ligado em um sinal de 2 Vrms ainda não estoura os ouvidos, mas se ficar alto demais, pode por um resistor de 100 ohms em série (o capacitor é para bloquear nível DC que pode ter nos estágios do pré).

Citar
Em relação ao osciloscópio, andei vendo os preços e não me foram tão convidativos. Achei, porém, uns de menos de 300 reais, vindos da china, (alguns até desmontados, mas com todos os componentes para montar).
Eu encararia um desses agora, dos já montados, se não for jogar dinheiro fora, pois provavelmente irei precisar de osciloscópio nos outros projetos que estão na fila (Tremendão SL, Baby Wonder, HB-20, Coffee Maker, Pré Canal Limpo 1.6).

Existem vários vídeos no Youtube fazendo análise desse mini osciloscópio. Um inclusive é em português (do Paulo Brites). Dá uma olhada.  Eu nunca usei um desses e só posso opinar sobre o que eu ouvi nos vídeos. Um disse que o preço do kit para montar é de 25 dólares e o montado é 40 dólares. Mas não vem com a fonte (como do anúncio). O Paulo Brites fala que o cabo de teste que vem junto é esse mesmo da foto, mas ele é um cabo com as pontas com garras jacaré, assim não tem o atenuador de 10x (que permite usar com tensões maiores do que 50 V e aumenta a resistência de entrada), então é necessário gastar um pouco mais comprando a ponta de prova de osciloscópio mesmo. Outros disseram que a medição dele não é muito precisa, mas se o intuito é mais para visualização da forma de onda e o valor aproximado dela, tá valendo.  Mais um problema é que ele só consegue amostrar e visualizar sinais  de frequência até uns 200 kHz (suficiente para áudio, mas é muito pouco para o resto das aplicações).
Por 25 dólares e a diversão de montar um kit desse, eu até acho que seria divertido.
Depois vale um ditado: é melhor ter um osciloscópio mesmo que de brinquedo, do que não ter nenhum. Por pior ou limitado que seja, sempre vai ter uma utilidade.
« Última modificação: 16 de Abril de 2021, as 00:59:39 por xformer » Registrado

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« Responder #118 : 17 de Abril de 2021, as 05:10:46 »


Vídeo TSW + TDA2050




Eu havia ligado o pré ao amplificador por fios 30awg.
Resolvi testar com fios 22 e deu certo, o TSW deu sinal de vida!

Só consegui ligar o canal clean e estou sem saber como trocar para o canal marshallizer.
« Última modificação: 17 de Abril de 2021, as 05:30:32 por Pedro Augusto » Registrado
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« Responder #119 : 17 de Abril de 2021, as 19:16:46 »

Só consegui ligar o canal clean e estou sem saber como trocar para o canal marshallizer.
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