Olá a todos Handmakers.
Com base em minhas dúvidas no tópico Modificação Giannini V15 e também pensando em postar os futuros resultados dessa empreitada, decidi abrir este tópico sobre o pré-amplificador Crate CA125
Já algum tempo estive "caçando" um esquema de pré-amplificador para violão para compor uma caixa que estou desenvolvendo para apresentações estilo
Voz & Violão. Naturalmente procurava um circuito de qualidade. E pra ser sincero tenho muito pouca experiência com amplificadores para violão. Além de algumas caixas multiuso o máximo que consegui tocar foi o combo da Giannini, o V15 e outro que não lembro o nome. Desses, o que mais agradou meus ouvidos foi o V15.
Pensei em usar a seção do pré do Giannini V15 que inclusive encontrei no post do amigo
diegoviglioni no tópico que ele criou: Modificação Giannini V15.
Obrigado Diego.
Muito rapidamente vi que não era o que procurava, pois embora quando toquei nele o som me agradou na hora ainda faltavam os recursos que pretendia ter em minha caixa, como por exemplo os controles para eliminar o feedback.
Minha vontade é uma pegada estilo Boss Singer Live. No mínimo algo que se aproxime.
Parti para outros circuitos. Procurei uma meia dúzia até me deparar com o amplificador
Crate CA125. Assisti vários vídeos, o som realmente agradou bastante. Comentários de quem tocou nele, só positivos.
Baixei o esquema e é relativamente simples a etapa de pré. Tem todos os controles que desejo numa caixa. "De brinde" tem até o circuito da entrada de microfone balanceado de alta e baixa impedância. Diante disso, até então acredito ter batido o martelo.
Sem mais, seguem os links da documentação:
Diagrama esquemático:
https://drive.google.com/file/d/11aklpgzsDuUXZFcDgW_gVMVB7ZCfHO1D/view?usp=sharingManual do usuário:
https://drive.google.com/file/d/1WhoRYmRmEzzAjdM6B-QIhx8yGGTaX85p/view?usp=sharingTenho umas poucas dúvidas relacionadas a esse esquema e gostaria de pedir a ajuda dos amigos.
1 - Na entrada do canal do instrumento (J1) e na entrada do microfone de alta impedância (J8), no GND dos jacks tem uma rede RC (
R1/C1 e R84/C48 respectivamente). Para que servem essas redes e o que é o GNDLUG?
2- Na entrada do microfone de alta impedância (J8) e na entrada auxiliar (J9) tem capacitores os C104 e C105 ligados a algo que não consegui identificar. Um "retangulozinho". Alguém poderia me ajudar a entender o que seria essa conexão?