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Autor Tópico: Restauro de um Tremendão SL - O que fazer?  (Lida 67482 vezes)
Pedro Augusto
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« Responder #90 : 13 de Março de 2021, as 23:12:01 »

Agora só faltam o Neon e o LDR, e os fios por trás, e as ligações aos potenciômetros, aos jacks, às válvulas...

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« Responder #91 : 13 de Março de 2021, as 23:50:11 »

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Agora só faltam o Neon e o LDR, e os fios por trás, e as ligações aos potenciômetros, aos jacks, às válvulas...


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« Responder #92 : 14 de Março de 2021, as 00:48:32 »

Agora só faltam o Neon e o LDR, e os fios por trás, e as ligações aos potenciômetros, aos jacks, às válvulas...

Com tudo novinho assim fica bonitão, hehehehe. Parabéns, bom trabalho!
Em tempo: para protoboard eu também utilizo cabo de rede, como o colega disse em um tópico lá atrás. Têm funcionado bem, só tome cuidado para não quebrar pedacinhos dele dentro dos furinhos.
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« Responder #93 : 14 de Março de 2021, as 15:32:39 »

Têm funcionado bem, só tome cuidado para não quebrar pedacinhos dele dentro dos furinhos.

Um último recurso quando isso ocorre, é que é possível retirar o pedaço de fio ou mesmo sujeira que entra nos furos. Precisa descolar a fita adesiva de dupla face (quando tem) grudada embaixo da matriz e se consegue ver a fileiras de clipes metálicos. Com uma agulha é fácil levantar o clipe e retirar a sujeira, ou mesmo dar um aperto quando o clipe fica folgado e o contato frouxo.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #94 : 14 de Março de 2021, as 16:20:14 »


Um último recurso quando isso ocorre, é que é possível retirar o pedaço de fio ou mesmo sujeira que entra nos furos. Precisa descolar a fita adesiva de dupla face (quando tem) grudada embaixo da matriz e se consegue ver a fileiras de clipes metálicos. Com uma agulha é fácil levantar o clipe e retirar a sujeira, ou mesmo dar um aperto quando o clipe fica folgado e o contato frouxo.

Verdade! Só precisei fazer isso uma vez, das outras vezes eu consegui retirar com uma pinça de ponta fina.
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Pedro Augusto
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« Responder #95 : 22 de Março de 2021, as 04:01:57 »

Qual o melhor caminho a seguir agora? Devo partir para a placa do power?
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« Responder #96 : 22 de Março de 2021, as 05:22:38 »

Qual o melhor caminho a seguir agora? Devo partir para a placa do power?
A placa da fonte? Sim. Troque os diodos por 1n4007. Eu costumo utilizar 2 em série no lugar de cada um antigo. Coisa minha. Grin
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« Responder #97 : 22 de Março de 2021, as 18:46:38 »


A placa da fonte? Sim. Troque os diodos por 1n4007. Eu costumo utilizar 2 em série no lugar de cada um antigo. Coisa minha. Grin

Por quê ? 🤔 Traz alguma melhoria ?
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« Responder #98 : 22 de Março de 2021, as 19:06:35 »

Por quê ? 🤔 Traz alguma melhoria ?

Pra mim traz segurança. Já tive transformador de força queimado, porque um diodo entrou em curto.
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« Responder #99 : 22 de Março de 2021, as 19:40:15 »

Ou então dois UF4007, mais silenciosos  Smiley
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« Responder #100 : 22 de Março de 2021, as 20:20:13 »

Meu pitaco:

Recentemente o Matec em outro tópico, recomendou uma alteração na fonte, que consiste em remover a ligação do center tap (tomada central) do secundário de alta tensão ao meio dos dois capacitores principais do filtro, para evitar que o capacitor de cima continue energizado mesmo com a chave de stand-by aberta. Além disso, troque a chave simples (SPST) de stand-by por uma dupla (DPST - dois pólos uma posição ou DPDT, o que achar) e coloque-a entre o secundário e a ponte retificadora, como abaixo:  

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Para os diodos da ponte, tente achar os UF4007 (UF = ultra fast), que são mais rápidos que os 1N4007 e geram menos ruído.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.

Estou recuperando essa mensagem do xformer pois ela traz o esquema alterado de acordo com uma recomendação feita pelo Márcio.
Ele inclusive também recomendou o uso de diodos UF4007, como fez o darkislanio.

Troque os diodos por 1n4007. Eu costumo utilizar 2 em série no lugar de cada um antigo. Coisa minha. Grin

Eu usaria 8 diodos, então?
« Última modificação: 22 de Março de 2021, as 22:47:55 por Pedro Augusto » Registrado
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« Responder #101 : 22 de Março de 2021, as 20:37:04 »

Sim 8 diodos.
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« Responder #102 : 23 de Março de 2021, as 03:30:02 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Já estou com os diodos UF4007, os capacitores de 100uF/400V e 47uF/200V.

Ficaram faltando, porém, os capacitores de 22uF/500V. Eu poderia usar no lugar deles uns de 47uF/450V?

E o que é esse L (identificado como um lado de transformador) entre B1 e B2?
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« Responder #103 : 23 de Março de 2021, as 03:48:50 »


Já estou com os diodos UF4007, os capacitores de 100uF/400V e 47uF/200V.

Ficaram faltando, porém, os capacitores de 22uF/500V. Eu poderia usar no lugar deles uns de 47uF/450V?

E o que é esse L (identificado como um lado de transformador) entre B1 e B2?

O L é o indutor, um transformador chamado choke. Algums amplificadores usam um resistor ai.

Capacitor de 22uF x 500V vai ser dificil, qualquer capacitor eletrolítico de 500V é dificil. Mas podes usar dois de 47uF x 350V ou mais em série e colocar resistores em paralelo com eles exatamente como no primeiro banco de capacitores da alta tensão deste esquema que tu postou na ultima mensagem.
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Grande abraço, Raphael!
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« Responder #104 : 23 de Março de 2021, as 05:44:03 »

Achei pra vender o Capacitor de 22uF/400V. Mas está longe dos 500V.


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