Qual alto brilho vocês usam: 8000MCD, 10000MCD, 15000?
Na minha opinião depende muito do que você quer fazer. Para usar leds com finalidade de indicação on/off, gosto de usar leds difusos (aqueles que o plástico do corpo é da mesma cor que ele brilha), porque a luz dele não é tão suja como os de alto bilho quando se olha diretamente para ele, e tem baixo consumo para pedais que trabalham com bateria também. Agora, para iluminar pedal board, circuitos, eu costumo usar alto brilho, com o máximo de mcd disponível (15.000 mcd ou mais).
Como calcular o valor da resistência que vai antes do LED?
Para isso é necessário saber a corrente do led, tensão da fonte e a queda de tensão no mesmo. A fórmula é:
R= V-Vled/Iled,onde V é a tensão da fonte; Vled é a queda de tensão nos leds, Iled corrente do led.
Costuma-se atribuir queda de tensão dos leds (5mm) de alto brilho 3V,e leds difusos 1,5V. Também se atribui corrente de 10mA para leds difusos e 70mA para leds de alto brilho. A corrente também depende da cor do Led (Vermelho consome mais e violeta, menos)
Mas isso é só pra ter informações precisas
Eu costumo atribuir sempre valores padrões:
Resistor de 1K para um bom brilho;
Resistor de 2K2 para brilho médio;
Resistor de 4K7 pra baixo brilho.
Comigo sempre funciona esses valores e não preciso fazer cálculos e buscar datasheet de Led's (ninguém merece né?
)
Abraços