Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 02:36:52
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Pedais e efeitos
>
Sintetizador Modular
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Sintetizador Modular (Lida 23952 vezes)
viagem_mental
Handmaker
Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277
Sintetizador Modular
«
:
21 de Dezembro de 2020, as 19:41:49 »
Olá amigos!
Recentemente montei um pequeno sintetizador modular (kit do Arthur Joly) e gostei da brincadeira.
Agora resolvi me arriscar em montar algo mais sofisticado. Basicamente, minha intenção é, aos poucos, montar os vários módulos de um bom modular.
À partir do pequeno curso que fiz na Reco Synth, cheguei nesse site:
http://yusynth.net/index_en.php?&arg=4
Pretendo iniciar com o seguinte VCO, o qual já estou providenciando as placas (pretendo fazer três) e garimpando os componentes:
http://yusynth.net/Modular/index_en.html
Minha ideia é montar um diário aqui, para quem se interessar em construir um e, também, para colocar eventuais dúvidas que possam surgir.
Para iniciar, verifiquei que precisarei de um osciloscópio para fazer as regulagens dos módulos. Como não sou profissional, estou pesquisando algumas alternativas mais em conta e cheguei nessas opções:
I) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1606466200-kit-osciloscopio-digital-kkmoon-24-tft-_JM (esse é só usar diretamente)
II)
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1279946519-osciloscopio-digital-de-2-canais-20-mhz-hantek-6022be-pc-usb-_JM#position=10&type=item&tracking_id=513394cf-f1e4-403e-b6da-049d8a25d805
(esse para usar com o computador)
Você acham que com um desses osciloscópios e um multímetro minipa ET-2042D, dou conta de fazer as medições necessárias para esse projeto de VCO?
Seguem as instruções de calibração do site mencionado acima:
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
For setting and trimming of the VCO, you need a good Oscilloscope, a good source of control voltage (calibrated CV/GATE 5 octave keyboard) a good voltmeter (at least 4000 pts), a digital tuner (I am using a Korg CA tuner) and/or a good frequency counter.
WAVESHAPE CONVERTER SETTING
Before powering up, set all the trimmers to their mid-range position, set the FREQUENCY pot to 5 (mid-range position), set the FINE TUNE pot to 0 (mid-range position), set the LIN FM LEVEL, EXP FM LEVEL, PWM potentiometers to min (counter clockwise position), and the PW potentiometer at 0 (mid-range position).
Connect the SAWTOOTH output to the oscilloscope (2V per square). Power-up the circuit. You should observe a sawtooth signal. Adjust the T3 trimmer in order to balance the sawtooth around the 0V level. The sawtooth should ramp down from +5V to -5V.
Connect the TRIANGLE output to the oscilloscope (2V per square). Adjust the T3 trimmer to refine the triangle shape. Then adjust the T4 trimmer in order to balance the triangle around the 0V level. The triangle should ramp down from +5V to -5V.
Connect the SINEWAVE output to the oscilloscope (2V per square). Adjust the T4 trimmer to refine the sinewave shape. Then adjust the T4 trimmer in order to balance the sinewave around the 0V level. The triangle should ramp down from +4V to -4V. If necessary refine the setting of T3 .
V/OCT TRACKING
Connect the calibrated voltage source to one of the 1V/octave input. Set the CV to 0V. Connect the tuner / freq.counter to the SINEWAVE output. Adjust the FREQUENCY potentiometer such that the tuner displays A1 (55 Hz)
Set the CV to 1V, check the pitch/freq, ideally we want it to be A2 or 110Hz. If the pitch is what we expected go to point 4. Otherwise, if the pitch is lower than expected : adjust the T2 trimmer (V/OCT) in order to lower the pitch/frequency (NOTE this may not seem logical to lower the picth when it's already too low but that's the way it works !). Conversely if the pitch was higher than expected, adjust the T2 trimmer in order to increase the picth/frequency.
Set the CV to 0V, the picth is either lower or higher than A1/55Hz . Adjust the FREQUENCY potentiometer such that the tuner displays A1/55 Hz. Repeat points 2 and 3 until there is a perfect one octave shift when switching the CV from 0V to 1V.
Repeat the same procedures but with the following CVs 0V and 2V in order to read A1/55Hz for 0V and A3/220Hz for 2V
Apply the same procedure as above for the next voltages/octaves up to A6(1760Hz)/A7(3520Hz). Depending on your component tolerance you may expect also to achieve a good tracking up to A8 (7040Hz).
TUNING
Disconnect the CV source from the V/OCT input.
Turn the FREQUENCY potentiometer to 0 (fully counter-clockwise position)
Turn the FINE TUNE potentiometer to 0 (mid-range position)
Adjust T1 in order to read a frequency of 16.2 Hz
Plug a CV/GATE keyboard (starting at C, and giving 0V for lower C)
Press A3 key, and check that the pitch is A3 / 220Hz. If not adjust T1.
Obrigado.
PS.: não sabia em qual seção do site colocar esse tópico (pois o foco dos tópicos são pedais e amplificadores). Sugestão: criar uma nova para projetos diversos de eletrônica de áudio.
Atualização 30/01/2021
Aqui está o circuito e um tutorial para casar transistores para os diferentes módulos do sintetizador:
Casando transistores.pdf
«
Última modificação: 31 de Janeiro de 2021, as 01:01:34 por viagem_mental
»
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
Re: Sintetizador Modular
«
Responder #1 :
21 de Dezembro de 2020, as 20:15:55 »
https://youtu.be/7IonDhAPvY0
Acho que é o mesmo do primeiro anúncio. No vídeo ele diz que não é muito preciso e nas instruções de calibração do sintetizador pede um bom osciloscópio. Eu não escolheria esse. Tenta comprar um osciloscópio analógico usado.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
Obrigado
«
Responder #2 :
22 de Dezembro de 2020, as 00:42:09 »
Citação de: xformer em 21 de Dezembro de 2020, as 20:15:55
https://youtu.be/7IonDhAPvY0
Acho que é o mesmo do primeiro anúncio. No vídeo ele diz que não é muito preciso e nas instruções de calibração do sintetizador pede um bom osciloscópio. Eu não escolheria esse. Tenta comprar um osciloscópio analógico usado.
Realmente, estou olhando no mercado livre esses:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1086815137-osciloscopio-analogico-hp-3702b-detector-fase-diferencial-_JM#position=35&type=item&tracking_id=01cbed12-0089-4df9-8742-c8b9e826bcdc
(parece um trambolho que é capaz de derrubar minha bancada
)
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1741188384-osciloscopio-analogico-kenwood-cs-4025-20-mhz-_JM#position=29&type=item&tracking_id=01cbed12-0089-4df9-8742-c8b9e826bcdc
Mas não entendo nada de marcas e qualidades do osciloscópio. A última vez que mexi em um já tem uns 18 anos.
O Hantek para computador parece que não tem escala para medida, é mais para uso didático. Nesse vídeo o rapaz diz que não encontro função para escala (a partir dos 8min):
https://www.youtube.com/watch?v=6vcMmtmFjeg&ab_channel=FunElectronicsToday
«
Última modificação: 22 de Dezembro de 2020, as 00:48:00 por viagem_mental
»
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #3 :
22 de Dezembro de 2020, as 01:04:00 »
Se eu fosse escolher entre os dois analógicos anunciados, iria com o Kenwood. O dono parece cuidar bem dos aparelhos (pelo vídeo) e postou fotos com ele ligado mostrando sinais decentemente enquanto que no HP tem apenas um borrão. Assim, sem poder testar , aparentemente o Kenwood é mais negócio, além de ser mais novo e ser de boa marca.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
Obrigado
«
Responder #4 :
04 de Janeiro de 2021, as 20:22:41 »
Ainda estou escolhendo o osciloscópio, enquanto isso estou providenciando as placas. São três osciladores, um mixer, um LFO, um ADSR, um filtro moog, um filtro ARP. Depois farei um noise e um sequenciador.
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #5 :
04 de Janeiro de 2021, as 22:39:08 »
Interessante ! Com que método fez essas placas ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
viagem_mental
Handmaker
Obrigado
«
Responder #6 :
05 de Janeiro de 2021, as 01:12:20 »
Citação de: bossman em 04 de Janeiro de 2021, as 22:39:08
Interessante ! Com que método fez essas placas ?
Eu apenas passei verniz nelas
. Um amigo fez para mim, ele usa uma impressora 3d adaptada: primeiro ele pinta a placa inteira com spray preto, depois a impressora com um módulo laser queima toda a área que será corroída, isso faz a tinta queimada soltar facilmente com o dedo ou água. Depois é só jogar no percloreto. É o método mais fácil que eu já vi para fazer placas de circuito, fiquei impressionado com a qualidade.
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #7 :
05 de Janeiro de 2021, as 03:44:30 »
Citação de: viagem_mental em 05 de Janeiro de 2021, as 01:12:20
. Um amigo fez para mim, ele usa uma impressora 3d adaptada: primeiro ele pinta a placa inteira com spray preto, depois a impressora com um módulo laser queima toda a área que será corroída, isso faz a tinta queimada soltar facilmente com o dedo ou água. Depois é só jogar no percloreto. É o método mais fácil que eu já vi para fazer placas de circuito, fiquei impressionado com a qualidade.
Eu quero isso!!!
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #8 :
05 de Janeiro de 2021, as 04:34:24 »
Também fiquei impressionando com a qualidade ! Principalmente das trilhas finas, excelentes !
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #9 :
05 de Janeiro de 2021, as 04:50:14 »
Citação de: viagem_mental em 05 de Janeiro de 2021, as 01:12:20
]
Muito interessante!!! É um produto comercial? Projeto?
Tem as especificações?
I want to diode!
viagem_mental
Handmaker
Obrigado
«
Responder #10 :
05 de Janeiro de 2021, as 22:25:29 »
Meu sentimento é igual o dos colegas!
Esse meu amigo que desenvolveu tudo. Ele fez a adaptação da impressora 3d para ir o módulo laser, podendo intercalar entre a impressora e esse esquema do laser. Desenvolveu também um plugin para o Inkscape para fazer a impressão com o laser. Fica um trabalho profissional. Ele se prontificou a me ensinar a fazer tudo isso, mas enquanto não passar a pandemia, não saio de casa
«
Última modificação: 05 de Janeiro de 2021, as 22:30:03 por viagem_mental
»
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #11 :
05 de Janeiro de 2021, as 22:54:59 »
Citação de: viagem_mental em 05 de Janeiro de 2021, as 22:25:29
Meu sentimento é igual o dos colegas!
Esse meu amigo que desenvolveu tudo. Ele fez a adaptação da impressora 3d para ir o módulo laser, podendo intercalar entre a impressora e esse esquema do laser. Desenvolveu também um plugin para o Inkscape para fazer a impressão com o laser. Fica um trabalho profissional. Ele se prontificou a me ensinar a fazer tudo isso, mas enquanto não passar a pandemia, não saio de casa
Coloca ele no fórum!!!
I want to diode!
basque
Iniciante
Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 46
«
Responder #12 :
06 de Janeiro de 2021, as 17:38:05 »
apoio trazer ele para o forum
Handmaker
Obrigado
«
Responder #13 :
17 de Janeiro de 2021, as 21:10:46 »
Dando continuidade ao projeto, estou selecionando os transistores para usar nos osciladores. Para isso, é necessário o casamento dos transistores. Estou me baseando nesse site (fantástico):
http://musicfromouterspace.com/index.php?MAINTAB=SYNTHDIY&PROJARG=TRANSISTORMATCHER/TRANSISTORMATCHER.html&VPW=1526&VPH=620
Meus desenhos ficaram assim:
Spoiler
Seguem fotos da montagem:
Spoiler
Estou obtendo apenas -6V no pino 1 do TL072, não consigo chegar nos -10V mencionados no site acima. Alguém teria alguma sugestão?
Obrigado.
«
Última modificação: 18 de Janeiro de 2021, as 01:50:00 por xformer
»
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #14 :
18 de Janeiro de 2021, as 01:52:28 »
O capacitor C12 está com a polaridade invertida. O positivo dele deve ser ligado ao terra.
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...