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Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Tópico: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo (Lida 16386 vezes)
A.Sim
Handmaker
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #30 :
07 de Dezembro de 2020, as 01:55:26 »
Sim, é isso mesmo. Coisa dos antigos. MFD = uF.
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Matec
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #31 :
07 de Dezembro de 2020, as 02:30:41 »
Citação de: Leninho em 07 de Dezembro de 2020, as 01:48:58
Mais uma dúvida. Estou retirando todas as peças do chassi para reaproveitá-lo para o amplificador. Ao retirar os capacitores notei que todos eles trazem sua capacitância em MFD, seria o mesmo que µF neste caso específico?
Abaixo elenco a foto de um dos capacitores trazendo estas informações.
Só que não é útil reaproveitar capacitores, tanto eletrolíticos como os outros. Mesmo resistores não é bom. Por mais que digam sobre supostas propriedades "mágicas" desses componentes, a única coisa que eles realmente podem dar, é dor de cabeça.
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bossman
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #32 :
07 de Dezembro de 2020, as 14:46:49 »
Citação de: Leninho em 07 de Dezembro de 2020, as 01:48:58
Mais uma dúvida. Estou retirando todas as peças do chassi para reaproveitá-lo para o amplificador. Ao retirar os capacitores notei que todos eles trazem sua capacitância em MFD, seria o mesmo que µF neste caso específico?
Abaixo elenco a foto de um dos capacitores trazendo estas informações.
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Leninho
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #33 :
07 de Dezembro de 2020, as 20:23:13 »
Mais uma perguntinha
Estava pensando em como realizar a montagem. dos componentes no chassi. Levando em consideração que moro no interior do interior e não tenho acesso fácil aqui a placas para fazer o clássico PTP de valvulados ou aquelas placas experimentais (não me lembro o nome delas), acham que eu poderia montar no estilo aranha?
imagino que pela baixa quantidade de componentes e utilizando os recursos do chassi antigo do rádio para a soldagem conseguiria montar desta forma sem problemas.
Se for este o caso quais dicas para evitar ruídos ou outros problemas me dão?
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Matec
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #34 :
07 de Dezembro de 2020, as 20:37:03 »
Citação de: Leninho em 07 de Dezembro de 2020, as 20:23:13
Mais uma perguntinha
Estava pensando em como realizar a montagem. dos componentes no chassi. Levando em consideração que moro no interior do interior e não tenho acesso fácil aqui a placas para fazer o clássico PTP de valvulados ou aquelas placas experimentais (não me lembro o nome delas), acham que eu poderia montar no estilo aranha?
imagino que pela baixa quantidade de componentes e utilizando os recursos do chassi antigo do rádio para a soldagem conseguiria montar desta forma sem problemas.
Se for este o caso quais dicas para evitar ruídos ou outros problemas me dão?
A montagem PTP clássica é menos suscetível à ruidos(Se for bem feita) por conta da proximidade dos componentes e ligações curtas. No entanto é bem mais complicado de acertar as ligações. Eu acho complicado para quem está iniciando.Por isso as placas com ilhoses ou turrets são as preferidas.
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Última modificação: 07 de Dezembro de 2020, as 20:42:39 por Matec
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Leninho
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #35 :
07 de Dezembro de 2020, as 20:50:33 »
Outra coisa, anteriormente foi recomendado o uso de chokes no lugar de dois resistores de 100r, na oficina do meu pai posso conseguir esses chokes, seria melhor utilizá-los?
Neste caso como eu poderia mensurá-los, pela resistência?
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #36 :
08 de Dezembro de 2020, as 02:16:32 »
Citação de: Leninho em 07 de Dezembro de 2020, as 20:50:33
Outra coisa, anteriormente foi recomendado o uso de chokes no lugar de dois resistores de 100r, na oficina do meu pai posso conseguir esses chokes, seria melhor utilizá-los?
Neste caso como eu poderia mensurá-los, pela resistência?
Amigo, note que o choke iria no lugar do resistor de 100R (1 resistor) do HT (alta tensão). Os outros 2 resistores de 100R formam um "CT" virtual na tensão do filamento, artificio muito usado para evitar ruidos.
Eu acho (minha opinião) que deverias manter o esquema mais "enxuto" com o resistor de 100R na fonte. O choke é mais um transformador para colocar e acomodar no chassis. E é um pequeno trabalho calcular e construir um choke funcional. No final provavelmente não vai mudar nada, ja que a fonte foi projetada para uso com o resistor.
Se mesmo assim, quiseres fazer um choke, posso te ajudar.
Boa sorte!
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #37 :
08 de Dezembro de 2020, as 03:14:46 »
Citação de: Leninho em 07 de Dezembro de 2020, as 20:50:33
Outra coisa, anteriormente foi recomendado o uso de chokes no lugar de dois resistores de 100r, na oficina do meu pai posso conseguir esses chokes, seria melhor utilizá-los?
Neste caso como eu poderia mensurá-los, pela resistência?
O "choke" para a filtragem da fonte do amplificador valvulado é um indutor e não um transformador, apesar de poder ter a mesma aparência se usar os mesmos materiais (fio esmaltado, núcleo de ferro, carretel, etc). Ele é medido em henries (H) e também deve ter uma especificação de corrente DC máxima que ele suporta. A vantagem do uso dele na filtragem é que ele suaviza melhor o ripple (ondulação resultante da retificação) do que o uso de um resistor e era usado porque não se podia usar capacitores com capacitância alta para não danificar a válvula retificadora. No caso desse choke, apenas existirão dois fios nele e se você achar algum com seu pai que tenha mais de dois fios, provavelmente será um transformador (ou autotransformador).
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Última modificação: 08 de Dezembro de 2020, as 03:17:12 por xformer
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #38 :
08 de Dezembro de 2020, as 04:31:24 »
Citação de: xformer em 08 de Dezembro de 2020, as 03:14:46
O "choke" para a filtragem da fonte do amplificador valvulado é um indutor e não um transformador, apesar de poder ter a mesma aparência se usar os mesmos materiais (fio esmaltado, núcleo de ferro, carretel, etc). Ele é medido em henries (H) e também deve ter uma especificação de corrente DC máxima que ele suporta. A vantagem do uso dele na filtragem é que ele suaviza melhor o ripple (ondulação resultante da retificação) do que o uso de um resistor e era usado porque não se podia usar capacitores com capacitância alta para não danificar a válvula retificadora. No caso desse choke, apenas existirão dois fios nele e se você achar algum com seu pai que tenha mais de dois fios, provavelmente será um transformador (ou autotransformador).
Bom lembrar que algumas válvulas retificadores (e é o caso da 5Y3) tem uma capacidade limitada de alimentar cargas capacitivas. No manual delas, existe um parâmetro indicando o valor máximo de capacitor a ser usado. O filtro usando indutores pode ser de grande ajuda para que estes limites de capacitância não sejam exacerbados. Como tem muitos capacitores grandes disponíveis hoje em dia, a gente fica inclinado a aumentar os capacitores e não usar chokes.
Lembre-se que o capacitor ao ser carregado representa um curto que dura por um certo período de tempo. Capacitores grandes implicam em correntes de carga grandes por um tempo maior (principalmente em circuitos que fornecem correntes máximas limitadas)
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kem
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #39 :
08 de Dezembro de 2020, as 06:09:23 »
hgamal, eu levei isso em consideração no projeto (aliás, de uma olhada e palpite - conselho de gente que conhece do assunto é sempre bom).
O primeiro capacitor está dentro do aceitável para a 5Y3. Depois inseri um filtro RC com o resistor de 100R e aí sim um capacitor um pouco maior. A alimentação para o amplificador sai só após esse filtro RC.
Leninho, eu não me preocuparia com o choque.
Mas caso fosse utilizá-lo, ele ficaria no lugar do resistor de 100R 5W na fonte. Os outros 2 resistores de 100R 1 W servem para criar uma referência da alimentação dos filamentos ao terra, como o Raphael explicou.
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Citação de: Leninho em 07 de Dezembro de 2020, as 20:23:13
Mais uma perguntinha
Estava pensando em como realizar a montagem. dos componentes no chassi. Levando em consideração que moro no interior do interior e não tenho acesso fácil aqui a placas para fazer o clássico PTP de valvulados ou aquelas placas experimentais (não me lembro o nome delas), acham que eu poderia montar no estilo aranha?
imagino que pela baixa quantidade de componentes e utilizando os recursos do chassi antigo do rádio para a soldagem conseguiria montar desta forma sem problemas.
Se for este o caso quais dicas para evitar ruídos ou outros problemas me dão?
Ilhós de latão você acha em qualquer armarinho (me disseram que não está tão fácil assim de se achar, mas online tem. Procure o de latão, o de ferro latonado não é recomendado). Para a placa, fibra é sempre a melhor opção. Mas nada impede de você usar fenolite, ou mesmo... fórmica, se não achar as opções anteriores. 2 folhas coladas uma na outra deve resolver.
Lembre-se que esse é um projeto não testado. Pode ser que pequenos ajustes se façam necessário. A montagem estilo "aranha" dificulta muito nesse caso.
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Última modificação: 08 de Dezembro de 2020, as 19:44:15 por kem
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #40 :
10 de Dezembro de 2020, as 01:59:53 »
Consegui pontes de terminal, tal como a da foto abaixo. Serve para fazer a montagem PTP sem problemas?
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #41 :
10 de Dezembro de 2020, as 02:43:39 »
Citação de: Leninho em 10 de Dezembro de 2020, as 01:59:53
Consegui pontes de terminal, tal como a da foto abaixo. Serve para fazer a montagem PTP sem problemas?
Sim, serve. Existem inúmeros exemplos de amplificadores feitos com pontes de terminais na net.
Só precisas te atentar aos terminais que são "aterrados" ao chassis com parafusos. Alguns deles dá pra cortar, podendo usar o terminal cortado como um terminal não aterrado.
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #42 :
10 de Dezembro de 2020, as 23:49:38 »
Pessoal, não encontrei em nenhuma loja de Londrina o resistor da fonte de 100R/5W (nem mesmo acima disso em Watts). De volta a minha cidade procurando nas sucatas também não achei nada, o mais próximo que encontrei foi um de 75r por 25w e um de 200r por 5w. Algum desses poderia substituir sem prejuízos?
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Re: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo
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Responder #43 :
11 de Dezembro de 2020, as 00:16:45 »
Citação de: Leninho em 10 de Dezembro de 2020, as 23:49:38
Pessoal, não encontrei em nenhuma loja de Londrina o resistor da fonte de 100R/5W (nem mesmo acima disso em Watts). De volta a minha cidade procurando nas sucatas também não achei nada, o mais próximo que encontrei foi um de 75r por 25w e um de 200r por 5w. Algum desses poderia substituir sem prejuízos?
Não tem 2 de 200R?
Esse de 75R cabe?
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Responder #44 :
11 de Dezembro de 2020, as 00:22:44 »
Citação de: kem em 11 de Dezembro de 2020, as 00:16:45
Não tem 2 de 200R?
Esse de 75R cabe?
Só tenho um de 200r, e o de 75r é bem grandinho, mas com jeitinho cabe
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