Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 02:40:49

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção Hi Octane - 6k6GT - Rádio antigo  (Lida 16383 vezes)
Leninho
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0

« : 02 de Dezembro de 2020, as 22:59:49 »

Boa tarde, pessoal, vou incomodá-los com mais um tópico  Cheesy

Estou interessado em montar um Hi-Octane com base no projeto disponibilizado aqui no site. Verificando os componentes verifiquei que possuo um rádio antigo valvulado em minha casa que se utiliza de uma válvula 6k6GT, que pelas minhas pesquisas seria igual (com algumas particularidades) à 6v6 utilizada no projeto daqui do site.
Bom, como o orçamento anda bem curto e tenho este equipamento em casa pensei em utilizar esta válvula, os transformadores e o que mais conseguir aproveitar deste rádio para o projeto do Hi-Octane. Ocorre que não tenho forma de testar esta Válvula para ver se está funcionando (o filamento eu testei e está ok), como nota-se nas fotos abaixo ela está enegrecida, não sei se é característica da Válvula (grafite se não me engano) ou se seria problema.
Outro problema é que como não tenho ideia do modelo e marca do rádio das fotos não tenho ideia das especificações dos transformadores, posso supor apenas que trabalham dentro das especificações das válvulas presentes no circuito. Quando peguei este chassi tentei ligar sem mexer em nada e não deu nem sinal, o que pode ser outro problema mas, enfim, vou realizar os devidos testes nos transformadores para ver se estão bem e se as voltagens e especificações são compatíveis.

Minha pergunta é se consideram viável esta empreitada, utilizando o que der deste antigo rádio a fim de economizar um trocado, ou se seria muita dor de cabeça.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Colaborador

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112

« Responder #1 : 02 de Dezembro de 2020, as 23:32:09 »

Boa tarde Leninho!
Cara, uma das diferenças da 6k6 pra 6v6 é a tensão HT. A tua sendo a 6k6gt ja aguenta uma tensão maior. A potência na saida deve diminuir também, mas nada que desmereça a montagem.
Pessoal substitui muito uma pela outra nos pequenos amplificadores fender.
De toda forma, tu tens um chassis, os transformadores e o pentodo de saída, então vai funcionar bem, pois certamente a tensão vai ser compativel. Pode é ser mais baixa que a do hi octane, mas com algum ajuste, deve funcionar bem.
Testa esses transformadores, toma cuidado e se eles estiverem funcionando já é 3/4 de caminho andado.
Esse é o tipo de trabalho que eu gosto de fazer.
Boa sorte!
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2020, as 23:38:34 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #2 : 03 de Dezembro de 2020, as 00:25:08 »

Verificando os componentes verifiquei que possuo um rádio antigo valvulado em minha casa que se utiliza de uma válvula 6k6GT, que pelas minhas pesquisas seria igual (com algumas particularidades) à 6v6 utilizada no projeto daqui do site.

Tem grupos por aí que achariam isso um sacrilégio!  Cheesy
De nossa parte tudo bem!

Ocorre que não tenho forma de testar esta Válvula para ver se está funcionando (o filamento eu testei e está ok), como nota-se nas fotos abaixo ela está enegrecida, não sei se é característica da Válvula (grafite se não me engano) ou se seria problema.

Sobre a válvula; se ela está preta, já é um bom sinal. Quando ele fica branca, aí já era. Para um primeito projeto, utilizar os transformadores, válvula e soquete, já é uma boa economia. Ainda mais que componentes andam meio difíceis e caros.

(grafite se não me engano)

Tudo menos grafite! Grin

Legal!
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #3 : 03 de Dezembro de 2020, as 05:31:26 »

Acho que você devia começar testando os transformadores. Comece verificando se eles não estão com os enrolamentos abertos ou em curto. Depois teste a tensão dos secundários. Tem vários tópicos aqui no fórum que explicam como testar transformadores e os cuidados para se fazer isso.
O Hi Octane é um projeto do (falecido?) site AX84 (hoje só está online uma versão reduzida dele hospedada na Rússia, mas que não sei se tem algo a ver com o original). E existem várias montagens do HO aqui no fórum também. Colocar o link do projeto que te interessou vai ajudar.
E sim, se a válvula e os transformadores estiverem bons, vale muito a pena. Mas restaurar o rádio, vende-lo e com o dinheiro arrecadado comprar os materiais para montar um também seria uma ótima opção.

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #4 : 03 de Dezembro de 2020, as 14:09:04 »

Veja quais são as válvulas que você tem nesse rádio e procure o modelo e o fabricante nessas páginas, que descrevem quais válvulas são usadas em cada modelo (muitos):

http://www.manorc.com.br/inicial_r_antigos.html

https://www.museudoradio.com/estrangeiros03.htm

Se descobrir o modelo, fica mais fácil de encontrar o esquema e especificações.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2020, as 14:11:15 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Leninho
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #5 : 03 de Dezembro de 2020, as 21:04:17 »

Acho que você devia começar testando os transformadores. Comece verificando se eles não estão com os enrolamentos abertos ou em curto. Depois teste a tensão dos secundários. Tem vários tópicos aqui no fórum que explicam como testar transformadores e os cuidados para se fazer isso.
O Hi Octane é um projeto do (falecido?) site AX84 (hoje só está online uma versão reduzida dele hospedada na Rússia, mas que não sei se tem algo a ver com o original). E existem várias montagens do HO aqui no fórum também. Colocar o link do projeto que te interessou vai ajudar.
E sim, se a válvula e os transformadores estiverem bons, vale muito a pena. Mas restaurar o rádio, vende-lo e com o dinheiro arrecadado comprar os materiais para montar um também seria uma ótima opção.

Restaurá-lo não seria possível pois eu ganhei só o chassi com as peças, o móvel (que é bem grande) ficou com o antigo dono, se fosse tudo junto valeria bem a pena. Ele utilizou para outra finalidade. O projeto que me interessei é o disponível neste link: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=HO

-----
Veja quais são as válvulas que você tem nesse rádio e procure o modelo e o fabricante nessas páginas, que descrevem quais válvulas são usadas em cada modelo (muitos):

http://www.manorc.com.br/inicial_r_antigos.html

https://www.museudoradio.com/estrangeiros03.htm

Se descobrir o modelo, fica mais fácil de encontrar o esquema e especificações.

Agradeço o link, é realmente um ótimo site para estas pesquisas. Infelizmente não encontrei o meu rádio, nenhum bateu todas as válvulas, que são: 6k6, 5y3, 6sg7, 6sq7, 6sk7 e 6sa7, todas GT.

-----
Pessoal, realizei o teste do transformador primário e o resultado foi algo em torno de 20 ohms de resistência no 110v e 50 no 220v. Achei as resistência muito baixas e nem liguei. Imagino que não seja normal estas resistências tão baixas (vi em outros casos resistências de 200 ohms no primário).
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2020, as 21:09:31 por Leninho » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #6 : 03 de Dezembro de 2020, as 21:19:26 »

As resistências estão boas. É bom fazer um teste na rede (120v) com uma lâmpada incandescente em série, lâmpada de no máximo 40w para esse teste, em específico.

Se a lâmpada permanecer apagada é possível que os transformadores estejam bons.

Smiley
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #7 : 03 de Dezembro de 2020, as 21:22:30 »

A única coisa que sobrou de informações sobre a procedência do rádio é um adesivo danificado, conforme foto abaixo. Alguém consegue reconhecer?

-----
Fiz o teste com uma lâmpada em série (só não sei precisar quantos watts ela tem, mas é bem pequena e a única que tinha aqui). A lâmpada não acendeu, porém ao prestar bastante atenção ao filamento percebe-se um leve, bem leve, avermelhado. Com a lâmpada ligada em série eu testei os secundários do transformador para ver se tinha corrente.
Nos três fios que estavam ligados ao filamento das válvulas percebi uma tensão bem baixa com o multimetro, algo em torno de 1 volt, este teste fiz entre o terra e cada um destes fios que era ligados aos filamentos das válvulas.

1- Esse pequeno avermelhamento seria um problema? (embora o teste não tenha sido o ideal, visto que não sei precisar a potência da lâmpada).
1- essas voltagens baixas no secundário seriam por conta da lâmpada em série?
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2020, as 22:01:39 por Leninho » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #8 : 03 de Dezembro de 2020, as 22:21:17 »

Sim o teste revela que não existe um curto circuito entre as espiras, do primário e do secundário. É esperado, em alguns casos um leve aquecimento do filamento da lâmpada, porém se houvesse algum problema sério ocorrendo, ela acenderia quase que totalmente.

Na parte da tensão para os filamentos das válvulas, pode haver influência da lâmpada sim, nesse caso é bom verificar se o problema persiste com o transformador ligado diretamente na rede.

Se você tiver uma régua com fusível, é sempre bom utilizar. Cuidados com a segurança e bom senso são primordiais para quem lida com valvulados.
Lembre-se que você estará lidando com tensões altas e perigosas.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #9 : 04 de Dezembro de 2020, as 01:23:59 »

Atualizando os dados sobre os testes do transformador de força.

Depois de me confundir várias vezes nos testes consegui chegar a um resultado  Cheesy

As duas saídas que iam para as placas da 5y3 estão dando 330 volts, neste caso estes dois fios compartilham o mesmo terra (não sei se isto muda alguma coisa).
Tem mais outras duas saídas cada uma com uma fase e um terra (creio que seja isso, perdoem-me a falta de informação) uma deu 5,5v e a outra pouco mais de 6v.
Estou utilizando aquele multimetro amarelo digital bem comum.

Portanto imagino que esteja tudo certo com o transformador de potência.  Cool

Sabem me dizer se nestas configurações ele seria compatível com o projeto linkado acima do Hi-Octane?
DIY Freak

Obrigado

« Responder #10 : 04 de Dezembro de 2020, as 01:45:43 »

As duas saídas que iam para as placas da 5y3 estão dando 330 volts, neste caso estes dois fios compartilham o mesmo terra (não sei se isto muda alguma coisa).
Tem mais outras duas saídas cada uma com uma fase e um terra (creio que seja isso, perdoem-me a falta de informação) uma deu 5,5v e a outra pouco mais de 6v.
Estou utilizando aquele multimetro amarelo digital bem comum.
330 + 330V, 5V e 6,3V... esses provavelmente são os secundários do seu transformador.
Esse secundário de 330V tem 3 fios. Um central e dois nos extremos. Confirme a tensão entre um dos extremos e o fio central (CT).
Os secundários do seu transformador devem ser algo como o dessa figura:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

-----
Agradeço o link, é realmente um ótimo site para estas pesquisas. Infelizmente não encontrei o meu rádio, nenhum bateu todas as válvulas, que são: 6k6, 5y3, 6sg7, 6sq7, 6sk7 e 6sa7, todas GT.
Se você fizer questão do HO, só vai aproveitar a 6k6 e a 5y3.
Mas se quiser pensar em algum outro projeto, podemos pensar em usar as 6sq7,  6sg7 e 6sk7.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2020, as 04:21:51 por kem » Registrado

I want to diode!
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #11 : 04 de Dezembro de 2020, as 02:32:12 »

Complementando o que foi dito:

O secundário de 330-Ct-330v é o de alimentação de placa das válvulas, e tem esse formato para que possa ser retificado pela 5Y3 na configuração onda completa.

O secundário de 5V é a fonte exclusiva para o filamento da 5Y3.

O secundário de 6,3v é para os filamentos da 6K6GT e das outras válvulas do circuito.

Smiley
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #12 : 04 de Dezembro de 2020, as 03:23:22 »

Se você fizer questão do HO, só vai aproveitar a 6k6 e a 5y3.
Mas se quiser pensar em algum outro projeto, podemos pensar em usar as 6sq7,  6sg7 e 6sk7.

Não faço questão, mas meu conhecimento é insuficiente para bolar um circuito a partir das válvulas disponíveis. Se conhecer algum e puder compartilhar fico grato.

-----
Complementando o que foi dito:

O secundário de 330-Ct-330v é o de alimentação de placa das válvulas, e tem esse formato para que possa ser retificado pela 5Y3 na configuração onda completa.

O secundário de 5V é a fonte exclusiva para o filamento da 5Y3.

O secundário de 6,3v é para os filamentos da 6K6GT e das outras válvulas do circuito.

Smiley

Exatamente, o valor entre ct e os outros fios é de 330.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #13 : 04 de Dezembro de 2020, as 03:53:18 »

Não faço questão, mas meu conhecimento é insuficiente para bolar um circuito a partir das válvulas disponíveis. Se conhecer algum e puder compartilhar fico grato.
Conhecer eu não conheço, mas podemos montar um usando as 6sq7 (entrada),  6sg7 (2º estágio), 6k6 (power) e a 5y3 (retificação).
Mas todas elas precisam estar boas...

I want to diode!
Leninho
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #14 : 04 de Dezembro de 2020, as 04:36:54 »

Conhecer eu não conheço, mas podemos montar um usando as 6sq7 (entrada),  6sg7 (2º estágio), 6k6 (power) e a 5y3 (retificação).
Mas todas elas precisam estar boas...

Os filamentos delas, pelo menos, estão bons. Mas tem ideia de por onde começar nisso?
  Imprimir  

Ir para: