Pessoal, outra coisa. Depois de conseguir corrigir o problema no equalizador eu troquei o faltante original dele por um 10pw3 da Selenium. O som ficou absurdamente melhor que antes, bem mais nítido, além de mais alto (afinal a sensibilidade é provavelmente maior). Ocorre que quando eu subo o volume sinto uma vibração diferente, na verdade é uma distorção, isso no som limpo do amplificador quando subo o volume consideravelmente, mais alto do que o antigo falante entregava (descreveria como um rasgado do som, diferente de uma crunch de guitarra).
O auto falante está com um pequeno furo na suspensão do cone (que fiz com uma chave sem querer
) e também veio (comprei usado faz muito tempo) com uma cola em um pequeno rasgo na suspensão (ambos são pequenos); será que este rasgado no som em volumes maiores seriam por conta do rasgo no falante ou seria distorção do próprio sistema?
Vale ressaltar que eu estava utilizando este falante em um sistema de som antes, embora ele aparentemente não fosse tão "forçado", mas nunca apresentou este ruído.