Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 04:36:03

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador para contrabaixo de 100 Watts - Construya Video Rockola  (Lida 8281 vezes)
viagem_mental
Handmaker

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277

« : 09 de Outubro de 2020, as 01:40:18 »

Olá pessoal,

Estou montando o amplificador de 100 Watts do site Construya Video Rockola, para usar no baixo: http://www.videorockola.com/proyectos-electronicos/amplificadores-audio-potencia/construya-un-amplificador-monofonico-de-100-watts-version-2-0/

Usei o pré-amplificador GK400: http://www.videorockola.com/proyectos-electronicos/preamp/preamplificador-para-bajo-electrico-2/

Depois da ajuda do colega Alexandre, coloquei o power para funcionar.

No pré-amplificador tive um pequeno problema, o J113 sugerido no projeto original veio falsificado! Comprei na multicomercial, achando que seria confiável. Mandei uma mensagem reclamando e não obtive reposta da loja (sempre fui mau atendido nesse estabelecimento e só comprei por falta de opção - precisava também de tecido ortofônico). Vejam as fotos da medição, o que era para ser um FET, se revelou um NPN.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Acabei colocando um MPF102 no lugar (ajustando à pinagem correta do layout).

Usei o seguinte autofalante:
O transformador foi encomendado na Schatz: 5A com uma saída simétrica de 33V e outra de 15V.

Segue um pequeno vídeo fora do chassi (pretendo colocar tudo na carcaça de um velho meteoro RX100).

Para meus ouvidos o som é fantástico. O baixo usado é um tagima TJB5 com captadores jass bass vintage.

Quando terminar posto mais fotos e vídeos mostrando as regulagens possíveis.

Problemas resolvidos (não façam isso em casa  Tongue):
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 11 de Outubro de 2020, as 23:58:07 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
A.Sim
Handmaker

Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363

« Responder #1 : 09 de Outubro de 2020, as 01:48:56 »

Aiiiiiii!!!!!

O secundário do transformador está ligado errrado. A sequência correta é vermelho/vermelho/preto a partir do lado do dissipador.

Deve estar centelhando dentro de um dos eletrolíticos.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2020, as 02:29:20 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
viagem_mental
Handmaker

Obrigado

« Responder #2 : 09 de Outubro de 2020, as 02:36:44 »

Batendo Cabeça santa estupidez Batman! Estou tão acostumado com o padrão +V 0 -V, que passou completamente batido. Agora todas as medições estão dentro do previsto. Obrigado!
Transformarei esse tópico num diário de montagem de um amplificador de baixo.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2020, as 03:09:40 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
A.Sim
Handmaker

Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363

« Responder #3 : 09 de Outubro de 2020, as 02:39:11 »

Bom, um ou os dois eletrolíticos de filtro estão danificados internamente pela sobretensão ( foram as faíscas que ouviste ). Mais cedo ou mais tarde, eles vão entrar em curto permanente. Não dispense o fusível na entrada de rede ou o transformador vai "pro saco".
« Última modificação: 09 de Outubro de 2020, as 02:42:06 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
viagem_mental
Handmaker

Obrigado

« Responder #4 : 09 de Outubro de 2020, as 03:08:23 »

Bom, um ou os dois eletrolíticos de filtro estão danificados internamente pela sobretensão ( foram as faíscas que ouviste ). Mais cedo ou mais tarde, eles vão entrar em curto permanente. Não dispense o fusível na entrada de rede ou o transformador vai "pro saco".

Fiz um teste agora e está funcionando - o som sem o pré ficou muito bom. Você recomenda trocá-los já? Usarei com fusível  Legal!

Guitar Craft
viagem_mental
Handmaker

Obrigado

« Responder #5 : 11 de Outubro de 2020, as 23:59:20 »

Por segurança troquei os capacitores da fonte. Modifiquei a primeira postagem para fazer um relato da construção de um amplificador de contrabaixo.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2020, as 00:18:14 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
laerteandrade
Colaborador

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52

« Responder #6 : 13 de Outubro de 2020, as 16:02:14 »

Eu to com esse pré montado ha algum tempo já, muita gente diz que não funciona legal se colocar um Power, mas acho que todo esse pessoal está errando a posição do transistor. Na placa que comprei no mercado livre a posição esta invertida. Penso em colocar um power de 200w, acredito que para baixo 100w não seja o suficiente para tocar com banda. O que me dizem?
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39

Um ao outro ajudou.

« Responder #7 : 13 de Outubro de 2020, as 19:42:05 »

Bertola, Luthier e baixista, diz que deve ao menos ser de 150W.
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
emanuelneto
Colaborador

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 83

« Responder #8 : 13 de Outubro de 2020, as 19:56:05 »

Penso em colocar um power de 200w, acredito que para baixo 100w não seja o suficiente para tocar com banda. O que me dizem?

As baixas frequências precisam de mais potência para poder empurrar o alto falante e 100W para um amplificador de baixo é muito pouco, diferente de guitarra aonde os agudos "quase não movimentam o cone" do falante. Para uma banda tem que ser algo entre 200W a 400W dependendo da sua proposta
Colaborador

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52

« Responder #9 : 13 de Outubro de 2020, as 20:10:02 »

Foi o que imaginei, não achei um esquematico organizado do Power original, vou dar uma pesquisada em algum de 200w. Obrigado
Handmaker

Obrigado

« Responder #10 : 13 de Outubro de 2020, as 20:15:26 »

Eu to com esse pré montado ha algum tempo já, muita gente diz que não funciona legal se colocar um Power, mas acho que todo esse pessoal está errando a posição do transistor. Na placa que comprei no mercado livre a posição esta invertida. Penso em colocar um power de 200w, acredito que para baixo 100w não seja o suficiente para tocar com banda. O que me dizem?

Comparando com o esquema o layout, a indicação G D S na minha placa está correto. A questão é a pinagem do FET escolhido. No meu caso, como relatado, veio um transistor NPN no lugar de FET, apesar de estar indicado J113 - falsificação na cara dura. O pior é a loja nem se deu ao trabalho de responder meu e-mail de reclamação.

Quanto à potência do power, não sei dizer, pois o meu autofalante está apoiado em uma caixa de papelão. Quando chegar a caixa, faço um novo vídeo para comparação.

Abraços
Guitar Craft
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #11 : 14 de Outubro de 2020, as 00:28:34 »

Falsificação na MULTCOMERCIAL ? Agora lascou...  Toma na Cabeça  Batendo Cabeça
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
emanuelneto
Colaborador

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 83

« Responder #12 : 14 de Outubro de 2020, as 00:55:33 »

Tem muita coisa falsa na multicomercial, desde transistores sanken até TDAs. Este abaixo é falso, perdi dinheiro comprando isto

https://www.multcomercial.com.br/transistor-2sa1494-mt-200-cod-loja-2211-sanken.html
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0

« Responder #13 : 01 de Dezembro de 2020, as 13:04:54 »

Parabéns pelo trabalho.

Ficarei acompanhando pois pretendo também  fazer um para meu contrabaixo.
Handmaker

Obrigado

« Responder #14 : 14 de Dezembro de 2020, as 00:26:04 »

Conclui a montagem na caixa de um meteoro RX100.

-----
Segue um pequeno vídeo:

Não senti falta de volume, se desligar o atenuador, os 100W ficam ensurdecedores  Roqueiro
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2020, as 00:52:25 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: