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Autor Tópico: Construindo um chassi.  (Lida 31709 vezes)
rogerio3d
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« Responder #45 : 28 de Janeiro de 2011, as 14:39:56 »

Oi Rogerio

O que você chama de chassis eu chamo de gabinete. O meu amplificador está montado em um chassis e então será isntalado em um gabinete.

Você pode usar fio fino se for uma 12AX7. Válvulas maiores precisam de fio mais grosso, principalmente no filamento.

Vi um problema com sua montagem. A função de um dissipador de calor é regrigerar o componente com o ar que ventila entre as aletas. Você está trancando o dissipador dentro de uma caixa fechada. O certo é deixar o dissipador do lado de fora na parte trazeira. Você tem espaço para fazer isso. Tente reorganizar as coisas para colocar o dissipador para fora. Não precisa fazer buraco muito grande. Dá para fezer só o furo do parafuso e colocar pasta termica no gabinete por dentro e por fora.

Abraços

Eduardo

Eduardo só tem um problema, me parece que onde vai o parafuso desse ci é o V- e não pode ter contato com o terra, eu ía até colocar algum material plástico atrás pra não dar contato com a chapa. Vou confirmar esse lance do v-, qualquer coisa coloco o dissipador por fora como disse.
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Diego Costa
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« Responder #46 : 21 de Fevereiro de 2011, as 09:21:12 »

Apesar de ser um topico sobre chassi de ampli valvulado, vou aproveitar aqui pra não criar outro topico.

Disseram em alguns posts anteriores sobre utilizar "calha" para fazer o chassi, porem com o inconveniente de a "estrutura" ficar um pouco "mole".

Como trabalhei um tempo com montagem de paineis eletricos, infra estrutura de baixa e média tensão, lembrei de um material que pode ser útil na fabricação de chassi, principalmente se for de pequenas proporções.

Alguem ja tentou montar com Eletrocalha?




Estive pensando nessa possibilidade, visto que não é um material tão mole quanto uma "calha" comum, mas tambem não é dificil de "modelar" quanto uma chapa rigida de fato. Alem de ter varios tamanhos e alturas (em  alguns casos  abrigaria até o transformador), tem eletrocalha lisa e perfurada. A lisa eu utilizaria para o gabinete em si, e a perfurada na parte traseira para "ventilação".

Sei lá, eu vou fazer uns testes aqui, mas to confiante que vai dar certo  Cheesy
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« Responder #47 : 21 de Fevereiro de 2011, as 10:39:53 »

Gostei da ideia, pelo que entendi já possui tudo pronto e nem precisa modelar, uma opção com eletrocalha, tampa lisa de pressão (nem precisa de parafuso) e fechando lateral com terminais a principio ficaria muito bom.
Quanto ao custo?
É vendido por metro?
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Diego Costa
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« Responder #48 : 21 de Fevereiro de 2011, as 11:44:48 »

Acredito que seja vantagem princpalmente para montar amplis do tipo Cabeçote, por terem um visual mais "quadrado", diferente de alguns amplificadores que tem o chassi angulado.

Estou pesquisando mais à fundo sobre isso, pra ver se encontro mais especificações e valores. Assim que tiver mais informações eu atualizo aqui  

PS: dependendo da montagem nem precisaria da tampa. Meu ampli, por exemplo, tem a "borda" onde iria a tampa dobrada e furada, para ser parafusada "pendurada" no gabinete de madeira. Outra vantagem, em minha opinião, é que a espessura da eletrocalha nem é tãaaao grande, se for preciso montar transistores na carcaça, com um dissipador na parte externa, dá pra fazer tranquilo (tomando cuidado, obviamente, com possiveis rebarbas proveniente da furação)

EDIT:

Acabei de receber o email. Não vou passar o nome da empresa pra que não fique parecendo propaganda, mas segue abaixo algumas opções:


Eletrocalha lisa ou perfurada, 200mm Largura X 75mm Altura X 1 Mts comprimento Chapa 20 (espessura 0,95) R$ 14,50
Eletrocalha lisa ou perfurada, 200mm Largura X 75mm Altura X 3 Mts comprimento Chapa 20 (espessura 0,95) R$ 39,90

Eletrocalha lisa ou perfurada, 200mm Largura X 75mm Altura X 1 Mts comprimento Chapa 18 (espessura 1,25) R$ 18,50
Eletrocalha lisa ou perfurada, 200mm Largura X 75mm Altura X 3 Mts comprimento Chapa 18 (espessura 1,25) R$ 52,50
 
Prazo de entrega : IMEDIATO A 3 dias uteis (Depende da quantidade e Localidade ).

OBS: a altura de 75mm fi utilizada só para "cotação de base", mas tambem podem ser de 50mm, se for montar só o pré + power pequenos,com transformador externo, até 100 ou 150mm se for montar com transformador instalado dentro do chassi.

Detalhe importante: Não sou representante da empresa e não estou fazendo propaganda. Só estou passando esses valores pois foram os "melhores" que cotei, e pode ser interessante dependendo do caso.

Abraços.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2011, as 11:51:28 por Diego Costa » Registrado
rogerio3d
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« Responder #49 : 21 de Fevereiro de 2011, as 11:56:06 »

O valor de calhas é mais ou menos isso mesmo ! Olha eu fiz o meu chassi com calha, fica meio molenga principalmente quando coloca o transformador, mais quando coloca a tampa fica firme, por isso tem que deixar uma dobrinha de pelo menos 1/2 ou 1cm pra parafusar uma tampa ou parafusar na madeira senão não rola, experiência própria, mais um detalhe, fica bom caso seja estreito o chassi até uns 15cm mais ou menos, o meu tem 12cm de largura, se fizer um chassi acima de 15cm de largura acredito ficar muito mole !
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Diego Costa
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« Responder #50 : 21 de Fevereiro de 2011, as 12:07:04 »

Depende da espessura da claha, Rogerio.

Com "calha comum", aquelas utilizadas para escoamento de agua em telhados, ela é fina mesmo. No caso da eletrocalha, por ter espessura maior da chapa, não fica tão molenga, mesmo a de 20cm de largura. No caso a espessura da chapa que falei acima é de 1,25 (a chapa 18), mas tem até a chapa 14  que é mais espessa (porem não sei dizer qual é essa espessura).
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« Responder #51 : 21 de Fevereiro de 2011, as 12:11:44 »

Então Diego a minha que comprei é de 1.5mm achei que ficou meio mole pode ser que essa que falou seja mais resistente mesmo.
Essa que comprei é meio quebra galho, a próxima vez pretendo usa chapa de ferro de 1.5 mesmo.
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« Responder #52 : 21 de Fevereiro de 2011, as 12:20:58 »

depende do tamanho do chassi, dá pra usar fácil chapa de gabinete de pc antigo, que são bem grossas, eu montei um e ficou legal!
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rogerio3d
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« Responder #53 : 21 de Fevereiro de 2011, as 12:26:56 »

depende do tamanho do chassi, dá pra usar fácil chapa de gabinete de pc antigo, que são bem grossas, eu montei um e ficou legal!

Dá mesmo! só é complicado pra cortar!
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« Responder #54 : 21 de Fevereiro de 2011, as 16:54:56 »

Depende da espessura da claha, Rogerio.

Com "calha comum", aquelas utilizadas para escoamento de agua em telhados, ela é fina mesmo. No caso da eletrocalha, por ter espessura maior da chapa, não fica tão molenga, mesmo a de 20cm de largura. No caso a espessura da chapa que falei acima é de 1,25 (a chapa 18), mas tem até a chapa 14  que é mais espessa (porem não sei dizer qual é essa espessura).

Montei esse chassi com chapa de calha e ficou bem firme (mais ou menos no meio da página) invertendo as dobras de cada chapa de tal forma que quando unidas uma trava a outra.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&catid=4&id=52268
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designermx2
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« Responder #55 : 22 de Fevereiro de 2011, as 19:32:54 »

Tentei cortar a chapa de PC e parei na metade. Impossível com ferramentas tradicionais... perdi uma lâmina de tico tico para metal e a tesoura quase lasca meus dedos _. Como preciso tocar, acabei indo para a alternativa (alumínio). Não enferruja, fácil cortar e moldar. Quanto a ficar mole, existem uns macetes: Colocar duas chapas juntas, criar uma tampa, dobrar fazendo as laterais, usar chapa mais grossa, etc... Meu próximo projeto (estou estruturando já) é um AC50 e vai ser numa 4x12 (a caixa tá pronta e forrada), tenho o cabeçote de madeira pequeno e quero estudar para deixar ele compácto. Se não der, faço um cabeçote novo, mas senão, usarei esse e a chapa vai ser alumínio novamente.
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juniorguitarcrazy
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« Responder #56 : 22 de Fevereiro de 2011, as 20:03:55 »

Quando se faz casemods você tem as seguintes alternativas:

Cortar na talhadeira e depois lixar usando uma furadeira.

Usar uma micro retifica com acessórios para cortar e lixar.

Ou usando tico-tico mas precisa fazer furos na trilha onde vai cortar.

Ai é só usar essas dicas para cortar, e ao invés de colocar uma placa de acrílico você arranca a chapa fora e faz um pedal!  Wink
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designermx2
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« Responder #57 : 23 de Fevereiro de 2011, as 08:07:12 »

Confesso que a trilha eu não fiz. Foi na munheca mesmo. rs. Mas agora é bom saber disso... dessa vez aprendi a lição.

Galera, tem uma dica para não derreter o acrílico na medida em que se corta com a tico tico? mesmo usando serra pra madeira, ele começa a derreter (mesmo que seja devagar o corte). Seria o mesmo caso da chapa? Fazer furos? Caso seja, como faria para lixar e deixar reto?
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flaviobei
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« Responder #58 : 23 de Fevereiro de 2011, as 08:34:05 »

o lance de furar antes é comum em trabalhos com metais e mesmo com madeira..

você abre uma série de furos pequenos na linha do corte que você quer, quando você passa a serra, ela vai cortanto de furo a furo e você termina a linha mais rápido, porém, com mais irregularidades, dai entra o trabalho com lima ou grosa (se for madeira) que pode ser manual, ou mesmo pedras de desbaste presas a furadeira / micro retífica, com isso você tem uma linha bem uniforme..

nesse vídeo, mostra um pouco a técnica pra cortar com a dremel, lembrando que a dremel é se não me engano a ferramenta com mais opções de acessórios para corte, etc

http://www.youtube.com/watch?v=gTDpxmGEC58
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enilson
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« Responder #59 : 22 de Janeiro de 2014, as 18:10:36 »

Estava pensando em fazer um chassi para um hi-octane de um gabinete de computador velho. Tenho 2 opções, um gabinete daqueles que saem as laterais separadas e um daqueles que saí a tampa inteira.
Penso que a segunda opção seria a melhor, no entanto, se fosse para fazer com uma única lateral de computador velho teria que dobrar todos os cantos.
Como vocês fizeram para dobrar as chapas e ficar com um bom resultado?
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