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Autor Tópico: Construindo um chassi.  (Lida 31643 vezes)
bossman
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« : 05 de Outubro de 2010, as 01:59:40 »

Resolvi que eu mesmo iria fazer meu chassi do meu próximo amp. e fui tirando fotos conforme o mesmo ia tomando forma. As fotos são auto explicativas e as que não forem eu ponho alguma legenda embaixo.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2010, as 18:24:40 por bossman » Registrado

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Eduardo
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« Responder #1 : 05 de Outubro de 2010, as 05:54:10 »

Oi Bossman

Até aqui tudo bem, mas e a dobradeira? Cortar e furar é tranqüilo. O difícil é dobrar o chassis.

Abraços

Eduardo
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« Responder #2 : 05 de Outubro de 2010, as 06:09:55 »

Vai ser como plantar o trigo pra fazer farinha, pra fazer o pão.
Experiência muito interessante, se eu pudesse faria os meus......a chapa até é fácil de conseguir...o difícil é ter ferramentas....principalmente pra dobrar uma chapa 18 ou 20....mas vamos lá quero ver o resultado.. Grin
 
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« Responder #3 : 05 de Outubro de 2010, as 06:35:15 »

A dobra pode ser feita em um torno mecânico ou em algo que possa se fazer tal força para dobrar
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maioli
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« Responder #4 : 05 de Outubro de 2010, as 10:47:11 »

Há alguns dias dobrei alumínio 2mm à mão, depois de um funileiro de má-vontade dizer que a viradeira dele não dobrava.

Como foi feito: usando uma tupia manual com "tilt base", usei uma fresa de topo de aço rápido de 4 cortes inclinada a 45o. Com isso, a figura que a fresa faz no material é um "V" com 90o de abertura angular. Esse corte foi feito com 1,2 mm de profundidade em todas as linhas de dobra planejadas.

Depois, a folha foi fixada na mesa com a borda a dobrar "para fora", uma tábua foi atarrachada com grampos nessa parte "a dobrar", pelo mesmo lado do corte, que fica voltado para cima, e ... Voilá! sem esforço nenhum, o metal cedeu no corte e a dobra ficou perfeita. O acabamento foi feito com rebites para segurar os cantos.

Agora, reduzindo essa lógica ao seu caso... Como essa chapa é bem mais fina, em vez da tupia vc pode usar uma traçadeira de wídea (dessas que se usa para cortar azulejo ou vidro) para fazer um risco profundo nas linhas de corte. Após feito o risco, a chapa deve ser lixada para remover as rebarbas que ficam nas bordas do risco. Se o risco não ficou profundo o suficiente, o processo pode ser repetido. A profundidade do risco não deve exceder 2/3 da espessura do material, pois aí ficará fraco demais.

Mas e isso não enfraquece o chassis? Se ele não vai ser usado como base para um caminhão, nem vai ser dobrado e desdobrado sucessivas vezes, esse enfraquecimento proposital não terá nenhuma relevância.

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bossman
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« Responder #5 : 05 de Outubro de 2010, as 10:54:03 »

Oi Bossman

Até aqui tudo bem, mas e a dobradeira? Cortar e furar é tranqüilo. O difícil é dobrar o chassis.

Abraços

Eduardo

O chassi já está até pintado Eduardo... e modéstia a parte ficou ótimo estava tentando postar o resto das fotos ontem de madrugada mas a internet não quiz ajudar e hoje tive que vir trabalhar (trabalho em regime offshore) então assim sendo só daqui a alguns dias pra postar o resto das fotos.

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Há alguns dias dobrei alumínio 2mm à mão, depois de um funileiro de má-vontade dizer que a viradeira dele não dobrava.

Como foi feito: usando uma tupia manual com "tilt base", usei uma fresa de topo de aço rápido de 4 cortes inclinada a 45o. Com isso, a figura que a fresa faz no material é um "V" com 90o de abertura angular. Esse corte foi feito com 1,2 mm de profundidade em todas as linhas de dobra planejadas.

Depois, a folha foi fixada na mesa com a borda a dobrar "para fora", uma tábua foi atarrachada com grampos nessa parte "a dobrar", pelo mesmo lado do corte, que fica voltado para cima, e ... Voilá! sem esforço nenhum, o metal cedeu no corte e a dobra ficou perfeita. O acabamento foi feito com rebites para segurar os cantos.

Agora, reduzindo essa lógica ao seu caso... Como essa chapa é bem mais fina, em vez da tupia vc pode usar uma traçadeira de wídea (dessas que se usa para cortar azulejo ou vidro) para fazer um risco profundo nas linhas de corte. Após feito o risco, a chapa deve ser lixada para remover as rebarbas que ficam nas bordas do risco. Se o risco não ficou profundo o suficiente, o processo pode ser repetido. A profundidade do risco não deve exceder 2/3 da espessura do material, pois aí ficará fraco demais.

Mas e isso não enfraquece o chassis? Se ele não vai ser usado como base para um caminhão, nem vai ser dobrado e desdobrado sucessivas vezes, esse enfraquecimento proposital não terá nenhuma relevância.



Maioli usei exatamente essa técnica ai da wídea pra enfraquecer o metal nas partes que eu queria que ele fosse dobrado funciona e bem!
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« Responder #6 : 05 de Outubro de 2010, as 11:25:07 »

Qual é o material do chassis? Parece cobre...
Porque vc escolheu este material?

Flw.
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« Responder #7 : 05 de Outubro de 2010, as 11:50:50 »

Qual é o material do chassis? Parece cobre...
Porque vc escolheu este material?

Flw.

Não é cobre é chapa de ferro enferrujada mesmo. Veja como o aspecto dela melhorou consideravelmente depois de uma boa lixada


Eu não queria postar fora da ordem cronológica mas consegui pegar uma foto mais adiantada do processo pros
srs. contemplarem como tá ficando
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« Responder #8 : 05 de Outubro de 2010, as 21:51:51 »

Cara, ficou muito bom, especifica aí com mais fotos, e como foi que aconteceu a dobra, isso é muito legal, claro se você puder e quiser!
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« Responder #9 : 06 de Outubro de 2010, as 00:13:20 »

Cara, ficou muito bom, especifica aí com mais fotos, e como foi que aconteceu a dobra, isso é muito legal, claro se você puder e quiser!

Eu quero! Só não estou podendo no momento porque estou no trabalho mas verei se meu irmão consegue mandar as fotos pra mim. A medidas foram "chupadas" do chassi do tufoeffect, aliás  valeu ai tufo por ter compartilhado ficou bem mais sensato do que as medidas do meu antigo chassi tanto que esse cabe dentro do antigo  Azn

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Mais uma foto mostrando que tudo melhora depois de uma bela sessão de lixas

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Finalmente consegui as fotos com meu irmão e postei lá em cima e aqui vai uma última e aguardem cenas do próximo capítulo.
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« Responder #10 : 09 de Outubro de 2010, as 12:08:33 »

Muito bom.
Todos os furos foram feitos com uma tupia ou vc usou uma serra copo ou algo parecido?
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« Responder #11 : 10 de Outubro de 2010, as 02:57:33 »

Muito bom.
Todos os furos foram feitos com uma tupia ou vc usou uma serra copo ou algo parecido?


nos furos pros pots eu usei broca comum, nos furos pras válvulas usei serra copo e nos "furos" quadrados foi no "muque" mesmo.
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« Responder #12 : 15 de Outubro de 2010, as 19:13:49 »

e aí? mais novidades?
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« Responder #13 : 16 de Outubro de 2010, as 01:52:35 »

e aí? mais novidades?

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« Responder #14 : 16 de Outubro de 2010, as 08:35:37 »

e aí? mais novidades?

Ainda não estou em casa...

Senhores, o fórum não é Orkut. Por favor, mantenham o foco no assunto, sem poluir com recadinhos.

Abraços

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