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Autor Tópico: Microfonar por dentro  (Lida 5479 vezes)
Fernando Bello
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« : 20 de Setembro de 2020, as 04:11:14 »

Faz tempo que não posto nada, achei que seria útil compartilhar essa solução que arrumei para microfonar um amplificador de guitarra pequeno, sem abrir mão da praticidade.



esse é um cubinho que uso há muito tempo. tem um som excelente  por conta das modificações, um estagio de potência com LM3886 e falante Eminence.





Pra evitar levar mais um pedestal, microfone, etc, resolvi colocar uma cápsula por dentro próxima ao falante e um conector XLR.O resultado é exatamente o mesmo de microfonar a frente do falante, conseguindo isolar o som, frequências e evitando microfonia.



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« Responder #1 : 20 de Setembro de 2020, as 04:54:37 »

Excelente solução, Bello !
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hgamal
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« Responder #2 : 20 de Setembro de 2020, as 15:57:46 »

Em uma palavra: genial.

Me faz imaginar, por que nunca vi isso antes?!?!?
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« Responder #3 : 20 de Setembro de 2020, as 17:43:58 »

me desculpe mas o som ficará muito diferente do esperado, portanto acho que não será muito útil.
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Fernando Bello
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« Responder #4 : 20 de Setembro de 2020, as 17:59:47 »

Uma amostra do som. Usei minha guitarra Giannini 70 e uma pedaleirinha que estou testando, Digitech Element.

https://soundcloud.com/fernando-bello-537472977/testecondor


Citar
me desculpe mas o som ficará muito diferente do esperado, portanto acho que não será muito útil.

Meu presado, eu nunca posto algo que eu não tenha testado e aprovado. Pode ser que não seja do seu agrado, aí é uma discussão válida. Dependendo do que você espera, pode se decepcionar. Eu projeto, testo e corrijo se for necessário, não posto opinião, só posto projetos.
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« Responder #5 : 20 de Setembro de 2020, as 18:12:41 »

Independente do resultado imediato, acho a ideia muito boa.  Legal!

É algo a se pensar, para mais tarde, criar uma linha de microfones para esse fim. Se viesse de fora, independente de ser bom ou ruim, teria um bocado de gente querendo testar.

Parabéns pela iniciativa!
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« Responder #6 : 20 de Setembro de 2020, as 18:30:59 »

Microfonar amplificador é quase uma arte. Um posicionamento de um centímetro para o lado ou um pequeno ângulo no microfone muda tudo.
Para a praticidade existe os Direct box.
Se querer ser chato, mas já sendo.
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Fernando Bello
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« Responder #7 : 20 de Setembro de 2020, as 19:01:59 »

Em uma palavra: genial.

Me faz imaginar, por que nunca vi isso antes?!?!?

Valeu Haroldo. As pessoas da nossa faixa etaria ainda mantem o costume de vez em quando de microfonar um cubo por traz. Eu lembrei daquelas caixas seladas que são pouco utilizadas.

Independente do resultado imediato, acho a ideia muito boa.

É algo a se pensar, para mais tarde, criar uma linha de microfones para esse fim. Se viesse de fora, independente de ser bom ou ruim, teria um bocado de gente querendo testar.

Parabéns pela iniciativa!

A questão do microfone é mais de testar o resultado do que eleger um modelo específico, eu penso. Eu tenho feito algumas experiências com capsulas e juntamente com os cursos de produção musical eu estou entendendo um pouco mais de microfone. Tem um livro banana, do Phil Ramone se não me falha a memória que fala bastante sobre isso. Quando ele achava o microfone certo pra determinado cantor, ele guardava a 7 chaves, e só usava praquela voz. Tem algumas combinações que só a prática revela.

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Microfonar amplificador é quase uma arte. Um posicionamento de um centímetro para o lado ou um pequeno ângulo no microfone muda tudo.
Para a praticidade existe os Direct box.
Se querer ser chato, mas já sendo.

"quase uma arte". Em termos técnicos o que você quis dizer?

Faz bem mais de 30 anos que eu toco em palcos dos mais diversos, pela vida afora. Eu toco guitarra, violão, viola caipira, baixo, gaita, bateria, teclado e outras coisas que nem me lembro. Gravo, ja fui tecnico de som, trabalhei em fabricas de instrumento musical, produção musical e algumas coisitas.

TUDO muda tudo o tempo todo.

Eu uso direct box pra gravar, separo sinal da guitarra direta pelo direct e somo ao microfone do amp, se quiser. Se não, uso só o som direto e emulo o amp no DAW. Isso serve pra captar a execução do músico, de forma mais pura possível.

Nesse caso específico, vamos lá novamente, eu quero aproveitar ESSE amplificador Condor em especial, que eu customizei e ficou com um som bom pra mim. Então pra eu usar ESSE amplificador especificamente eu preciso microfonar, porque ele é pequeno e some em alguns palcos principalmente com bateria acústica tocando junto.

Daí eu pensei, "cara, se resolveu pra mim pode servir pra alguém que tenha um amp que goste e queira fazer também". Por isso eu testo, posto o resultado e tento com isso acrescentar na comunidade uma experiência. Novamente, o resultado pode agradar ou desagradar, o que gera uma discussão aproveitavel também.

Agora opinião, tem os comentários do G1 e o facebook pra isso...
« Última modificação: 20 de Setembro de 2020, as 19:17:33 por Fernando Bello » Registrado

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« Responder #8 : 20 de Setembro de 2020, as 21:16:10 »

Ok, se conseguir fazer uma microfonação por dentro que fique boa eu tirarei meu chapéu.
Não quero te desanimar ou ser do contra.
Já que você é profissional da área e músico, deve ter a capacidade de ouvir e definir se está bom de verdade ou não.
Vou aguardando o resultado e torcendo para que seja muito bom mesmo.
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« Responder #9 : 20 de Setembro de 2020, as 22:34:23 »

Muito bom o resultado Fernando ! Valeu por divulgar a ideia
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« Responder #10 : 20 de Setembro de 2020, as 23:46:30 »

É possível comprar só a capsula de um microfone que tenha qualidade boa o suficiente para essa função?
Uma vez eu vi alguém em algum grupo do face que fez um "X" em madeira exatamente do mesmo tamanho que o diametro do furo do falante e colou na frente, atrás do tecido ortofônico. Não sei se ficou bom, mas é uma idéia também.
Fernando, parabéns pela ideia. Vai ser muito útil pra um monte de gente. 
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« Responder #11 : 21 de Setembro de 2020, as 14:52:53 »

https://youtu.be/4AI60PiNzD8

Um teste com gaita para os gaitistas de plantão (não sou gaitista, só toco gaita por necessidade). Sem microfone próprio, usei um Beta mesmo.

É possível comprar só a capsula de um microfone que tenha qualidade boa o suficiente para essa função?
Uma vez eu vi alguém em algum grupo do face que fez um "X" em madeira exatamente do mesmo tamanho que o diametro do furo do falante e colou na frente, atrás do tecido ortofônico. Não sei se ficou bom, mas é uma idéia também.
Fernando, parabéns pela ideia. Vai ser muito útil pra um monte de gente. 

Valeu mano, sim é possível, mas como eu coloquei acima, o ideal é testar, testar a cápsula, a posição, porque não é a mesma resposta de frequencia em todo amp obviamente. No meu caso eu notei uma acentuação nas frequências entre 2, 2,5 Khz. Então eu tenho que amenizar no eq da mesa ou onde for passar o som captado.

Eu usei uma cápsula padrão genérica de SM58, facilmente encontrada no Mercado Livre, paguei 28 reais se não me engano. Comparei com a capsula do Shure beta que eu usei nesse video inclusive, não notei muita diferença não, pra ser bem sincero. Pra voz o shure faz muita diferença, mas nesse caso do amp as duas se comportaram muito proximas, claro, pela limitações de frequencia do falante.

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https://youtu.be/GWy2kcZbmx8

Até com a viola ficou satisfatório.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2020, as 17:08:09 por Fernando Bello » Registrado

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« Responder #12 : 21 de Setembro de 2020, as 22:47:41 »

Fernando, muito legal o projeto e a tua montagem.
É similar a forma como os cajons são microfonados, alguns até com mais de um microfone para separar a "caixa" do "bumbo".

Chegou a experimentar o som com a caixa aberta atrás?
Já vi vários usos de microfones por trás do falante, mas sempre em caixas abertas.
Esse é o primeiro experimento que vejo com caixas fechadas.

Talvez a acentuação que notou entre 2~2.5kHz seja justamente pela caixa ser fechada.
Não me parece pelas fotos que ela é de fato selada mas certamente só o fato de estar fechada, ainda que com pequenos vazamentos, já altera a resposta com relação a uma aberta.
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« Responder #13 : 22 de Setembro de 2020, as 16:07:51 »

Sim, você tem razão amigo. A traseira fechada aumenta os médios. Ela não é selada, mas é quase totalmente fechada.
Eu gravei o mesmo som de guitarra, e comparei os 2 resultados no espectro:





O primeiro com a traseira fechada.

Segue o áudio. Curiosamente com a traseira aberta o grave ficou mais pronunciado. A primeira parte do áudio é com a traseira fechada.

https://soundcloud.com/fernando-bello-537472977/testecondor02
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« Responder #14 : 22 de Setembro de 2020, as 17:40:56 »

O grave mais pronunciado na caixa aberta deve ser em função da distância e do posicionamento do microfone, mas pelo áudio e pelo próprio gráfico parece que a diferença até que não é tão significativa.

Mas novamente parabéns pela ideia e pelo resultado. Realmente da uma praticidade grande para o uso pretendido e esses graves e médios você pode compensar na mesa de som ou onde for ligar a caixa.
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