Movi o tópico para a seção desejada, mas outro administrador me chamou a atenção para o fato de que você postou na seção errada já sabendo que estava na seção errada (já que não editou a sua mensagem e logo de cara pediu para que nós fizéssemos a mudança). Isso não faz sentido.
Eu criei o tópico e logo em seguida percebi que estava errado, então editei solicitando a mudança. Depois vi que tinha editado e escrito no meio do tópico, então editei novamente e coloquei em negrito no início. foram duas edições em menos de 5min, talvez o sistema do forúm não tenha registrado como uma edição por ter sido tão rápido.
Mas se está resolvido, então ta Ok! Obrigado!
Deve haver um equívoco no juízo que fez sobre a bitola do enrolamento primário ser AWG 22. É fio muito grosso.
é um pouco mais fino que o 22, deve ser 23 ou 24. vou tentar tirar uma foto que mostre isso.
Olá.
Já que o colega abriu o transformador...vamos determinar o número de espiras dos enrolamentos. Enrole por cima do carretel umas 50 espiras de fio fino ( use o menos fino que couber ) e feche o núcleo intercalando as lâminas. Aplique uma tensão pequena conhecida ( uns 5 Vrms ) e meça as tensões no primário e secundário. A tensão em cada enrolamento será proporcional à relação de espiras entre o enrolamento medido e as 50 espiras enroladas. O núcleo do transformador do Laney é (19 x 19) mm² de forma que são aproximadamente 10 e/V a 60 Hz. Depois me passa as espiras encontradas e a corrente de placa em repouso da válvula que eu calculo o entreferro necessário. E com as resistências dos enrolamentos dá para estimar a bitola dos fios.
O fio esmaltado mais fino que tenho aqui, não sei a bitola também, coube 30 voltas sem sobreposição e deu praticamente exato o comprimento do fio.
Cuidei para que as 30 voltas fossem exatas, ou seja, comecei em um canto do carretel e terminei no mesmo.
Prendi tudo com fita crepe ao longo do processo para conseguir manter no lugar.
Recoloquei o núcleo "solto", todos os Es por um lado e os Is apoiados no outro. eles ficam relativamente firmes na posição mas não os prendi com os parafusos.
Fez bastante barulho! mas deve ser por que estava tudo solto, não esperava que fosse muito diferente.
Aplicando 7.37VAC nas 30 espiras obtive:
22.6V no secundário e 340V no primário.
Só por questões de escala medi também a metade dos enrolamentos:
11.36V e 171V
Juntando isso com a informação das outras medidas que eu já havia feito do primário e secundário:
Aplicando 128,8V no primário (placa a placa), obtive 8,53V no secundário de 16 Ohms
Aplicando 7,37V no secundário, obtive 109,4V no primário.
Isso da uma relação de tensão de aproximadamente 15x e por consequência relação de impedância de 225x neste tap.
Ou seja, o Tap de 16Ohms vai "refletir" 3600 Ohms no primário.
Secundário deve ter cerca de
92 espiras.Primário deve ter cerca de
1384 espiras.Isso fica consistente com todas as medidas.
E isso fica consistente também com a contagem feitas pelo emanuelneto no transformador dele:
... só conseguir contar o secundário de 92 espiras (46-CT-46 fio AWG23) ...
A resistência do primário é 232Ohms, na escala de 2k,
123.5Ohms + CT + 110.2Ohms, na escala de 200Ohms
A resistência do secundário, tudo na escala de 200Ohms, 2.6Ohms de uma extremidade a outra e
1.5Ohms + CT + 1.5OhmsO núcleo original era composto de 38 Es e 37 Is, havia um E a mais de um dos lados mas era bem visível que o carretel estava sendo forçado. Cabem bem apertados 37, o último não consegui colocar nem forçando.
Os 38 Es pesam 234,3g (+- 6.16g cada)
Os 37 Is pesam pesam 73.4g (+- 1.98g cada)
A espessura de cada chapa é cerca de 0,51mm (19mm em 37 Es empilhados)
Um I tem 57x9.5 mm
Um E tem 57x38 mm.
As pernas mais finas do E tem a mesma espessura (9.5mm)
A perna central do E tem o dobro da espessura das mais finas (19mm)
A.Sim, quanto ao uso que vai ser dado para o transformador ainda não tenho isso definido e posso adaptar a vontade o projeto. A ideia que ao menos possa utilizar o resultado final como um amplificador para guitarra, certamente de baixíssima potência (inferido pelo tamanho do núcleo). Talvez se você puder me apresentar o que poderá ser feito com o entreferro disponível em questão de potência e frequência de corte eu possa determinar então o ponto de operação da válvula.
As únicas certezas que tenho é que serão esse transformador (ou o que dele for feito) e uma válvula EL84 em single ended. Poderia ser inclusive em triodo ou em ultra-linear já que tem um tap bem no centro do secundário!
Obrigado pelas dicas sobre as medições das espiras.