Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 19:43:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte simétrica a partir de Fonte simples 9V  (Lida 14598 vezes)
rafammbass
Visitante
« : 04 de Outubro de 2010, as 01:07:58 »

Andei pesquisando e achei isso, alguém com bons conhecimentos em eletrônica pode dizer algo a respeito?

Registrado
igoraraujo
Visitante
« Responder #1 : 04 de Outubro de 2010, as 01:38:00 »

 Afro
Eita maravilha!!!
Tomara que isso seja de verdade hehe

Otimo achado rafabammbass!!!

Onde encontrou?
Não tinha artigo, texto ou descrição junto?


Abraço!!!
Registrado
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #2 : 04 de Outubro de 2010, as 02:40:20 »

Seria uma maravilha se não tivesse a capacidade de fornecer corrente tão baixa. Pelo que andei lendo sobre esses ciruitos com 555 ele tem capacidade de corrente muito baixa algo em torno de 20mA, então se for pra utilizar em algum pré amplificador ou algum pedal que tenha essa faixa de consumo tudo bem, mas geralmente os pedais consomem mais que isso então acho que nesse ponto o circuito deixa a desejar.

Obs.: Essa corrente eu lí em um site que tinha um esquema semelhante com 555 tirando apenas o multiplicador pra aumentar a tensão, então não tenho 100% certeza que seja apenas os 20mA, foi o cara do site que falou e não eu que esteja deduzindo, nem sei se é verídico.

Falou
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #3 : 04 de Outubro de 2010, as 10:41:00 »

Presumindo que aí dentro dessas pecinhas não exista nada que seja capaz de "criar" energia:

A bateria "quadradinha" tem capacidade de 50mA/h ou 450mW/h. Com a triplicação de tensão, essa capacidade deverá ser reduzida a 15mA/h para uma mesma potência de saída. Como o circuito está longe de ser perfeito e as perdas são grandes, acredito que uma carga de mais de 5mA acarretaria uma diminuição drástica na tensão de saída, ficando longe dos 30V.

Busted.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 04 de Outubro de 2010, as 21:07:39 »

http://freestompboxes.org/viewtopic.php?f=13&t=448&hilit=double+chip+doubler

Interessante, eu estava para abrir hoje um novo tópico sobre estes dobradores de tensão.
O objetivo seria um Marshallizer em formato de pedal.

No link acima, um tópico do freestompboxes que trata do assunto.
O esquemático em questão lá esta com o link quebrado, dá erro.
Porém, vocês podem fazer um search (busca) na galeria de projetos deles por:
Double Chip Doubler.

Não posto aqui o esquemático porquê esta escrito nêle que é proibido a reprodução e postagem
em outro site.
Chato, mas temos que respeitar o autor.
Mas se acha fácil,  Procure imagens e voilá!

Com dois chips Max1044,  ele promete dobrar e tornar simétrica a tensão.
Daí pensei: 9V das minhas fontes de pedal, para 17-18 volts simétricos e o grande Marshallizer vira um pedal.
(Com ajustes nos valores dos pots pra baixar o volume, claro.)

Quanto a corrente ser baixa, eu acho que com uma fonte e não uma bateria, este problema desaparece, não?

Abraços.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2010, as 21:13:30 por Ferro_Velho » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #5 : 05 de Outubro de 2010, as 10:52:35 »

Melhora mas não desaparece. Aí o limitador passa a ser a potência que os chips e o circuito de dobra são capazes de manejar. Massss isso pode ser melhorado com um circuito mais complexo, com um vibrador, transformador elevador e regulagem com LM78XX + LM79XX. \

Boa parte dos pedais que usa opamps com alimentação simétrica simplesmente implementa um divisor de tensão com resistores e trabalha em 4,5 + 4,5V. E nós os usamos alegremente.

OU usa-se duas baterias de 9V, como fazia a Danelectro, tirando um tap do ponto em que elas se ligam em série. 9+9V nice and easy. De quebra, a potência da fonte sobe para 900mW/h. Os circuitos de áudio são bem tolerantes com a tensão da fonte... Não montei um Marshallizer, mas os autores poderiam manifestar-se dando um prognóstico de funcionalidade desse arranjo.

« Última modificação: 05 de Outubro de 2010, as 11:06:53 por maioli » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #6 : 05 de Outubro de 2010, as 13:43:10 »

O objetivo seria um Marshallizer em formato de pedal.

Prepare-se para muita dor de cabeça.

Você acha que, sinceramente, iríamos deixar de colocar o marshallizer como pedal?

Claro que não!

A questão dos dobradores de tensão é que eles não são 100% perfeitos, ou seja, a tensão invertida (negativa) não é exatamente a negativa da entrada (ex.: entrada 9V, saída -9V), sempre variando um pouco, ou muito (entre 7,8 e 8,6V). Isso com o ICL7660 e ICL7660S.

O MAX1044 é difícil de achar, e caro.

Tem também o LT1054 (que inclusive pode fornecer correntes até 100ma), mas não o testamos.

Já estamos na 18ª montagem de protótipo, e as outras 17 foram infrutíferas.

Outro ponto é que, com a alimentação em 9V, o circuito se comporta de outra maneira. Mas só ouvindo para saber.

De um modo geral, os testes, apesar de árduos, têm trazido saldos positivos.

Quem sabe até o fim do ano não saia?

Abraços.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 05 de Outubro de 2010, as 21:21:27 »

Bem na verdade eu já uso o marshallizer como pedal, mas com uma fonte de PC que tem +12, 0, -12.
Eu nem sabia que tinha saida simétrica em fonte de PC.
É uma fonte antiga, ainda com botão de liga/desliga e em cima dela tem um adesivo dizendo que havia esta saida 12+12, meti o multímetro e achei naqueles dois chicotes de cabos que se ligam na placa mãe.

Baixei o pot de volume e já curto o grande Marshallizer no meu pedalboard!

Vou tentar encontrar os max1044 e montar este tal de double chip doubler, quando montar, faço o reporte aqui. 
Voltagem e amperagem.

Abraços.
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #8 : 05 de Outubro de 2010, as 21:28:56 »

Plautz e Ferro, deem uma olhada no datasheet do ICL7660, se servir no lugar do MAX, problema resolvido!!!
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #9 : 05 de Outubro de 2010, as 22:01:01 »

Ok Fernando, vou dar uma olhada.

Mas o Plautz já fez um comentário sobre eles aqui em cima, que não dá pra manter o rail negativo estável.
Pelo menos foi isso que eu entendi.

Do Max1044, ele só disse que são caros. Não sei se ele já testou este CI.

Você consegue ele? O Max1044?

Abraço.

Mensagem Mesclada
Fernando parece que sim, ele substitui pois acabei de baixar o datasheet daqui ó:

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/I/C/L/7/ICL7660.shtml

E quando fui gravar o nome do arquivo é :ICL7660-MAX1044.pdf

Ainda não lí, mas pelo nome já da pra vêr.

Taqui o Datasheet:

« Última modificação: 05 de Outubro de 2010, as 22:06:18 por Ferro_Velho » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #10 : 05 de Outubro de 2010, as 22:53:27 »

Fovb

Seguinte.

Pelo que li, o Max1044 tem um pino de "boost" (terminal um) que, ao ser ligado ao positivo da alimentação, aumenta a frequência do chaveamento, levando-o para uma faixa inaudível para nós (coitado dos cachorros). Sem esse pino de "boost" a frequência de chaveamento é injetada no equipamento pela própria linha de GND.

O ICL7660, fabricado pela MAXIM, é o primo-pobre dos conversores de tensão, não possuindo internamente essa função de "boost". Assim, fica descartado para o uso em questão.

Já o ICL7660S, fabricado pela INTERSIL, tem a função de "boost" internamente, e é com ele que estamos trabalhando atualmente em nossos testes.

Os três CI´s são compatíveis pino a pino, sendo a única diferença a existência, ou não, da função de "boost".

O MAX1044 só achei pela internet por um preço muito caro.

Os ICL7660 (tanto da MAXIM como da INTERSIL), ficaram na média de R$ 7,00 a R$ 8,00 cada um.

Ainda tem o LT1054, mas esse não testamos, não sei se é compativel pino a pino e também não sei se tem a função de boost.

Abraços.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2010, as 23:05:27 por Plautz » Registrado
fovb
Visitante
« Responder #11 : 05 de Outubro de 2010, as 23:03:27 »

Plautz, grato pela resposta!

Tenho o ICL 7660SCPAZ.

Segundo o datasheet o Boost Pin é o 1 (Pin 1)

Segue datasheet:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/178262/INTERSIL/ICL7660SCPAZ.html

Então esse deve servir ne?

Abraço.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #12 : 05 de Outubro de 2010, as 23:12:02 »

Fovb,

Falha minha, realmente o pino "boost" é o pino 1 (já consertei lá em cima).

Há uma outra diferença entre o MAX1044 e o ICL7660S (o "CPAZ" no final não nos interessa...): ao utilizar a função de boost, no MAX1044 a frequência de chaveamento é aumentada em 6X, enquanto no ICL7660S a frequência de chaveamento é aumentada em 3,5X.

Ou seja, o melhor mesmo é o MAX1044.

Não vi no datasheet do LT1054 nada sobre a função "boost".

Abraços.
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #13 : 05 de Outubro de 2010, as 23:35:39 »

Que pena, pensei ter encontrado uma alternativa barata.

O MAX tem no Ebay por 9.00 USD unitario ou 13.99 para duas peças. MUITO CARO!!!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #14 : 05 de Outubro de 2010, as 23:38:53 »

Sem se falar que tem uns circuitos com "boost" de 10 KHz e outros de 30 KHz... parece até que é para dificultar!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal