Então gente, tenho um percloreto que uso a muito tempo e resolvi testar as dicas do Eduardo, mas acho que acabei fazendo besteira !
Primeiro eu peguei só a parte escura do percloreto (solução marrom esverdeada) e coloquei numa vasilha, tendo cuidado de separar a parte amarela-alaranjada que fica no fundo.
Coloquei a palha de aço na solução marrom e o cobre começou a aparecer, coloquei palha até saturar e chegou a um ponto que não reagiu mais. Bem filtrei a solução e o que me restou foi uma solução com cor verde clara meio transparente(como a cor de uma placa de circuito impresso industrial) e o cobre ficou no filtro.
O lodo alaranjado do fundo do recipiente onde estava o percloreto eu coloquei agua... Acho que meu erro foi ter separado a solução no começo não? Guardei todos os produtos das reações ! Será que consigo retornar ao que era antes?
Obrigado !!
Mensagem Mesclada
Bem nem deu tempo de ninguem responder, mas usando um pouquinho do cérebro e pesquisando sobre o sal hidratado do FeCl2 vi que ele é verde da cor da minha solução... Então já que é necessário oxidá-lo a Fecl3 joguei um pouco de água oxigenada (H2O2) para ver o que ocorria e pronto, ele voltou a ter aquela cor do percloreto, marrom cor de café!
Acho que esse também pode ser um meio para acelerarmos o processo de oxidação do percloreto e não depender da boa vontade da atmosfera do nosso planeta !