Olá pessoal,
Estou a um tempo pensando na questão de uma placa para prototipagem de circuitos com válvulas.
No fórum encontrei um tópico sobre o assunto mas parece que não avançou mais:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11245.0Gosto muito do conceito do ValveWizard:
http://www.valvewizard.co.uk/developmentboard.htmlA placa é pequena e versátil o bastante para facilitar prototipagem, e não é tão grande que impeça a criação de um circuito com poucas válvulas utilizando múltiplas placas. Claro que não seria possível fazer um amplificador de 3 canais, mas aí já é outro assunto.
Inclusive existem diversos layouts já feitos para as diferentes versões desta placa:
https://robrobinette.com/ValveWizard_B9A_development_board.htmA ideia é que as placas sejam posicionadas lado a lado permitindo passar as tensões de filamento de uma para a outra com praticamente nada de cabos e rotear outros sinais usando as trilhas circulares como se fosse uma perf-board.
Pois bem, comecei a literalmente copiar a placa com base nos desenhos disponíveis no site e aí me vieram algumas ideias (o famoso "já que.."):
- Por que não incluir também um soquete de 8 pinos para usar válvulas como EL34, 6V6, 6L6 e etc.
- Poderia ter mais uma trilha para alta corrente na parte superior permitindo passar mais de uma tensão de filamento para utilização de válvulas com necessidades distintas em placas adjacentes.
Já avancei um pouco no projeto mas gostaria de pedir uma ajuda e fazer um convite ao pessoal do fórum.
Ajuda:
Eu tenho alguns soquetes de 8 e 9 pinos dos quais fiz as medidas para ter um footprint que seja o mais abrangente possível. Além disso peguei algumas referências na internet.
Se puderem medir alguns soquetes que tenham a disposição eu agradeceria muito!
Se for possível enviar as medidas e uma foto do soquete é melhor ainda.
As medidas mais importantes são:
- Distância entre 2 pinos opostos (diâmetro), caso tenha algum tipo de folga no soquete pode informar a distância mínima e máxima considerando esta folga.
- Diâmetro do pino, caso ele seja "chato" o tamanho do lado maior dele é o suficiente.
- Altura do soquete, da ponta de algum pino até a base onde a válvula fica encostada. Isso é importante para depois pensar nos espaçadores que deverão ser utilizados.
Convite:
Quem tiver alguma sugestão, seja por experiências passadas ao prototipar um circuito ou por qualquer outra razão, e queira contribuir pode postar suas ideias aqui mesmo.
Quem quiser ajudar com os custos, depois que os protótipos chegarem e estiverem validados posso vender algumas placas a preço de custo. (Já solicitei protótipos desta placa e estou aguardando)
Quem de alguma forma quiser ajudar revisando o esquema e o layout da placa pode me enviar uma mensagem privada.
Como a primeira versão foi literalmente copiada do ValveWizard com as pequenas modificações citadas não vou postar o arquivo aqui agora, enviei um email informando que fiz essa cópia e pedi o consentimento do autor original para isso.
Espero em breve poder ter uma versão que tenha utilidade para mais gente e que possa inclusive ser colocada aqui como um projeto disponível no fórum para quem tiver interesse.
Agradeço desde já e espero que esta possa ser uma forma de também retribuir as ajudas e ao vasto conteúdo que o Handmades sempre me proporcionou e segue fazendo!