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Autor Tópico: Placa para prototipagem  (Lida 17123 vezes)
A.Sim
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« Responder #15 : 24 de Julho de 2020, as 18:12:06 »

Pois é...são puxadores ali na frente. Não se vê que são gavetas, por isso, ninguém elogia.

Sugiro uma foto com as gavetas abertas.
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« Responder #16 : 24 de Julho de 2020, as 19:09:01 »

uma dica que posso dar para uma placa de prototipagem de válvulas é o uso de bornes para pino banana, assim não precisa estar fazendo o solda-dessolda o tempo todo além de agilizar a conversão para outro tipo de válvula...

Não entendi.
O pino banana seria para conectar o que exatamente?

A única coisa que fica permanentemente soldada na placa é o soquete e eventualmente os componentes que você decidir colocar lá.
Demais sinais e tensões podem ser soldados terminais de conexão ou algum outro tipo de conector para que não precise de solda, desde que o conector seja adequado para a tensão e corrente desejada.

Essa questão de soldar diversas vezes realmente é um problema e as trilhas estragam, mas faz parte. O que me atraiu para a placa foi a modularidade que ela me permite.

A verdade é que cada um tem o seu jeito de prototipar as coisas. Se funciona bem pra você, está ótimo!!!

Tem toda razão!
Nem sempre o que funciona bem para um funcionará bem para todos. Cada um tem as suas particularidades e desde que se garanta a devida segurança os métodos podem ser os mais variados.

Fiquei curioso com a organização das gavetas de componentes.
Hoje utilizo uma caixa bem grande onde consigo acomodar praticamente todos os componentes, cada espaço da caixa guarda uma década de resistores, capacitores e etc, e os valores específicos são separados em sacos plásticos zip. Componentes sensíveis estão em pacotes antiestática.

Pois é, kem, eu estive olhando o teu lab ( pelas frestas que sobraram depois da aposição do watermark do photobucket ) e ele me pareceu bem "ideal". A questão é que a abordagem correta não pode ser dessa forma, "se não oscilou aqui não vai oscilar no chassis". Um circuito excelente, que poderia funcionar muito bem quando montado seguindo as boas práticas de montagem, pode se mostrar impossível de montar numa estrutura-protótipo como as mostradas. Daí advêm aquelas frases " o circuito é crítico", "hi-octane é difícil de montar" e outras que se vê por aí. A melhor abordagem, na minha opinião, é "fazer certo desde o princípio".

Por fim, as coisas "funcionam bem" para mim porque eu já estou na estrada há quase 50 anos; já sofri muito com problemas desse tipo e, assim, meio que já sei o caminho das "pedras". Um neófito, beginner ou rookie ( tem também newbie ) na arte pode acabar desistindo do métier por não conseguir montar os circuitos com sucesso, por isso a insistência de não usar gambiarras e recursos provisórios para a montagem de circuitos que são potencialmente instáveis.
Por outro lado se todo iniciante sempre partir de uma base "perfeita" nunca vai aprender a lidar com os problemas.
Tenho certeza que vários destes sofrimentos nestes 50 anos te ensinaram muito e fizeram ir atrás de informação, testar, experimentar e validar conceitos, o que hoje lhe faz um profissional melhor do que era quando começou.
Certamente alguma gambiarra que fez lá atrás fez você entender a necessidade de ter alguma coisa melhor e mais bem feita, levou a barra pra cima.

Não precisa ser 8 nem 80, mas tenho uma certa aversão a essa tendência que tenho visto de "dar tudo mastigado" na mão dos iniciantes.
Se o circuito nunca oscilar como o sujeito vai aprender a real necessidade de organizar layout e a fiação de forma que isso não ocorra? (Eu mesmo passei por isso recentemente)
Por não ter que encarar os problemas vejo gente que não sabe "pensar" nas possibilidades do que pode estar acontecendo e perde grandes oportunidades de aprender com isso.
O "tudo pronto" ajuda a fazer rapidamente coisas que funcionam, mas se não funcionar ...

Com a quantidade de informação disponível e a disponibilidade de pessoas em ajudar como aqui no fórum, se alguém desistir é por que talvez não estivesse muito interessado mesmo em aprender ou falte uma base para iniciar na arte.

E se puder postar uma foto do teu chassi de testes também A.Sim eu agradeço!
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« Responder #17 : 24 de Julho de 2020, as 19:51:41 »

Não entendi.
O pino banana seria para conectar o que exatamente?

Ele escreveu bornes para pino banana:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-881990373-borne-para-plug-banana-preto-e-vermelho-11x33mm-10-pecas-_JM?matt_tool=79246729&matt_word&gclid=Cj0KCQjwjer4BRCZARIsABK4QeXuMqLeG44OZRvLxzWmiG3pexaHWBoqBDhk9YyKVBuLj4Ui6_vbdH4aAqCDEALw_wcB&quantity=1
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« Responder #18 : 24 de Julho de 2020, as 19:55:53 »


Ele escreveu bornes para pino banana:


Sim, isso eu entendi. Só não entendi qual sinal/tensão vai ser ligada à placa através de um pino banana.
Talvez HT ou os filamentos para não precisar soldar, mas poderia ser também bornes de parafusar que são soldados apenas uma vez.
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« Responder #19 : 24 de Julho de 2020, as 21:21:37 »

Mikhail, outras ideias que achei no meu computador:





Uma dica que lembrei: existem alguns relés que tem base octal igualzinha a das válvulas. Esses relés são encaixados em bases com um soquete e as conexões são feitas por parafusos:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1462269377-pf083a-8-pinos-base-soquete-para-rele-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=b7215d94-8e09-4b2c-ac86-2ef99fd5c3f6
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« Responder #20 : 24 de Julho de 2020, as 21:46:11 »


Uma dica que lembrei: existem alguns relés que tem base octal igualzinha a das válvulas. Esses relés são encaixados em bases com um soquete e as conexões são feitas por parafusos:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1462269377-pf083a-8-pinos-base-soquete-para-rele-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=b7215d94-8e09-4b2c-ac86-2ef99fd5c3f6


Caramba Xformer, esses parecem realmente muito bons   Legal!
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« Responder #21 : 24 de Julho de 2020, as 21:56:01 »

Eu gosto de separar protótipo de experiência - a minha definição simples é:

- protótipo: é aquilo que eu posso levar para o ensaio e não tocar fogo no estúdio; Feio, mas seguro; quase funcional e que os pots não saiam nas mãos ("onde era que isso estava ligado mesmo?")

- experiência: faço funcionar na bancada e meço as maluquices que saem de suas entranhas!

Acho que não fazem mal as estas definições "super formais".

OBS: se vai usar bornes para ligar fios a válvulas, por  favor desliga tudo antes e meça as tensões, antes de por a mão!

(to dizendo isso, mas já soldei muito fio sem querer com a coisa ligada)

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« Responder #22 : 24 de Julho de 2020, as 23:52:11 »

Por outro lado se todo iniciante sempre partir de uma base "perfeita" nunca vai aprender a lidar com os problemas.
Tenho certeza que vários destes sofrimentos nestes 50 anos te ensinaram muito e fizeram ir atrás de informação, testar, experimentar e validar conceitos, o que hoje lhe faz um profissional melhor do que era quando começou.
Certamente alguma gambiarra que fez lá atrás fez você entender a necessidade de ter alguma coisa melhor e mais bem feita, levou a barra pra cima.

Não precisa ser 8 nem 80, mas tenho uma certa aversão a essa tendência que tenho visto de "dar tudo mastigado" na mão dos iniciantes.

É justamente por ter passado por "tudo isso" que eu aconselho aos principiantes começarem fazendo certo. E o certo é usando plano de terra, blindagem, aterramento, desacoplamento, filtragem, essas coisas que são negligenciadas por quem está começando, seja por ignorância, seja porque ninguém disse que precisava fazer. Eu estou dizendo que precisa; façam assim. Eu faço dessa forma para evitar problemas e isso não é excesso de zelo.  

Não erre e não dê chance para o azar. Faça certo logo da primeira vez.
« Última modificação: 25 de Julho de 2020, as 00:20:05 por A.Sim » Registrado

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« Responder #23 : 27 de Julho de 2020, as 00:47:48 »

É uma questão de opinião, eu realmente acho que errar faz parte do processo de aprendizado.
Tomados os devidos cuidados com a segurança, é bom ter informações sobre o que da certo mas faz parte também testar o que é diferente e aprender com isso. Mas isso já é outro assunto..

Por falar em errar, acabei de notar que as placas que mandei para produção tem um provável erro.
Juntei os soquetes octal e noval e um único footprint concêntrico, com os pinos noval-9 e octal-2 próximos e os pinos noval-5 e octal-7 também para passar uma trilha única para os filamentos.
Com isso o octal-3 que tipicamente é uma placa ficou longe de tudo, garantindo que as altas tensões que podem se desenvolver num push-pull não criem arcos para algum outro pad.

Mais tarde percebi que o pino 3 não estava disponível em nenhuma trilha ao redor da válvula, e sem pensar muito fiz uma ligação para outro pad que estava livre e isso criou uma possibilidade de arcos já que o espaçamento entre este pad e outro mais próximo é de 1mm.


Quando as placas chegarem terei que manualmente remover esta trilha.
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« Responder #24 : 11 de Agosto de 2020, as 20:26:01 »

Olá a todos.
Acabei fazendo duas placas com propósitos diferentes.
Uma para experimentos, que ainda estou aguardando chegar, e outra para construir protótipos.

A segunda chegou hoje. É baseada em uma que vi no AmpGarage para montagem dos clones de Dumble que eles fazem por lá.
Optei por manter os circuitos de boost (FET), relés comutadores de canal e fonte 12V para ter essas opções caso deseje utilizá-las.
A parte de fonte é bem versátil, fiz algumas adaptações para permitir o uso de capacitores radiais onde o projeto original permitia apenas axiais (que são mais caros e difíceis de encontrar).Pode proporcionar até 5 saídas distintas e em todas é possível colocar capacitores em série para aguentar tensões mais altas, e na B+ é possível ainda colocar capacitores em paralelo para aumentar a capacitância se necessário.

Com exceção de poucos componentes que são montados nos soquetes das válvulas ou nos potenciômetros do tone-stack o resto está tudo na placa.

Ficou bastante versátil para montar praticamente qualquer layout que tenha 2 válvulas no pré, 1 inversora LTPI e potência push-pull com bias fixo ou não.
Acredito que seja possível também montar a inversora Cathodyne para saída PP ou ainda montar a saída single ended, mas não fiz questão de verificar o layout para estes casos. Se forem necessárias adaptações serão muito pequenas.



Agora estou pensando seriamente em desmontar meu JCM800 e montá-lo novamente com esta placa, com uma opção de comutar para um canal limpo!
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« Responder #25 : 16 de Setembro de 2020, as 19:56:08 »

As outras placas chegaram.

Remontei o JCM800 na placa grande e ficou muito bom! Tive pequenos problemas com oscilações mas que novamente a organização dos fios resolveu, precisei reposicionar os jacks e potenciômetros no sentido oposto ao que estava anteriormente.

Precisei comprar espaçadores para prender as placas no chassi, assim que chegarem e concluir as montagens com estas placas eu posto algumas fotos aqui.
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