Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 22:50:24
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
Som/Ruído saíndo pelo transformador de saída
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Som/Ruído saíndo pelo transformador de saída (Lida 7395 vezes)
mkslwsk
Iniciante
Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44
Som/Ruído saíndo pelo transformador de saída
«
:
09 de Julho de 2020, as 07:15:22 »
Olá pessoal,
Fiz uma busca pelo fórum e em alguns fóruns estrangeiros e não encontrei nada sobre este tipo de problema que estou tendo, talvez os termos das buscas não estejam muito adequados uma vez que a função do transformador de saída é justamente colocar o Som para fora do amplificador!
Resumindo a questão, estava ainda com algumas oscilações no meu 50W (similar a um JCM800) e decidi refazer toda a fiação para ficar melhor organizada e facilitar a depuração caso as oscilações persistissem.
O trabalho levou 3 dias já que fiz durante as noites e com calma.
Neste meio tempo recebi uns resistores de 6Ohms/50W e decidi montar uma carga/atenuador substituindo a resistência de chuveiro que utilizava já que suspeitava que tal resistência poderia estar reagindo com a saída.
Após concluir o trabalho o Hum (60 e 120Hz) havia reduzido consideravelmente, o Hiss também e as oscilações praticamente cessaram. Aconteciam apenas em situações muito específicas de posição da guitarra com relação ao amplificador o que ficou claro se tratar de feedback pelos captadores da guitarra e não um problema no amplificador. Nada fora do comum para um amplificador de alto ganho.
Depois disso conectei o amplificador no atenuador, reajustei o bias das EL34 para 40mA@345V e comecei a testar diversas configurações para verificar a ocorrência de oscilações.
Neste momento percebi que quanto mais volume eu colocava mais eu ouvia uma espécie de chiado agudo vindo do amplificador.
Zerei a saída do atenuador e podia ouvir claramente o que eu tocava saindo de algum lugar que não era o alto falante!
Parecia uma vibração, e aos poucos notei que ela era proporcional ao que eu tocava. Cheguei perto e notei que parecia o som de um rádio antigo (sem graves) mas vindo de algum componente no chassi.
Bati em todos os componentes com uma vareta buscando algo que estivesse solto, nada.
Os capacitores grandes estão colados com cola quente uns nos outros para evitar vibrações se é que eles podem vibrar.
As válvulas de saída tinham retentores com molas que poderiam ser a causa das vibrações, retirei-as e não mudou nada.
Retensionei os soquetes das válvulas de saída, Nada.
As EL34 são novas, mas ainda assim verifiquei elas em busca de alguma coisa solta dentro que pudesse estar causando a reprodução do som, não achei nada.
Quando estava quase perdendo as esperanças de encontrar o problema, peguei meu celular e fui com o gravador de som passando perto de cada parte do amplificador enquanto um pedal de loop o tocava e achei a fonte! O transformador de saída estava se comportando como um alto falante!
A única vez que ouvi algo parecido foi um pouco mais cedo quando instalei as válvulas novas no Laney Cub, ao tocá-lo no máximo ele produzia um "chiado" parecido. Não dei muita importância por que poderia ser algo frouxo e etc e as medições de tensão e corrente estavam estavam corretas.
Para tirar a dúvida troquei o transformador de saída por um novo que por acaso tenho aqui de especificação muito similar (50W para 2x EL34 em PP), acreditei que poderia ser algum problema no transformador mas o novo produz o mesmo efeito.
Alguém sabe me dizer se isso é normal?
Nunca observei isso em outros amplificadores, nem de menor nem de maior potência. Embora eu também nunca tive um atenuador que me permitisse ligar o amplificador no máximo ganho e volume sem sair som no falante.
Certamente o volume do som produzido pela carcaça do transformador é muito inferior ao que se espera obter no falante, mas é perfeitamente audível a 3m de distância, se o falante estiver em outra sala ou como no meu caso atenuado.
Obrigado desde já.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 83
Re: Som/Ruído saíndo pelo transformador de saída
«
Responder #1 :
09 de Julho de 2020, as 08:59:37 »
O transformador toca sozinho??? Você mesmo enrolou eles? Talvez espiras folgadas e/ou precise de banho de veniz para transformadores
Iniciante
Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 8
«
Responder #2 :
09 de Julho de 2020, as 14:31:50 »
um combo de treino em forma de cabeçote
o banho de verniz pode ser que ajude, verifique também se o transformador está bem fixado, alguma corrente parasita do núcleo pode vibrá-lo contra o chassi e se ele não estiver solidamente preso ele vibrará.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #3 :
09 de Julho de 2020, as 15:39:35 »
Dê um aperto nos parafusos+porcas que prendem as canecas (tampas) do transformador, até sair sangue. Pode diminuir a vibração das lâminas do núcleo.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mkslwsk
Iniciante
Obrigado
«
Responder #4 :
09 de Julho de 2020, as 19:57:51 »
Citação de: emanuelneto em 09 de Julho de 2020, as 08:59:37
O transformador toca sozinho??? Você mesmo enrolou eles? Talvez espiras folgadas e/ou precise de banho de veniz para transformadores
Exatamente isso.
O secundário está devidamente carregado com a carga resistiva, e o som sai das canecas do transformador!
Não enrolei eles, são transformadores novos e que me parecem ter uma excelente qualidade de construção. Um Schatz e um Smithers.
O som dos dois tanto no falante quanto nas canecas é bem similar.
Citação de: Ederluli em 09 de Julho de 2020, as 14:31:50
um combo de treino em forma de cabeçote
o banho de verniz pode ser que ajude, verifique também se o transformador está bem fixado, alguma corrente parasita do núcleo pode vibrá-lo contra o chassi e se ele não estiver solidamente preso ele vibrará.
Eu estava pensando em instalar um pequeno falante dentro do cabeçote com um atenuador embutido exatamente para essa finalidade!
Citação de: xformer em 09 de Julho de 2020, as 15:39:35
Dê um aperto nos parafusos+porcas que prendem as canecas (tampas) do transformador, até sair sangue. Pode diminuir a vibração das lâminas do núcleo.
Estão bem apertados.
Mas se isso for um comportamento normal esperado do transformador quando o mesmo estiver submetido a grandes potencias não vou me preocupar.
Talvez coloque algum tipo de anteparo dentro do cabeçote para que o som não saia "pela frente" e não me atrapalhe enquanto estiver tocando em baixos volumes.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #5 :
09 de Julho de 2020, as 23:49:34 »
Citação de: mkslwsk em 09 de Julho de 2020, as 19:57:51
Mas se isso for um comportamento normal esperado do transformador quando o mesmo estiver submetido a grandes potencias não vou me preocupar.
Talvez coloque algum tipo de anteparo dentro do cabeçote para que o som não saia "pela frente" e não me atrapalhe enquanto estiver tocando em baixos volumes.
Essa vibração deve ser devida ao fenômeno da magnetostricção, que causa deformação no material do núcleo ao ser submetido ao campo magnético dos enrolamentos. Eu acho que o ruído não vai incomodar, já que ele em tese é compatível com o som emitido pelo alto-falante. Você só ouviu porque usou o atenuador. Em volume alto, o som do transformador nem vai ser percebido.
Você já deve ter passado ao lado de um poste de energia com um transformador emitindo ruído de baixa frequência.
«
Última modificação: 09 de Julho de 2020, as 23:52:50 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
JB.Santos
Iniciante
Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21
«
Responder #6 :
10 de Julho de 2020, as 00:30:41 »
Estou tendo um problema com vibração também, mas no transformador de força.
Quando o chassi está fora do gabinete não ha vibração, quando está dentro, o gabinete vibra em ressonância com o transformador.
Dá pra ouvir o ronco e, colocando a mão no gabinete, sente-se a vibração.
O amplificador é bem silencioso e não se ouve nenhum hum no falante.
Já retirei as vávulas e desconectei o fanlante e o barulho continua lá.
Não sei se é falha minha ou do transformador.
Alguém tem alguma sugestão ?
«
Última modificação: 10 de Julho de 2020, as 01:05:06 por JB.Santos
»
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #7 :
10 de Julho de 2020, as 00:40:32 »
Citação de: JB.Santos em 10 de Julho de 2020, as 00:30:41
Estou tendo um problema com vibração também, mas no transformador de força.
Quando o chassi está fora do gabinete não ha vibração, quando está dentro, o gabinete vibra em ressonância com o transformador.
Dá ouvir o ronco e, colocando a mão no gabinete, sente-se a vibração.
O amplificador é bem silencioso e não se ouve nenhum hum no falante.
Já retirei as vávulas e desconectei o fanlante e o barulho continua lá.
Não sei se é falha minha ou do transformador.
Alguém tem alguma sugestão ?
O transformador de força fica muito perto do imã do falante?
Iniciante
Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21
«
Responder #8 :
10 de Julho de 2020, as 01:02:32 »
Não, é um cabeçote.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #9 :
10 de Julho de 2020, as 01:29:24 »
Não sei se faz sentido JB, mas quando você liga ele fora e dentro está ligando na mesma tomada/rede elétrica?
Como a minha bancada de trabalho é pequena, eu só ligo nela o amplificador já desmontado, apenas o chassi. E quando vou testar ele montado acabo ligando em outra tomada. Isso pode ter alguma relação.
A única vez que vi um transformador de força roncando forte foi quando havia um curto no secundário. Podem haver outras causas mas talvez valha a pena ligar o amplificador montado usando uma lâmpada série para ver se não tem nada em curto. (Mas nesse caso deveria acontecer o curto em qualquer situação ?!?)
Handmaker
Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363
«
Responder #10 :
10 de Julho de 2020, as 14:32:57 »
Olá.
Eu já presenciei esse efeito de canecas "vibrantes", mas foi em um transformador de força GO projetado para os gauss do Wolpert devido às restrições de tamanho. Acima de uns 13000 G o campo disperso era tão forte que as faces das canecas vibravam e o transformador zumbia. Eu resolvi o problema amortecendo as tampas internamente.
Em transformadores de saída o campo disperso é muito menor e o efeito não deveria acontecer. Nada nos foi reportado com respeito a isso até agora. O que é possível fazer, sem ter de desmontar o transformador, é encher o interior das tampas com espuma expansiva de poliuretano, se houver como introduzir o caninho do spray pelo furo de saída dos fios. Sugiro experimentar em um transformador da sucata antes de fazer o procedimento no nosso, a fim de determinar a quantidade necessária ( que não deve ser muita ).
«
Última modificação: 10 de Julho de 2020, as 15:33:06 por A.Sim
»
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
mkslwsk
Iniciante
Obrigado
«
Responder #11 :
10 de Julho de 2020, as 17:30:26 »
Citação de: A.Sim em 10 de Julho de 2020, as 14:32:57
Olá.
Eu já presenciei esse efeito de canecas "vibrantes", mas foi em um transformador de força GO projetado para os gauss do Wolpert devido às restrições de tamanho. Acima de uns 13000 G o campo disperso era tão forte que as faces das canecas vibravam e o transformador zumbia. Eu resolvi o problema amortecendo as tampas internamente.
Em transformadores de saída o campo disperso é muito menor e o efeito não deveria acontecer. Nada nos foi reportado com respeito a isso até agora. O que é possível fazer, sem ter de desmontar o transformador, é encher o interior das tampas com espuma expansiva de poliuretano, se houver como introduzir o caninho do spray pelo furo de saída dos fios. Sugiro experimentar em um transformador da sucata antes de fazer o procedimento no nosso, a fim de determinar a quantidade necessária ( que não deve ser muita ).
Conforme o xformer comentou o som do amplificador, sem o atenuador, deve ser imensamente maior do que o que sai do transformador. Então em uso normal não deve sequer ser perceptível o som saíndo das canecas.
No meu caso o transformador de saída é um de montagem horizontal, então ele tem apenas uma caneca (superior) e é aberto na outra parte.
O outro transformador (Smithers) é de montagem vertical, esse sim tem as duas canecas mas o efeito aconteceu de forma similar.
Tenho mais um teste que pretendo fazer ainda antes de me dar por satisfeito com essa questão.
Vou injetar um sinal direto na etapa de potência (entrada da inversora) e medir a distorção na saída e ver se de alguma forma isso se compara com o nível de ruído que escuto.
A.Sim, caso tenha algum experimento que gostaria que eu realize aqui pode me pedir também que me organizo para fazer. Se quiser pode me mandar mensagem diretamente.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363
«
Responder #12 :
10 de Julho de 2020, as 21:49:39 »
Citação de: mkslwsk em 10 de Julho de 2020, as 17:30:26
No meu caso o transformador de saída é um de montagem horizontal, então ele tem apenas uma caneca (superior) e é aberto na outra parte.
Transformador de saída em montagem deitada ? Não lembro de ter feito algum assim... em todo caso, é mais fácil ainda; deve ter uma cartolina tapando o furo da tampa; é só abrir e injetar a espuma de poliuretano. Fim do problema !
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
mkslwsk
Iniciante
Obrigado
«
Responder #13 :
11 de Julho de 2020, as 02:20:48 »
Citação de: A.Sim em 10 de Julho de 2020, as 21:49:39
Transformador de saída em montagem deitada ? Não lembro de ter feito algum assim... em todo caso, é mais fácil ainda; deve ter uma cartolina tapando o furo da tampa; é só abrir e injetar a espuma de poliuretano. Fim do problema !
É um TS 50.60.B que comprei em 2016 junto com um TF customizado (código 408) e um choke CH 5.D.
De fato tem uma cartolina parda tampando o furo.
Nunca trabalhei com esta espuma mas quando tiver um tempo vou fazer alguns testes e se eu me entender tentarei preencher a caneca.
Obrigado pela sugestão!
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #14 :
11 de Julho de 2020, as 02:29:20 »
mkslwsk,
puxa, faz um vídeo desse efeito. Eu confesso que nunca vi tal coisa (já vi vibrando em 60 Hz). Acho que seria de grande ajuda ter isso documentado, bem como a solução, se houver alguma.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...