Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
26 de Novembro de 2024, as 16:49:18
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Eletrônica
>
Capacitor Poliester Axial - Substituição para Tweeter
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Capacitor Poliester Axial - Substituição para Tweeter (Lida 5954 vezes)
GabrielCosta
Iniciante
Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1
Capacitor Poliester Axial - Substituição para Tweeter
«
:
04 de Julho de 2020, as 04:21:40 »
Boa Noite pessoal, estou precisando de ajuda!
Eu tenho um som da LG, bem simples, porém com um som bastante interessante para o que eu posso ter agora, na impossibilidade de comprar um Monitor de áudio de qualidade.
Tem umas duas semanas que estou sentindo que os agudos, na região dos 15 kHz a 20 kHz estão defasados em um dos lados do som, fui olhar na parte interna e vi que tinha um capacitor de poliéster axial 1.75uF 100V MET, um amarelo, morto em um dos lados, e eu não estava obtendo nenhum som do tweeter. Tomei a liberdade de fazer um bypass aonde tinha o capacitor e ligar direto as conexões. Resolveu meu problema, meu tweeter funciona, porém eu agora pego outras frequências com ele, e elas estão somadas com os falantes de médio e eu tenho um som bastante agudo, consigo resolver pelo equalizador do sistema, porém eu quero esse corte de frequências que o capacitor oferecia, mas estando na pandemia não consigo achar esse de 1.75uF online. Gostaria de saber o que eu posso fazer para resolver este problema, se existe alguma modificação que eu possa fazer, se posso colocar alguma peça diferente pra ter o resultado desejado.
Obrigado pela atenção!
Especificações:
Caixa de Som - 4 Ohms 80W
Tweeter Domo de Seda - 6 Ohms 20W
Não sou muito profissional para entender os circuitos, mas esse meu, na parte que diz respeito ao tweeter, está dessa forma.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
Re: Capacitor Poliester Axial - Substituição para Tweeter
«
Responder #1 :
04 de Julho de 2020, as 05:01:44 »
Esse capacitor serve de bloqueio aos sinais médios e graves, deixando passar os sinais agudos. Sem ele pode até queimar o tweeter se vier um sinal grave com potência. Se o capacitor não estiver estragado recoloque-o na ligação (em série com o tweeter). Se estiver estragado e não tiver outro, não será fácil achar nesse valor. Uma opção é procurar algum instalador de som de carro. Eles usam capacitores de valor parecido (2.2uF = 2.2 microfarads) eletroliticos despolarizados para proteger os tweeters instalados nos carros. Peça ou compre um. Vai funcionar no lugar desse.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #2 :
04 de Julho de 2020, as 05:03:18 »
2 eletróliticos de 3.3uF 100V ligados invertidos deve resolver. Vai resultar em um de 1.65uF 100V despolarizado.
«
Última modificação: 04 de Julho de 2020, as 06:10:15 por kem
»
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112
«
Responder #3 :
04 de Julho de 2020, as 08:25:11 »
Uma outra opção e usar capacitores usados em motor. Como os de ventiladores (tem alguns de excelente qualidade, muito usados em divisores de frequência), esse valor 1.75 uf existe para esse fim, e caso não aches, podes fazer as associações que os colegas sugeriram, ou ainda em paralelo um de 1uf e um de 680nf.
Mas, como o Xformer falou, NÃO use sem o capacitor. Boa sorte
GabrielCosta
Iniciante
Obrigado
«
Responder #4 :
05 de Julho de 2020, as 03:27:12 »
Muito obrigado galera! Adorei as dicas!
Vou correr atrás dessa opção com os eletroliticos, porque não sei quando vou conseguir sair de casa para comprar um parecido com o original no centro.
Obrigado de verdade!
-----
Citação de: xformer em 04 de Julho de 2020, as 05:01:44
Esse capacitor serve de bloqueio aos sinais médios e graves, deixando passar os sinais agudos. Sem ele pode até queimar o tweeter se vier um sinal grave com potência. Se o capacitor não estiver estragado recoloque-o na ligação (em série com o tweeter). Se estiver estragado e não tiver outro, não será fácil achar nesse valor. Uma opção é procurar algum instalador de som de carro. Eles usam capacitores de valor parecido (2.2uF = 2.2 microfarads) eletroliticos despolarizados para proteger os tweeters instalados nos carros. Peça ou compre um. Vai funcionar no lugar desse.
Então, eu só achei 2 capacitores de 2,2 uF sendo que um é de 400v e o outro de 450v, eu vou ter algum problema? No final a capacitancia vai ficar em 1,1uF né? Mas e quanto à potencia?
Obrigado!
-----
Citação de: raphaelCoelho em 04 de Julho de 2020, as 08:25:11
Uma outra opção e usar capacitores usados em motor. Como os de ventiladores (tem alguns de excelente qualidade, muito usados em divisores de frequência), esse valor 1.75 uf existe para esse fim, e caso não aches, podes fazer as associações que os colegas sugeriram, ou ainda em paralelo um de 1uf e um de 680nf.
Mas, como o Xformer falou, NÃO use sem o capacitor. Boa sorte
Se eu colocar em paralelo um 1 uF e um de 0,68uF eu vou ter um de 1,68uF? Como funciona esse cálculo?
Fiquei com dúvida quanto a potência também, ela varia ao colocá-los em paralelo?
«
Última modificação: 05 de Julho de 2020, as 04:17:11 por GabrielCosta
»
Colaborador
Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112
«
Responder #5 :
05 de Julho de 2020, as 12:27:28 »
"Então, eu só achei 2 capacitores de 2,2 uF sendo que um é de 400v e o outro de 450v, eu vou ter algum problema? No final a capacitancia vai ficar em 1,1uF né? Mas e quanto à potencia?"
Se ligares eles em série é exatamente isso. A capacitância cai pela metade e a tensão dobra (usando o valor do mais baixo, no caso 800v)
"Se eu colocar em paralelo um 1 uF e um de 0,68uF eu vou ter um de 1,68uF? Como funciona esse cálculo?
Fiquei com dúvida quanto a potência também, ela varia ao colocá-los em paralelo?"
Capacitores em paralelo somam sua capacitância e a tensão de trabalho do conjunto é a mesma do capacitor de menor tensão. Capacitor não tem potência.
Se usares 2 capacitores de 2.2uf em série, como tu mesmo falou, vais ter 1.1uf, vais mudar a frequência de corte de agudos. Não aconselho, vai ficar diferente uma caixa da outra. Melhor é usares dois de 3.3uf (pode ser por 50 ou 100V mesmo) em série ou um de 1uf e outro 689nf em paralelo por 100V, ficam mais próximos do valor original.
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #6 :
05 de Julho de 2020, as 15:42:03 »
Será que esses capacitores eletrolíticos de 2.2uF de 400V e 450V já não são despolarizados ? Veja se tem alguma marcação do tipo "NP" (non polarized) ou se inexistem as marcações de "+" ou "-". Nesse caso, sendo despolarizado, use apenas um capacitor.
O capacitor atenua os sinais que passam por ele, com a seguinte regra: quanto menor a capacitância, maior será a reatância (oposição à passagem decorrente alternada). E com relação a frequência, quanto maior ela for, menor será a reatância do capacitor. Por isso o capacitor bloqueia mais as frequências baixas do que as altas.
No caso dos capacitores de 2.2uF, 1.75uF e 1.1uF, o de 2.2 vai atenuar menos do que um de 1.75, que por sua vez atenua menos do que o de 1.1. Ou seja, o capacitor de 1.1uF em série com o tweeter, vai atenuar alguns agudos a mais do que o de 1.75uF.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
GabrielCosta
Iniciante
Obrigado
«
Responder #7 :
05 de Julho de 2020, as 17:52:30 »
Citação de: raphaelCoelho em 05 de Julho de 2020, as 12:27:28
Se usares 2 capacitores de 2.2uf em série, como tu mesmo falou, vais ter 1.1uf, vais mudar a frequência de corte de agudos. Não aconselho, vai ficar diferente uma caixa da outra. Melhor é usares dois de 3.3uf (pode ser por 50 ou 100V mesmo) em série ou um de 1uf e outro 689nf em paralelo por 100V, ficam mais próximos do valor original.
Agora se eu ligar um de 1uF e um de 689nF em paralelo, esses dois capacitores já devem ser bipolares, certo?
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #8 :
05 de Julho de 2020, as 19:32:33 »
Qualquer combinação de capacitores de poliéster que satisfaçam os requisitos de valor, e tensão de trabalho, servem pra fazer a reposição.
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...