Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 01:59:39
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Pedais e efeitos
>
Kit Pedal DIY montado em lata de sardinha: Dùvida sobre aterramento.
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Kit Pedal DIY montado em lata de sardinha: Dùvida sobre aterramento. (Lida 14188 vezes)
ErickSpinola
Iniciante
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0
Kit Pedal DIY montado em lata de sardinha: Dùvida sobre aterramento.
«
:
02 de Julho de 2020, as 17:26:54 »
Olá amigos, bom dia! Este é meu primeiro tópico e sou iniciante na área. Estou montando um clone do pedal OCD e decidi, após testar todos os componentes, que iria montá-lo em uma lata de sardinha provisoriamente, para poder testar o pedal e também o seu timbre, antes de definitivamente adquirir uma "latinha" mais adequada.
O fato: Já testei todos os componentes, como transistores, capacitores e diodos. Todos estão ok. O sistema True by Pass também está funcionando. Ao ligar o pedal na fonte de alimentação e acionar a chave (uma TPDT), o led também acende (não sei se isso significa muita coisa). Porém, no momento que eu aciono o pedal, o mesmo corta o som do truebypass, sem nem mesmo emitir nenhum tipo de ruido. Simplesmente fico sem som. Este teste finalizei ontem a noite. Porém, testei a condutividade da latinha, e foi ZERO. Isso mesmo, zero. Portanto, meu primeiro pensamento inicial, de leigo, é que a lata não está cumprindo seu papel de aterramento. Acredito eu ser devido a algum revestimento da latinha que, raspando, eu resolva o problema. Mas, não tenho certeza.
Os colegas que já realizaram projetos semelhantes ou já tiveram problemas semelhantes poderiam me dar algum direcionamento?
Desde já, agradeço a atenção de todos os amigos. Bons projetos a todos!
Handmaker
Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416
Re: Kit Pedal DIY montado em lata de sardinha: Dùvida sobre aterramento.
«
Responder #1 :
02 de Julho de 2020, as 17:42:26 »
A lata realmente tem uma fina camada isolante, ou seja, na superfície da lata não há continuidade. Entretanto, nas camadas "internas" da lata, que você tem acesso raspando a superfície ou cortando/furando a lata, há continuidade. Teste diretamente a continuidade na parte do jacks que ficam para fora e você vai confirmar isso. Se fosse falta de continuidade, nem em bypass funcionaria.
Seu problema não é esse.
Testou o circuito fora da lata? Testou o circuito sem a chave de bypass (e também fora da lata)? Fotos da montagem? Toda informação é bem vinda e pode ajudar a achar o problema.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #2 :
02 de Julho de 2020, as 17:54:54 »
No momento estou fora de casa e não consigo fotos, mas breve posso postar aqui. Então, fora da lata aconteceu a mesma coisa, porém, imaginava que esse problema fosse exatamente devido a ausência da lata. Em minha leiga forma de pensar, acreditava que seria preciso um mesmo terra interligando todos os componentes (placa, jacks, etc) para que funcionasse. OBS: O true by pass funcionava antes de instalar na latinha.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #3 :
02 de Julho de 2020, as 20:43:39 »
Citação de: ErickSpinola em 02 de Julho de 2020, as 17:54:54
No momento estou fora de casa e não consigo fotos, mas breve posso postar aqui. Então, fora da lata aconteceu a mesma coisa, porém, imaginava que esse problema fosse exatamente devido a ausência da lata. Em minha leiga forma de pensar, acreditava que seria preciso um mesmo terra interligando todos os componentes (placa, jacks, etc) para que funcionasse. OBS: O true by pass funcionava antes de instalar na latinha.
Mas o pedal funcionava fora da lata? E sim, precisa que todos os terras sejam interligados entre si. Geralmente se faz com fios.
Iniciante
Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 8
«
Responder #4 :
02 de Julho de 2020, as 21:13:39 »
se no by-pass o som passa não é esse o problema...
Veja se a alimentação foi feita corretamente na placa do efeito, a maioria das fontes de pedal tem o positivo do lado de fora.
(eu havia esquecido disso e cometi a gafe de ligar "virado" quando troquei a caixa do meu tube screamer e acabei tostando o CI)
Iniciante
Obrigado
«
Responder #5 :
03 de Julho de 2020, as 17:09:54 »
Citação de: Ederluli em 02 de Julho de 2020, as 21:13:39
se no by-pass o som passa não é esse o problema...
Veja se a alimentação foi feita corretamente na placa do efeito, a maioria das fontes de pedal tem o positivo do lado de fora.
(eu havia esquecido disso e cometi a gafe de ligar "virado" quando troquei a caixa do meu tube screamer e acabei tostando o CI)
Amigo, agora que você falou isso... Na primeira vez que liguei, a polaridade estava invertida... vou ocnferir o CI, mas agora estou acreditando que queimei o individuo.
-----
Amigos, acabei de testar o CI e realmente está queimado. Falha minha. Na hora de soldar os fios, bobeei e queimei o ci. Como logo em seguida verifiquei o erro, eu inverti e iniciei os testes dos componentes, porém, não testei o CI (não sabia como testar com multímetro). Pesquisei e testei agora, e realmente está queimado. Quais sites vocês indicam para compra? é um CI TL082. Desde já, grato pela ajuda aí pessoal.
«
Última modificação: 03 de Julho de 2020, as 17:42:37 por ErickSpinola
»
Iniciante
Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 8
«
Responder #6 :
03 de Julho de 2020, as 19:32:31 »
sempre compro na proesi pois é pertinho de casa.
dizem que o 4558 "soa" melhor que o TL082, lá também tem...
Eles mandam para o brasil inteiro e tem lojinha online para facilitar suas compras.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #7 :
03 de Julho de 2020, as 20:47:17 »
Citação de: Ederluli em 03 de Julho de 2020, as 19:32:31
sempre compro na proesi pois é pertinho de casa.
dizem que o 4558 "soa" melhor que o TL082, lá também tem...
Eles mandam para o brasil inteiro e tem lojinha online para facilitar suas compras.
Obrigado pela dica amigo. è tão baratinho que vale a pena comprar um de cada pra testar... sou do rio, então é bem provável de eu arrumar mais um projeto para fazer e comprar os componentes juntos para aproveitar o frete. Valeu amigos!
Handmaker
Obrigado
«
Responder #8 :
03 de Julho de 2020, as 21:31:13 »
Site? Vai na loja de componentes eletrônicos mais próxima e compra um LM4558, TL072 ou TL082. Qualquer um vai servir.
A Proesi é excelente, alguns componentes saem mais em conta que na Multcomercial. Essas são as duas melhores, na minha opinião. Mas, com o preço dos correios, só compensa comprar pela internet se o pedido tiver tamanho considerável. Fora a demora na entrega. No seu caso, é muito mais fácil e rápido comprar na loja local e já testar o circuito.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 132
«
Responder #9 :
04 de Julho de 2020, as 00:53:39 »
Citação de: marcao_cfh em 03 de Julho de 2020, as 21:31:13
Site? Vai na loja de componentes eletrônicos mais próxima e compra um LM4558, TL072 ou TL082. Qualquer um vai servir.
A Proesi é excelente, alguns componentes saem mais em conta que na Multcomercial. Essas são as duas melhores, na minha opinião. Mas, com o preço dos correios, só compensa comprar pela internet se o pedido tiver tamanho considerável. Fora a demora na entrega. No seu caso, é muito mais fácil e rápido comprar na loja local e já testar o circuito.
o TL072 dá e sobra, uso ela na maioria das aplicações onde pedem algum TL0X2 sem qualquer prejuízo ou mudança perceptível de timbrea unica função que notei diferença perceptivel entre eles foi para LFO, onde o TL082 tem menos tendencia a gerar ruidos da oscilação, o tic acompanhando a velocidade.
PS.: O TL072 é o único que encontro no comércio local (além do 4558 e LM358), e por preços bons, então, onde pede linha TL, ele que vai.
«
Última modificação: 04 de Julho de 2020, as 01:03:15 por Doug
»
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
ErickSpinola
Iniciante
Obrigado
«
Responder #10 :
04 de Julho de 2020, as 01:15:41 »
Citação de: marcao_cfh em 03 de Julho de 2020, as 21:31:13
Infelizmente na cidade onde moro não tem nenhuma loja de componentes eletrônicos. Sou de NOVA Friburgo-RJ. Infelizmente ficarei refém de ecommerce.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #11 :
04 de Julho de 2020, as 02:18:43 »
Aqui onde moro também não tem. Rodo 25km pra chegar na loja mais próxima. Em algum lugar aí perto deve ter, dá uma pesquisada e aproveita quando precisar ir pras cidades vizinhas.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #12 :
05 de Julho de 2020, as 04:42:43 »
Então amigos, rodei bastante a cidade hoje. Encontrei apenas uma loja que vende componentes eletrônicos, porém, o básico do básico... E mais uma atualização: Descobri que estraguei 2 transistores mosfet 2n7000 nessa brincadeira da inversão de polaridade...
Mais uma coisa pra comprar... Porém, faz parte. Primeiro projeto já foi lucro, estou aprendendo bastante. Assim que comprar e eu realizar os reparos, atualizo o post aqui para informar o resultado. Obrigado aí pessoal!
Handmaker
Obrigado
«
Responder #13 :
05 de Julho de 2020, as 05:21:33 »
Nessas lojas básico do básico, você certamente encontrará algum opamp duplo como o TL072.
Estou curioso, como você sabe que queimou os mosfets? Eles não deveriam queimar por ligar com alimentação invertida.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 83
«
Responder #14 :
05 de Julho de 2020, as 15:07:59 »
Citação de: ErickSpinola em 05 de Julho de 2020, as 04:42:43
Descobri que estraguei 2 transistores mosfet 2n7000 nessa brincadeira da inversão de polaridade...
O circuito do OCD funciona sem eles, você pode continuar os testes
-----
Citação de: marcao_cfh em 05 de Julho de 2020, as 05:21:33
Estou curioso, como você sabe que queimou os mosfets? Eles não deveriam queimar por ligar com alimentação invertida.
Realmente não queimam por estarem invertidos, inclusive já fiz isso inúmeras vezes devido aos erros de layouts espalhados pela internet e confusão com o BS170
«
Última modificação: 05 de Julho de 2020, as 15:20:41 por emanuelneto
»
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...