Boa tarde a todos,
Recentemente estive em busca de ferramentas para cortar chapas de alumínio especialmente para poder cortar pequenas caixas a partir de uma chapa e para realizar cortes de formatos ou de tamanhos não possíveis com uma furadeira como aqueles para transformadores "deitados".
Encontrei esta ferramenta:
Comprei a versão exatamente deste link e pelo preço (R$70,00) não esperava que fosse alguma coisa de grande qualidade.
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/121252/21/558/Cortador-de-Chapa-de-Aco-para-Furadeira/153/Fiquei bastante surpreso com a facilidade de realizar os cortes e a qualidade do acabamento.
Tenho uma tesoura de cortar chapas daquela que "não deixa rebarbas" e esta ferramenta faz um trabalho muito melhor com muito menos esforço.
Rebarbas após corte com a ferramenta:
Rebarbas após corte com a tesoura:
Os meus testes por enquanto foram todos em forma de bolo que é a minha principal fonte de chapas de alumínio.
Até o momento a única desvantagem que vi com relação a cortar com a tesoura ou com uma serra é a perda de material. Esta ferramenta come cerca de 4mm de material.
Particularmente tenho bastante receio de usar serras elétricas (tico-tico e fita) e nunca tive muito sucesso com discos de corte na dremel, além do perigo eles se desgastam muito rápido. E com esta ferramenta consegui fazer alguns cortes rapidamente com uma boa precisão e com pouco risco (mas sempre de óculos e luvas).
Para furos até 32mm eu já utilizo uma broca escalonada para não precisar recorrer a serras-copos pela mesma razão de ter medo desse tipo de ferramenta.
Nos próximos dias vou realizar testes cortando outros tipos de materiais e se a qualidade ficar boa vou cortar um novo faceplate para um amplificador onde usei fundo de forma de bolo cortada a mão e que apesar de bom ficou com alguns detalhes no acabamento.
Como não encontrei nada similar aqui no fórum gostaria de compartilhar os meus resultados bastante preliminares mas promissores para quem assim como eu não conhecia esta ferramenta.