Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 11:18:03
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores transistorizados
>
Transistor 13007 como power de guitarra?
Páginas:
1
2
3
4
1
[
2
]
3
4
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Transistor 13007 como power de guitarra? (Lida 38064 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
Re: Transistor 13007 como power de guitarra?
«
Responder #15 :
03 de Julho de 2020, as 00:00:53 »
Qual é a vantagem disso? para conseguir 40 watts, tem vários chips que dão isso ou mais, sem tantos componentes? Ou o "timbre" dessa coisa ai tem alguma coisa que não estou vendo?
Citação de: wainer said em 02 de Julho de 2020, as 23:25:16
https://www.te1.com.br/2013/04/circuito-amplificador-potencia-tda2030-transistores/
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
wainer said
Colaborador
Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 158
«
Responder #16 :
03 de Julho de 2020, as 04:19:12 »
hgamal, na verdade foi apenas uma sugestão; Tem a vantagem de poder usar uma fonte simples, além das peças serem bem fáceis de encontrar.
Fiz esse power e achei bem honesto, se não puder colocar essa informação aqui, peço que me desculpe, tentei apenas trazer mais informação ao tópico.
«
Última modificação: 03 de Julho de 2020, as 04:23:35 por wainer said
»
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #17 :
03 de Julho de 2020, as 18:00:36 »
Citação de: wainer said em 03 de Julho de 2020, as 04:19:12
hgamal, na verdade foi apenas uma sugestão; ... peço que me desculpe, tentei apenas trazer mais informação ao tópico.
Que isso cara?!? A sugestão é sempre bem vinda, por mais louca que seja. Só pensei que havia lago a mais na decisão.
Eu estava esperando ser arrasado na sua resposta!
Eu é que peço desculpas pela falta de tato ao perguntar.
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #18 :
03 de Julho de 2020, as 18:16:59 »
Eu nem consegui ver o esquema na página do TE1. Só aparece a descrição e mais um monte de propagandas.
Haroldo, pode haver uma vantagem em se usar transistores na saída para aumentar a potência, ao invés de usar um circuito integrado amplificador de maior potência. Como os transistores são de potência, a potência dissipada pode se dividir entre mais componentes (no caso em 3) do que ser concentrada num dispositivo só (por exemplo no TDA2050). Dessa forma, tem menos chance de acontecer sobreaquecimento e dar um shutdown no ci.
Eu não vi o esquema, mas nas datasheets (da UTC) consta como uma aplicação. Se os valores forem confiáveis, até que não são ruins:
Observação: para usar com guitarra, precisa ter uma pré amplificação, pois a sensibilidade dele é baixa (precisa de um sinal de boa amplitude na entrada, pois o ganho é baixo - na casa de 10x).
Observação 2: se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.
«
Última modificação: 03 de Julho de 2020, as 18:19:16 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #19 :
03 de Julho de 2020, as 18:32:29 »
Entendo os motivos de usar o "bypass" de corrente usando transistores, mas o Legal de usar estes módulos é as proteções térmica e elétrica que eles tem.
No caso do circuito com os transistores, fico na dúvida se estas proteções serão efetivas.
Essas proteções não são lá muito necessárias em combos, onde na maioria das vezes a carga está atrelada a ele para sempre, sem variações. Mas em cabeçotes e, pior, nas mãos dos "handmakers", a coisa muda de figura. "Êhh povinho bão para ligar as coisa errada!"
Não que façam isso por ignorância, mas... bom, não preciso explicar, somos todos "handmakers"
wainer said
Colaborador
Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 158
«
Responder #20 :
03 de Julho de 2020, as 19:42:48 »
Realmente no site te1 tem muita propaganda, mas o esquema está lá.
https://ibb.co/xf6y2JH
«
Última modificação: 03 de Julho de 2020, as 19:50:10 por wainer said
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #21 :
03 de Julho de 2020, as 20:13:30 »
Como era de se esperar, o esquema no TE1 é exatamente igual ao da datasheet do TDA2030, tirando só que neste último não há a designação dos transistores.
Sobre a proteção térmica e contra curto-circuito na saída, eu presumo que mesmo com os transistores externos, a proteção ainda continue para o ci, mas não para os transistores. Não dá pra levar vantagem em tudo. A lei de Gerson não vale aqui.
Talvez se acrescentar dois fusíveis nas linhas de emissor dos transistores ajude ... Lembrando de um ditado antigo de que para todo fusível num circuito, há sempre um transístor que o protege (o transistor sempre queima mais rápido que o fusível
).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guikusch
Iniciante
Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4
«
Responder #22 :
04 de Julho de 2020, as 02:45:03 »
Citação de: xformer em 03 de Julho de 2020, as 20:13:30
Como era de se esperar, o esquema no TE1 é exatamente igual ao da datasheet do TDA2030, tirando só que neste último não há a designação dos transistores.
Sobre a proteção térmica e contra curto-circuito na saída, eu presumo que mesmo com os transistores externos, a proteção ainda continue para o ci, mas não para os transistores. Não dá pra levar vantagem em tudo. A lei de Gerson não vale aqui.
Talvez se acrescentar dois fusíveis nas linhas de emissor dos transistores ajude ... Lembrando de um ditado antigo de que para todo fusível num circuito, há sempre um transístor que o protege (o transistor sempre queima mais rápido que o fusível
).
Mas e o layout do power do marshall 8001? Ele é muito bom (pelo menos ao meu ver) e bem simples...
Bem, acho que por enquanto vou pedir uma daquelas plaquinhas de tda2030 que vende no ebay pra testar o projetinho do "mini plexi" com pre de marshall lead 12. O que acha? Ja usou uma dessas?
Pra alimentar o pré provavelmente eu vá comprar um transformador de 15+15 antes de montar ele com alimentação simples com o 7660
-----
um absurdo os valores de peças! Fui no centro e comecei a comprar os componentes pro marshall lead 12 e ja gastei 100 conto! E olha que nem deu pra comprar tudo...
Ate comentei com o Casacunha, um absurdo.
O jeito vai ser comprar pelo Baú da eletronica, sai mais em conta
«
Última modificação: 04 de Julho de 2020, as 03:17:41 por guikusch
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416
«
Responder #23 :
04 de Julho de 2020, as 08:16:55 »
Citação de: guikusch em 04 de Julho de 2020, as 02:45:03
um absurdo os valores de peças! Fui no centro e comecei a comprar os componentes pro marshall lead 12 e ja gastei 100 conto! E olha que nem deu pra comprar tudo...
Bem vindo ao DIY no Brasil. Seria engraçado, se não fosse trágico. Uma ida à loja de componentes, deixo R$100 e volto com um saquinho que cabe no bolso, nem peço sacola pra não dar trabalho.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #24 :
04 de Julho de 2020, as 13:40:26 »
Bem vindo ao DIY no Brasil. Seria engraçado, se não fosse trágico. Uma ida à loja de componentes, deixo R$100 e volto com um saquinho que cabe no bolso, nem peço sacola pra não dar trabalho.
Né mano.... Os potenciometros R$5 por aqui, e nem comprei todos porquê nao tinha. Os tl072 eu nem quis olhar o preço pra nao me assustar, e ainda to com medo de serem de algum lote ruim. De qualquer forma vou comprar alguns 1458, como no projeto original.
*acho que houve um erro com o quote, ainda to aprendendo a usar essa função
«
Última modificação: 04 de Julho de 2020, as 13:42:55 por guikusch
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #25 :
04 de Julho de 2020, as 23:20:49 »
Quando você resolver montar um amplificador com válvulas, aí é que você vai chorar de verdade.
guikusch
Iniciante
Obrigado
«
Responder #26 :
04 de Julho de 2020, as 23:28:00 »
Citação de: xformer em 04 de Julho de 2020, as 23:20:49
Quando você resolver montar um amplificador com válvulas, aí é que você vai chorar de verdade.
Por enquanto ainda não hahaha
So uma dúvida rapidinho: vou jaja encomendar o restante das peças pro meu pre ampli pro marshall lead 12, acha que esse transformador de 500mah suporta ele? No projeto pede 16v, mas no site so tem de 15 e ja pediria tudo junto...
https://www.baudaeletronica.com.br/transformador-transformador-500ma-15v-15v.html
E sobre o site, é confiável?
«
Última modificação: 04 de Julho de 2020, as 23:37:53 por guikusch
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #27 :
04 de Julho de 2020, as 23:52:06 »
Vai alimentar só o pré com o transformador? Se sim, dá e sobra muito. Mas você vai alimentar o power como? Geralmente é vantagem usar uma única fonte de alimentação para o circuito todo.
Sobre o site, nunca comprei, mas é bem conhecido. Cote os valores também na Proesi e na Multcomercial, tem coisa que dá bastante diferença de um site para outro, e o valor final da sua compra pode ficar consideravelmente mais barato.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #28 :
04 de Julho de 2020, as 23:56:32 »
Citação de: marcao_cfh em 04 de Julho de 2020, as 23:52:06
Vai alimentar só o pré com o transformador? Se sim, dá e sobra muito. Mas você vai alimentar o power como? Geralmente é vantagem usar uma única fonte de alimentação para o circuito todo.
Sobre o site, nunca comprei, mas é bem conhecido. Cote os valores também na Proesi e na Multcomercial, tem coisa que dá bastante diferença de um site para outro, e o valor final da sua compra pode ficar consideravelmente mais barato.
Não, o power vai ser com fonte simples (uma de notebook mesmo, sei que nao é o recomendado mas é so por enquanto), ja que é uma daquelas plaquinhas de tda2030 que vende no ebay, é so plugar uma fonte DC 12v que é filé! So provisório
Handmaker
Obrigado
«
Responder #29 :
05 de Julho de 2020, as 00:04:11 »
Se a fonte for assimérica, pode servir sim. Ela pode induzir ruídos - ou não, mas funciona. Eu já alimentei placa de amplificador classe D com fonte de notebook sem problema. Aliás, dê uma olhada nas placas de amplificador classe D, são compactos, com potência boa e esquentam pouco. Só se atente à polaridade da fonte e a exigida pela placa.
Já que você vai usar a fonte de notebook, daria para retirar a alimentação do pré da fonte mesmo. Aí seu amplificador completo fica bivolt com seleção automática de tensão de alimentação, já que a fonte de notebook é assim. Precisaria abaixar a tensão da fonte para 9V. Qual é a tensão da fonte?
1
2
3
4
1
[
2
]
3
4
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...